Algumas reflexões em torno da fundamentação da utilização educativa de sistemas hipermédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria João
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/495
Resumo: Neste texto reflecte-se sobre a problemática do potencial educativo dos sistemas hipertexto/hipermedia e sobre a sua aplicabilidade em contexto escolar. Tecem-se algumas considerações sobre as características da escola actual, marcada pelo espírito da sociedade industrial, e discute-se a necessidade de promover mudanças no sentido de uma adequação da escola e do ensino às necessidades do novo milénio. O papel que os sistemas hipermedia podem desempenhar na escola actual e na escola da "sociedade da informação" é discutido. Abordam-se também alguns dos contributos que os princípios subjacentes às correntes psicológicas de natureza construtivista podem trazer, quer no sentido da formulação de um novo paradigma educacional, quer no sentido da fundamentação teórica do potencial educativo dos hipermedia. Finalmente, termina-se com uma breve apresentação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, uma teoria de natureza construtivista e que se configura como a formulação teórica mais sistematizada relativamente à utilização educativa dos sistemas hipermedia.
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