In[corpo]ro: a percepção multissensorial na criação artística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8553 |
Resumo: | Usufruir de uma obra de arte passa inevitavelmente por uma experiência sensorial, embora raramente multissensorial. Na distinção das obras de arte, estas dividem-se prioritariamente em visuais e auditivas, sendo que para este facto contribui a valorização, na cultura ocidental, da visão relativamente aos restantes sentidos. Nesta investigação focou-se a produção artística de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Ernesto de Sousa, que conceptualmente se centram no sensorial, no corpo e nos seus sentidos. O objectivo desta pesquisa determinou-se no aprofundamento de uma prática artística assente na percepção multissensorial. Pretendeu-se estimular os cinco sentidos relativamente à apreensão da arte, e também a interacção do público com esta. Este propósito é explorado em três projectos originais de instalação artística. |
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In[corpo]ro: a percepção multissensorial na criação artísticaCriação artísticaPercepção sensorialUsufruir de uma obra de arte passa inevitavelmente por uma experiência sensorial, embora raramente multissensorial. Na distinção das obras de arte, estas dividem-se prioritariamente em visuais e auditivas, sendo que para este facto contribui a valorização, na cultura ocidental, da visão relativamente aos restantes sentidos. Nesta investigação focou-se a produção artística de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Ernesto de Sousa, que conceptualmente se centram no sensorial, no corpo e nos seus sentidos. O objectivo desta pesquisa determinou-se no aprofundamento de uma prática artística assente na percepção multissensorial. Pretendeu-se estimular os cinco sentidos relativamente à apreensão da arte, e também a interacção do público com esta. Este propósito é explorado em três projectos originais de instalação artística.To enjoy a work of art is to experience a sensory experience, though rarely a multi-sensory one. In traditional distinction between works of art, these are divided primarily in visual and auditory, due to the overvaluation within Western culture of vision towards the remaining senses. This research is focused on the artistic production of Lygia Clark, Hélio Oiticica and Ernesto de Sousa, whose conceptual core of interest is the sensory, i.e. the body and its senses. The objective of this investigation is centred in a deepening of artistic practice based on multisensory perception. It was intended to stimulate the five senses in relation to art experience, and also the interaction of the public with the latter. This purpose is explored in three original art installation projects.Universidade de Aveiro2012-05-11T08:47:50Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8553porZacarias, Nélia Patrícia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:42:08Zoai:ria.ua.pt:10773/8553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:42:08Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Usufruir de uma obra de arte passa inevitavelmente por uma experiência sensorial, embora raramente multissensorial. Na distinção das obras de arte, estas dividem-se prioritariamente em visuais e auditivas, sendo que para este facto contribui a valorização, na cultura ocidental, da visão relativamente aos restantes sentidos. Nesta investigação focou-se a produção artística de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Ernesto de Sousa, que conceptualmente se centram no sensorial, no corpo e nos seus sentidos. O objectivo desta pesquisa determinou-se no aprofundamento de uma prática artística assente na percepção multissensorial. Pretendeu-se estimular os cinco sentidos relativamente à apreensão da arte, e também a interacção do público com esta. Este propósito é explorado em três projectos originais de instalação artística. |
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