Supervisão da formação de professores em ciências : um estudo de caso realizado no 1º e 2º CEB em contexto online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1439 |
Resumo: | Os processos de inovação resultantes da crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação vieram impulsionar a comunicação e a aprendizagem em rede, ao nível da educação e formação. As redes de comunicação são um meio por excelência para a constituição de comunidades de aprendizagem online potenciadas na formação de professores. Esta nova tendência de formação valoriza a comunicação e interacção entre formandos e entre estes e o(s) supervisor(es) criando condições para a construção do conhecimento de forma participada e colaborativa. Associada à necessidade de consolidar o espírito e a prática da formação contínua está a procura de novos modelos e estratégias de formação/supervisão capazes de serem conciliáveis com as responsabilidades profissionais, familiares e sociais. A finalidade do presente estudo centrou-se na análise do processo supervisivo desenvolvido no contexto de formação online de professores, realizada no domínio das Ciências, nomeadamente no que diz respeito aos papéis desempenhados pelos diversos intervenientes - supervisora e formandos. O contexto é uma acção de formação realizada em formato a distância, no âmbito do projecto “European Teachers Professional Development for Science Teaching in a Web-based Enviroment (EuSTD-web)” (129455-CP-1-PTCOMENIUS- C21). Do ponto de vista metodológico, a investigação é do tipo de estudo de caso único de carácter exploratório, inserido num paradigma qualitativo de investigação, que cruzou informação recolhida através de diferentes instrumentos (inquérito por questionário, interacções na plataforma “Moodle”, notas de campo da investigadora e portefólios dos formandos). As conclusões mais genéricas apontam no sentido de confirmar os pressupostos adiantados no enquadramento teórico. Enaltece-se as características do supervisor como incentivador, estimulador de partilha, dinamizador de reflexão, propiciador de novas perspectivas de conhecimento, bem como uma supervisão constante do processo de co-construção do conhecimento, contribuindo para o processo de desenvolvimento pessoal e profissional do formando. Este último, assume-se como sujeito activo do seu processo de construção do conhecimento alicerçado nas características de autodisciplina, autonomia, competências reflexivas, construção colaborativa de conhecimento e auto-gestão do tempo. ABSTRACT: The innovation processes resulting from the growing use of information and communication technologies have stimulated online communication and learning, as far as education and training are concerned. The communication networks are a privileged means to the creation of online learning communities enhanced by teacher training. This new training tendency enhances the communication and interaction among trainees and among trainees and trainer(s), thus making way to a collaborative and participative construction of knowledge. The search for new training /supervising models and strategies able of being adjustable to the professional, family and social responsibilities is deeply connected to the need for the consolidation of the spirit and practice of continuing education. The purpose of this study was centered on the analysis of the supervising process developed in the online teacher training context and which took place in the Sciences domain, namely as far as role-playing is concerned – supervisor and trainees. The context is a training course carried out in a long distance format, integrated in the project “European Teachers Professional Development for Science Teaching in a Web-based Enviroment (EuSTD-web)” (129455-CP-1-PT-COMENIUS-C21). In the methodological point of view, the investigation is the kind of a unique case study of exploratory nature, included in a qualitative paradigm of investigation, which crossed information gathered through different methods (question-based inquiries, platform “Moodle” interactions, researcher’s field notes and trainees’ portfolios). The most generic conclusions tend to confirm the presuppositions advanced in the theoretic framework. The supervisor characteristics which stood out were his/her encouraging role, sharing stimulator, reflection and new knowledge perspectives motivator. We can also point out the constant supervision of the knowledge construction process, thus contributing to the trainee´s personal and professional process of development. The latter undertakes the role of active subject of the knowledge construction process based on self-discipline, autonomy and reflexive skills, collaborative knowledge construction and selfmanagement of the time. |
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Associada à necessidade de consolidar o espírito e a prática da formação contínua está a procura de novos modelos e estratégias de formação/supervisão capazes de serem conciliáveis com as responsabilidades profissionais, familiares e sociais. A finalidade do presente estudo centrou-se na análise do processo supervisivo desenvolvido no contexto de formação online de professores, realizada no domínio das Ciências, nomeadamente no que diz respeito aos papéis desempenhados pelos diversos intervenientes - supervisora e formandos. O contexto é uma acção de formação realizada em formato a distância, no âmbito do projecto “European Teachers Professional Development for Science Teaching in a Web-based Enviroment (EuSTD-web)” (129455-CP-1-PTCOMENIUS- C21). Do ponto de vista metodológico, a investigação é do tipo de estudo de caso único de carácter exploratório, inserido num paradigma qualitativo de investigação, que cruzou informação recolhida através de diferentes instrumentos (inquérito por questionário, interacções na plataforma “Moodle”, notas de campo da investigadora e portefólios dos formandos). As conclusões mais genéricas apontam no sentido de confirmar os pressupostos adiantados no enquadramento teórico. Enaltece-se as características do supervisor como incentivador, estimulador de partilha, dinamizador de reflexão, propiciador de novas perspectivas de conhecimento, bem como uma supervisão constante do processo de co-construção do conhecimento, contribuindo para o processo de desenvolvimento pessoal e profissional do formando. Este último, assume-se como sujeito activo do seu processo de construção do conhecimento alicerçado nas características de autodisciplina, autonomia, competências reflexivas, construção colaborativa de conhecimento e auto-gestão do tempo. ABSTRACT: The innovation processes resulting from the growing use of information and communication technologies have stimulated online communication and learning, as far as education and training are concerned. The communication networks are a privileged means to the creation of online learning communities enhanced by teacher training. This new training tendency enhances the communication and interaction among trainees and among trainees and trainer(s), thus making way to a collaborative and participative construction of knowledge. The search for new training /supervising models and strategies able of being adjustable to the professional, family and social responsibilities is deeply connected to the need for the consolidation of the spirit and practice of continuing education. The purpose of this study was centered on the analysis of the supervising process developed in the online teacher training context and which took place in the Sciences domain, namely as far as role-playing is concerned – supervisor and trainees. The context is a training course carried out in a long distance format, integrated in the project “European Teachers Professional Development for Science Teaching in a Web-based Enviroment (EuSTD-web)” (129455-CP-1-PT-COMENIUS-C21). In the methodological point of view, the investigation is the kind of a unique case study of exploratory nature, included in a qualitative paradigm of investigation, which crossed information gathered through different methods (question-based inquiries, platform “Moodle” interactions, researcher’s field notes and trainees’ portfolios). The most generic conclusions tend to confirm the presuppositions advanced in the theoretic framework. The supervisor characteristics which stood out were his/her encouraging role, sharing stimulator, reflection and new knowledge perspectives motivator. We can also point out the constant supervision of the knowledge construction process, thus contributing to the trainee´s personal and professional process of development. The latter undertakes the role of active subject of the knowledge construction process based on self-discipline, autonomy and reflexive skills, collaborative knowledge construction and selfmanagement of the time.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:30Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1439porRodrigues, Sónia Cristina dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:18Zoai:ria.ua.pt:10773/1439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:06.752051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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