Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Leonor do Céu Mendes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6745
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciência do Ambiente - Especialização em Ensino.
id RCAP_658d4ccdc65587bf34e80315513694ab
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticasExploration of the concept of energy through 20 practical activities502:372.85372.85:502Dissertação de mestrado em Ciência do Ambiente - Especialização em Ensino.Segundo o relatório nacional PISA 2000 do Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação, os níveis em literacia científica em Portugal ficam longe da média europeia. É neste contexto que é proposto um complemento ao ensino das ciências com os principais objectivos de motivar jovens e professores para a ciência, captar a sua atenção e interesse. Assim, foi feita uma abordagem ao conceito de energia, sendo este um conceito: - Interdisciplinar; - Progressivo, pois é um conceito que está implícito ao longo do percurso escolar; - Importante no dia-a-dia, nomeadamente ao ambiente. Foi feita uma análise aos conteúdos curriculares do 3º ciclo, às disciplinas de Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas e Geografia, com o objectivo de identificar onde, quando e quais os conceitos de energia são abordados. Da mesma forma foram analisados livros escolares e outros, bem como sites relacionados com o mesmo tema. Seleccionou-se uma série de actividades práticas relacionadas com a temática energética a serem aplicadas na escola e no dia-a-dia. As actividades práticas implementadas apresentam vantagens: -São elaboradas com material acessível, do dia-a-dia reunido num Kit- Kitenergia, fácil de transportar na escola ou em casa. -Fáceis e rápidas de realizar por serem muito simples. Seguindo a linha orientadora do currículo do ensino básico e sabendo que as tecnologias de informação e comunicação são motivadoras, com perspectivas alargadas de futuro, foi criada também uma página web, com as mesmas actividades propostas no Kit e com a possibilidade dos utilizadores navegarem consoante as suas preferências.According to the national report PISA 2000 of the Gabinete de Avaliação Educational from the Ministério da Educação, the level of scientific literacy in Portugal is below the European average. It is within this context that a complement is proposed for science teaching with the main aim of motivating teenagers and teachers to science by catching their attention and interest. In this way, this approach was applied to the concept of energy, as this concept is: -Interdisciplinary; -Progressive, as it appears along the school years; -Important in everyday routine and especially in relation to environmental issues. An analysis of the contents of disciplines of Science, Chemistry and Geography of the 3rd cycle was performed with the aim of identifying where, when and which concepts related to energy are presented. Different school manuals and internet sites related to the subject were also analysed. A selection of several experimental activities related to the issue of energy to be applied at the school and related to the everyday living were carried out. In this way, the implemented experimental activities show some advantages: -They are prepared with easy-to-obtain material put together in a kit – Kitenergy, which can be transported to the school or home. -Experiments easy and fast to perform. Following the Basic School curriculum and bearing in mind that the technologies of information and communication to motivate the students and prepare them better for the future, a web site was also created, with the same activities proposed in the kit and with several navigation possibilities.Lanceros-Méndez, S.Universidade do MinhoMonteiro, Leonor do Céu Mendes2006-02-132006-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:18.786668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
Exploration of the concept of energy through 20 practical activities
title Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
spellingShingle Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
Monteiro, Leonor do Céu Mendes
502:372.85
372.85:502
title_short Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
title_full Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
title_fullStr Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
title_full_unstemmed Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
title_sort Exploração do conceito de energia através de 20 actividades práticas
author Monteiro, Leonor do Céu Mendes
author_facet Monteiro, Leonor do Céu Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lanceros-Méndez, S.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Leonor do Céu Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv 502:372.85
372.85:502
topic 502:372.85
372.85:502
description Dissertação de mestrado em Ciência do Ambiente - Especialização em Ensino.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-13
2006-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6745
url http://hdl.handle.net/1822/6745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132976224665600