Leitura pública em Portugal e na China : o caso do Plano Nacional de Leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43948 |
Resumo: | O Fórum Económico Mundial e o IMD-International Institute for Management Development, de Lausanne, classificam os indicadores de avaliação da competitividade internacional como: força da atividade económica doméstica, grau de internacionalização, papel do governo, ambiente financeiro, infraestrutura, gestão empresarial, pesquisa e desenvolvimento científico e nível de educação pública. Hoje em dia, com o rápido desenvolvimento da economia na China, a fim de aumentar a competitividade abrangente do país, o nível de educação pública, sem dúvida, será uma parte importante. E para melhorar o nível de educação pública, a leitura nacional é um fator muito considerável. Atualmente, apesar de o nível de leitura nacional chinesa ter melhorado, ainda existe distância com os países desenvolvidos, e o país enfrenta desafios novos sob o ambiente da era digital. Portugal, com o objetivo de aprofundar a literacia e alargar as práticas de leitura da sociedade, começou a executar o Plano Nacional de Leitura desde 2006. Sendo uma política cultural, o PNL prevê uma duração de dez anos e desdobra-se em duas de cinco anos cada. E já está na nova etapa para 2017-2027 agora. A execução do PNL obteve sucesso, produzindo resultados e impactos positivos na sociedade portuguesa. Este trabalho é uma análise comparativa entre a leitura nacional portuguesa e chinesa. Essencialmente, é uma avaliação relacionada com o Plano Nacional de Leitura de Portugal. O objetivo de estudo será explorar as causas pelas quais o plano obteve sucesso, concluindo com sugestões que o PNL apresenta à China, para que a leitura nacional chinesa possa desenvolver-se melhor no futuro. |
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Leitura pública em Portugal e na China : o caso do Plano Nacional de LeituraLivros e leitura - Portugal - séc.21Livros e leitura - China - séc.21Leitura - PromoçãoLivros e leitura - Política pública - Portugal - séc.21Livros e leitura - Política pública - China - séc.21Teses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO Fórum Económico Mundial e o IMD-International Institute for Management Development, de Lausanne, classificam os indicadores de avaliação da competitividade internacional como: força da atividade económica doméstica, grau de internacionalização, papel do governo, ambiente financeiro, infraestrutura, gestão empresarial, pesquisa e desenvolvimento científico e nível de educação pública. Hoje em dia, com o rápido desenvolvimento da economia na China, a fim de aumentar a competitividade abrangente do país, o nível de educação pública, sem dúvida, será uma parte importante. E para melhorar o nível de educação pública, a leitura nacional é um fator muito considerável. Atualmente, apesar de o nível de leitura nacional chinesa ter melhorado, ainda existe distância com os países desenvolvidos, e o país enfrenta desafios novos sob o ambiente da era digital. Portugal, com o objetivo de aprofundar a literacia e alargar as práticas de leitura da sociedade, começou a executar o Plano Nacional de Leitura desde 2006. Sendo uma política cultural, o PNL prevê uma duração de dez anos e desdobra-se em duas de cinco anos cada. E já está na nova etapa para 2017-2027 agora. A execução do PNL obteve sucesso, produzindo resultados e impactos positivos na sociedade portuguesa. Este trabalho é uma análise comparativa entre a leitura nacional portuguesa e chinesa. Essencialmente, é uma avaliação relacionada com o Plano Nacional de Leitura de Portugal. O objetivo de estudo será explorar as causas pelas quais o plano obteve sucesso, concluindo com sugestões que o PNL apresenta à China, para que a leitura nacional chinesa possa desenvolver-se melhor no futuro.The World Economic Forum and Lausanne's IMD-International Institute for Management Development classify indicators for assessing international competitiveness as: strength of domestic economic activity, degree of internationalization, role of government, financial environment, infrastructure, business management, scientific research and development and level of public education. Nowadays, with the rapid development of the economy in China, in order to increase the country's comprehensive competitiveness, the level of public education will undoubtedly be an important part, and national reading is a very considerable factor to improve it. Today, although China's national reading level has improved, there is still a gap with developed countries, and the country faces new challenges under the environment of digital age. Portugal, with the aim of deepening literacy and broadening the reading practices of society, has started to implement the National Reading Plan—Plano Nacional de Leitura (PNL) since 2006. As a cultural policy, PNL foreseed a ten-year duration and was split into two phases of five years each. And it is already in the new stage for 2017- 2027 now. The execution of PNL was successful, producing positive results and impacts on Portuguese society. This work is an analysis between the Portuguese and Chinese national reading. Essentially, it is an assessment related to Portugal's National Reading Plan. The aim of this study will be to explore the reasons why the plan was successful, concluding with suggestions that PNL presents to China so that Chinese national reading can develop better in the future.Neves, Margarida BragaRepositório da Universidade de LisboaMengya, Kong2020-07-08T09:33:35Z2020-02-242019-11-212020-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43948TID:202454096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:40.615082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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