Linhas Orientadores para Avaliação e Diagnóstico Precoce de Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Rita Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17257
Resumo: A avaliação e diagnóstico precoce de Perturbações de Desenvolvimento da Linguagem (PDL) ainda suscita dúvidas entre terapeutas da fala. Na prática clinica observa-se a necessidade de ter presentes as características linguísticas e cognitivas de crianças com PDL para a avaliação e diagnóstico diferencial. Igualmente importante é conhecer os respetivos marcadores clínicos pois são uma fonte de informação valiosa para o estabelecimento de um diagnóstico preciso. A fim de definir linhas orientadoras para a avaliação e diagnóstico precoce de PDL, é necessário esclarecer o seu conceito, identificar as características linguísticas e os marcadores clínicos específicos deste grupo. Para tal, recorreu-se à revisão da literatura e à consulta de um Focus Group de terapeutas da fala especialistas em Perturbações da Linguagem na Criança. Através de análise de conteúdo procedeu-se ao cruzamento de dados obtidos, identificando a informação essencial a ser recolhida na avaliação. Além disso, categorizaram-se os marcadores clínicos que caracterizam a forma, o conteúdo e o uso da linguagem da criança com PDL, bem como as competências cognitivas ao nível da perceção, atenção e funções executivas. Obteve-se um Guia de Referência no Diagnóstico Diferencial de PDL onde estes resultados foram organizados de forma a facilitar a sua utilização pelos terapeutas da fala.
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