Leitura pública em Portugal e na China : o caso do Plano Nacional de Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mengya, Kong
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43948
Resumo: O Fórum Económico Mundial e o IMD-International Institute for Management Development, de Lausanne, classificam os indicadores de avaliação da competitividade internacional como: força da atividade económica doméstica, grau de internacionalização, papel do governo, ambiente financeiro, infraestrutura, gestão empresarial, pesquisa e desenvolvimento científico e nível de educação pública. Hoje em dia, com o rápido desenvolvimento da economia na China, a fim de aumentar a competitividade abrangente do país, o nível de educação pública, sem dúvida, será uma parte importante. E para melhorar o nível de educação pública, a leitura nacional é um fator muito considerável. Atualmente, apesar de o nível de leitura nacional chinesa ter melhorado, ainda existe distância com os países desenvolvidos, e o país enfrenta desafios novos sob o ambiente da era digital. Portugal, com o objetivo de aprofundar a literacia e alargar as práticas de leitura da sociedade, começou a executar o Plano Nacional de Leitura desde 2006. Sendo uma política cultural, o PNL prevê uma duração de dez anos e desdobra-se em duas de cinco anos cada. E já está na nova etapa para 2017-2027 agora. A execução do PNL obteve sucesso, produzindo resultados e impactos positivos na sociedade portuguesa. Este trabalho é uma análise comparativa entre a leitura nacional portuguesa e chinesa. Essencialmente, é uma avaliação relacionada com o Plano Nacional de Leitura de Portugal. O objetivo de estudo será explorar as causas pelas quais o plano obteve sucesso, concluindo com sugestões que o PNL apresenta à China, para que a leitura nacional chinesa possa desenvolver-se melhor no futuro.
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