Inbound supply chain: reactive and proactive measures to ensure OEM customer coverage in a multinational company
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74144 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em International Business |
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Inbound supply chain: reactive and proactive measures to ensure OEM customer coverage in a multinational companyEntrada da cadeia de abastecimento: medidas reativas e proativas para assegurar a cobertura do cliente OEM numa empresa multinacionalSupply chain managementMaterials managementSAPOEMCustomer coverageGestão da cadeia de abastecimentoGestão de materiaisCobertura de clientesCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em International BusinessIn the last few years, the automotive industry has been negatively affected by many external factors (shortages of raw materials, natural disasters, supplier performance and pandemic crisis) that have been causing disruptions in the supply chains of organisations. In today’s global markets, an efficient supply chain management (SCM) is seen as a competitive weapon in order for companies to be a success and differentiate themselves from their competitors. However, with negative factors imposing risks, it is harder for a company to be efficient throughout its supply chain. This can be related to Aptiv PLC, a global company, that was facing these difficulties in their SCM. Therefore, the developed work, in the scope of a six-month internship in the Global PC&L department at Aptiv Braga plant, had the objective of developing and implementing new measures in order to counteract the negative factors mentioned above. The objective of this work was to analyse all the critical materials for all Global Aptiv Plants and implement reactive and proactive measures to ensure OEM (Original Equipment Manufacturers) customer coverage. Therefore, this work was based on an action research methodology, as the researcher was physically present with the team, in order to understand the causes that generated the problems and help introduce necessary changes to improve the situation. By using qualitative data collection methods, joint with the help of quantitative analysis, the researcher implemented measures to contribute to the department in order to ensure OEM customer coverage. The results highlight the contributions of the researcher in improving the management of critical materials, and how the implemented measures made a difference in ensuring all Aptiv customers were connected and received the products they demand.Nos últimos anos, a indústria automóvel tem sido afetada negativamente por diversos fatores externos (escassez de matérias-primas, desastres naturais, o desempenho de fornecedores e crises pandémicas) que têm posto a gestão de cadeia de abastecimento (GCA) em risco. Nos mercados globais de hoje, uma GCA eficiente é vista como uma arma competitiva para que as empresas sejam um sucesso e se diferenciem dos seus concorrentes. No entanto, com estes fatores negativos impondo riscos, é mais difícil para uma empresa ser eficiente em toda a sua cadeia de abastecimento. Tudo isto se relaciona com a Aptiv PLC, uma empresa global, que estava a enfrentar estas dificuldades na sua GCA. Por esta razão, o trabalho foi desenvolvido no âmbito de um estágio de seis meses no departamento de logística global na fábrica da Aptiv em Braga que teve como objetivo desenvolver e implementar novas medidas, de forma a contrariar os fatores negativos acima mencionados. Este trabalho teve como objetivo analisar todos os componentes críticos para todas as fábricas da Aptiv, ao nível global, e implementar medidas reativas e proativas para garantir a cobertura de clientes OEM (Original Equipment Manufacturing). Portanto, este trabalho baseou-se numa metodologia de investigação-ação, visto que a investigadora esteve fisicamente presente com a equipa, a fim de compreender as causas que geravam os problemas e ajudar a introduzir as mudanças necessárias para melhorar a situação. A utilização de métodos de recolha de dados qualitativos, com a ajuda de análises quantitativas, permitiu a implementação de medidas para contribuir a garantia da cobertura de clientes OEM. Os resultados destacam as contribuições da investigadora na melhoria da gestão dos componentes críticos e na implementação de medidas que fizeram a diferença para garantir que todos os clientes Aptiv estivessem conectados.Rego, Nazaré Glória GonçalvesUniversidade do MinhoCosta, Sara Isabel Ferreira da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74144eng202711285info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:15.088647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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