Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/6745 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciência do Ambiente - Especialização em Ensino. |
id |
RCAP_658d4ccdc65587bf34e80315513694ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6745 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticasExploration of the concept of energy through 20 practical activities502:372.85372.85:502Dissertação de mestrado em Ciência do Ambiente - Especialização em Ensino.Segundo o relatório nacional PISA 2000 do Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação, os níveis em literacia científica em Portugal ficam longe da média europeia. É neste contexto que é proposto um complemento ao ensino das ciências com os principais objectivos de motivar jovens e professores para a ciência, captar a sua atenção e interesse. Assim, foi feita uma abordagem ao conceito de energia, sendo este um conceito: - Interdisciplinar; - Progressivo, pois é um conceito que está implícito ao longo do percurso escolar; - Importante no dia-a-dia, nomeadamente ao ambiente. Foi feita uma análise aos conteúdos curriculares do 3º ciclo, às disciplinas de Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas e Geografia, com o objectivo de identificar onde, quando e quais os conceitos de energia são abordados. Da mesma forma foram analisados livros escolares e outros, bem como sites relacionados com o mesmo tema. Seleccionou-se uma série de actividades práticas relacionadas com a temática energética a serem aplicadas na escola e no dia-a-dia. As actividades práticas implementadas apresentam vantagens: -São elaboradas com material acessível, do dia-a-dia reunido num Kit- Kitenergia, fácil de transportar na escola ou em casa. -Fáceis e rápidas de realizar por serem muito simples. Seguindo a linha orientadora do currículo do ensino básico e sabendo que as tecnologias de informação e comunicação são motivadoras, com perspectivas alargadas de futuro, foi criada também uma página web, com as mesmas actividades propostas no Kit e com a possibilidade dos utilizadores navegarem consoante as suas preferências.According to the national report PISA 2000 of the Gabinete de Avaliação Educational from the Ministério da Educação, the level of scientific literacy in Portugal is below the European average. It is within this context that a complement is proposed for science teaching with the main aim of motivating teenagers and teachers to science by catching their attention and interest. In this way, this approach was applied to the concept of energy, as this concept is: -Interdisciplinary; -Progressive, as it appears along the school years; -Important in everyday routine and especially in relation to environmental issues. An analysis of the contents of disciplines of Science, Chemistry and Geography of the 3rd cycle was performed with the aim of identifying where, when and which concepts related to energy are presented. Different school manuals and internet sites related to the subject were also analysed. A selection of several experimental activities related to the issue of energy to be applied at the school and related to the everyday living were carried out. In this way, the implemented experimental activities show some advantages: -They are prepared with easy-to-obtain material put together in a kit – Kitenergy, which can be transported to the school or home. -Experiments easy and fast to perform. Following the Basic School curriculum and bearing in mind that the technologies of information and communication to motivate the students and prepare them better for the future, a web site was also created, with the same activities proposed in the kit and with several navigation possibilities.Lanceros-Méndez, S.Universidade do MinhoMonteiro, Leonor do Céu Mendes2006-02-132006-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:18.786668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas Exploration of the concept of energy through 20 practical activities |
title |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas |
spellingShingle |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas Monteiro, Leonor do Céu Mendes 502:372.85 372.85:502 |
title_short |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas |
title_full |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas |
title_fullStr |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas |
title_full_unstemmed |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas |
title_sort |
Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas |
author |
Monteiro, Leonor do Céu Mendes |
author_facet |
Monteiro, Leonor do Céu Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lanceros-Méndez, S. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Leonor do Céu Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
502:372.85 372.85:502 |
topic |
502:372.85 372.85:502 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciência do Ambiente - Especialização em Ensino. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-02-13 2006-02-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/6745 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/6745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/octet-stream application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132976224665600 |