Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Telma dos Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4144
Resumo: Nesta dissertação, foi elaborado um estudo sobre o reforço e reabilitação de um edifício de betão armado. Este estudo teve como base um relatório técnico, elaborado no âmbito de uma solicitação da Câmara Municipal de Leiria, ao Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Neste contexto, para o edifício em estudo foi realizada uma análise não linear estática para dois modelos estruturais, um modelo com paredes de alvenaria de enchimento e outro sem paredes, de forma a ser avaliada a influência das mesmas, assim como o sistema estrutural. Posteriormente, procurou-se fazer a comparação entre os resultados obtidos através da análise não linear estática de ambos os modelos mencionados, com recurso à ferramenta de cálculo SeismoStruct, tendo como objetivo a caracterização do comportamento sísmico do edifício de betão armado e o seu enquadramento regulamentar. Para tal, recorreu-se ao Eurocódigo 8 - parte 3, “Avaliação e Reforço de Estruturas sujeitas Ação Sísmica”, sendo que o objetivo da parte 3 do Eurocódigo 8 é garantir que as estruturas existentes possuam capacidade resistente suficiente, que lhes permita suportar as exigências sísmicas. Com esse intuito, são definidas exigências de desempenho associadas a estados de dano, regras para avaliação estrutural que traduzam adequadamente as características do edifício, métodos de análise e critérios de verificação. Após ser efetuada a avaliação da capacidade sísmica da estrutura, foram definidas várias soluções de reforço sísmico, consideradas as mais adequadas ao edifício em estudo. Em seguida, as soluções foram implementadas na estrutura e procedeu-se novamente à avaliação da vulnerabilidade sísmica do edifício, com o objetivo de compreender de que forma as técnicas de reforço afetaram a resposta estrutural. Por fim, foi feita a comparação da eficiência das diversas soluções de reforço sísmico.
id RCAP_65821f11e6128aa17814468f4886d278
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudoEdifício de betão armadoVulnerabilidade sísmicaAnálise pushoverEurocódigoInfluência da alvenariaReforço sísmicoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilNesta dissertação, foi elaborado um estudo sobre o reforço e reabilitação de um edifício de betão armado. Este estudo teve como base um relatório técnico, elaborado no âmbito de uma solicitação da Câmara Municipal de Leiria, ao Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Neste contexto, para o edifício em estudo foi realizada uma análise não linear estática para dois modelos estruturais, um modelo com paredes de alvenaria de enchimento e outro sem paredes, de forma a ser avaliada a influência das mesmas, assim como o sistema estrutural. Posteriormente, procurou-se fazer a comparação entre os resultados obtidos através da análise não linear estática de ambos os modelos mencionados, com recurso à ferramenta de cálculo SeismoStruct, tendo como objetivo a caracterização do comportamento sísmico do edifício de betão armado e o seu enquadramento regulamentar. Para tal, recorreu-se ao Eurocódigo 8 - parte 3, “Avaliação e Reforço de Estruturas sujeitas Ação Sísmica”, sendo que o objetivo da parte 3 do Eurocódigo 8 é garantir que as estruturas existentes possuam capacidade resistente suficiente, que lhes permita suportar as exigências sísmicas. Com esse intuito, são definidas exigências de desempenho associadas a estados de dano, regras para avaliação estrutural que traduzam adequadamente as características do edifício, métodos de análise e critérios de verificação. Após ser efetuada a avaliação da capacidade sísmica da estrutura, foram definidas várias soluções de reforço sísmico, consideradas as mais adequadas ao edifício em estudo. Em seguida, as soluções foram implementadas na estrutura e procedeu-se novamente à avaliação da vulnerabilidade sísmica do edifício, com o objetivo de compreender de que forma as técnicas de reforço afetaram a resposta estrutural. Por fim, foi feita a comparação da eficiência das diversas soluções de reforço sísmico.Rodrigues, Hugo Filipe PinheiroIC-OnlineOliveira, Telma dos Reis2019-10-02T13:10:01Z2019-06-122019-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4144TID:202286444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:44Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:06.295911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo
title Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo
spellingShingle Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo
Oliveira, Telma dos Reis
Edifício de betão armado
Vulnerabilidade sísmica
Análise pushover
Eurocódigo
Influência da alvenaria
Reforço sísmico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo
title_full Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo
title_fullStr Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo
title_full_unstemmed Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo
title_sort Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudo
author Oliveira, Telma dos Reis
author_facet Oliveira, Telma dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Hugo Filipe Pinheiro
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Telma dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Edifício de betão armado
Vulnerabilidade sísmica
Análise pushover
Eurocódigo
Influência da alvenaria
Reforço sísmico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Edifício de betão armado
Vulnerabilidade sísmica
Análise pushover
Eurocódigo
Influência da alvenaria
Reforço sísmico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description Nesta dissertação, foi elaborado um estudo sobre o reforço e reabilitação de um edifício de betão armado. Este estudo teve como base um relatório técnico, elaborado no âmbito de uma solicitação da Câmara Municipal de Leiria, ao Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Neste contexto, para o edifício em estudo foi realizada uma análise não linear estática para dois modelos estruturais, um modelo com paredes de alvenaria de enchimento e outro sem paredes, de forma a ser avaliada a influência das mesmas, assim como o sistema estrutural. Posteriormente, procurou-se fazer a comparação entre os resultados obtidos através da análise não linear estática de ambos os modelos mencionados, com recurso à ferramenta de cálculo SeismoStruct, tendo como objetivo a caracterização do comportamento sísmico do edifício de betão armado e o seu enquadramento regulamentar. Para tal, recorreu-se ao Eurocódigo 8 - parte 3, “Avaliação e Reforço de Estruturas sujeitas Ação Sísmica”, sendo que o objetivo da parte 3 do Eurocódigo 8 é garantir que as estruturas existentes possuam capacidade resistente suficiente, que lhes permita suportar as exigências sísmicas. Com esse intuito, são definidas exigências de desempenho associadas a estados de dano, regras para avaliação estrutural que traduzam adequadamente as características do edifício, métodos de análise e critérios de verificação. Após ser efetuada a avaliação da capacidade sísmica da estrutura, foram definidas várias soluções de reforço sísmico, consideradas as mais adequadas ao edifício em estudo. Em seguida, as soluções foram implementadas na estrutura e procedeu-se novamente à avaliação da vulnerabilidade sísmica do edifício, com o objetivo de compreender de que forma as técnicas de reforço afetaram a resposta estrutural. Por fim, foi feita a comparação da eficiência das diversas soluções de reforço sísmico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02T13:10:01Z
2019-06-12
2019-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4144
TID:202286444
url http://hdl.handle.net/10400.8/4144
identifier_str_mv TID:202286444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136974279278592