A comunicação política na era digital estudo de caso: o parlamento europeu no facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2657 |
Resumo: | A relevância da Web 2.0 na atualidade, em especial das redes sociais, estende-se ao mundo da comunicação política, desafiando os modelos tradicionais de fluxo da informação entre as instituições, os meios de comunicação e os cidadãos. A crescente exigência dos cidadãos por mais visibilidade, transparência e interatividade são um desafio constante para as instituições políticas. Num quadro de grandes desafios para a União Europeia, o Parlamento Europeu enquanto instituição representativa dos cidadãos, e com um crescente aumento de poderes efetivos, apresenta um papel fundamental de comunicação de uma europa unida. A presente investigação tem como objetivo de compreender qual o papel que o Facebook pode desempenhar na comunicação entre o Parlamento Europeu e os cidadãos, e na promoção do debate público. A metodologia envolve um esforço para reunir os ainda escassos métodos aplicados às redes sociais, demorando-se sobre estes na construção de um modelo de análise, em que se conjugam os métodos tradicionais com os novos métodos de investigação na internet e redes sociais. Concluímos que as dimensões da visibilidade e transparência são as mais trabalhadas pelo Parlamento Europeu na rede social Facebook. Enquanto a dimensão da interação, sendo uma “promessa” da Web2.0 e das Redes Sociais para a comunicação política, surge menos concretizada, e levanta por isso, um novo conjunto de questões para investigações futuras. |
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A relevância da Web 2.0 na atualidade, em especial das redes sociais, estende-se ao mundo da comunicação política, desafiando os modelos tradicionais de fluxo da informação entre as instituições, os meios de comunicação e os cidadãos. A crescente exigência dos cidadãos por mais visibilidade, transparência e interatividade são um desafio constante para as instituições políticas. Num quadro de grandes desafios para a União Europeia, o Parlamento Europeu enquanto instituição representativa dos cidadãos, e com um crescente aumento de poderes efetivos, apresenta um papel fundamental de comunicação de uma europa unida. A presente investigação tem como objetivo de compreender qual o papel que o Facebook pode desempenhar na comunicação entre o Parlamento Europeu e os cidadãos, e na promoção do debate público. A metodologia envolve um esforço para reunir os ainda escassos métodos aplicados às redes sociais, demorando-se sobre estes na construção de um modelo de análise, em que se conjugam os métodos tradicionais com os novos métodos de investigação na internet e redes sociais. Concluímos que as dimensões da visibilidade e transparência são as mais trabalhadas pelo Parlamento Europeu na rede social Facebook. Enquanto a dimensão da interação, sendo uma “promessa” da Web2.0 e das Redes Sociais para a comunicação política, surge menos concretizada, e levanta por isso, um novo conjunto de questões para investigações futuras. |
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