Abordagens para um ensino de história humanizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54085 |
Resumo: | A argumentação que se segue é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo identificar abordagens que contribuam para a efetivação de práticas pedagógicas humanizadas para o ensino de História. São sugeridas três abordagens nesse sentido: o local, o quotidiano e a verdade. A história local como uma forma de compreender a consciência histórica das experiências individuais e/ou coletivas. A inserção do quotidiano demonstrando que a história é uma estrutura em progresso e construída pelos homens no tempo. E a reflexão sobre o conceito de verdade que permite perceber a dinâmica inerente à interpretação dos factos históricos. |
id |
RCAP_65ab58229ef27b471f552ec524102896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/54085 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagens para um ensino de história humanizadoApproaches to humanized history teachingEnsino – História – HumanizadoA argumentação que se segue é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo identificar abordagens que contribuam para a efetivação de práticas pedagógicas humanizadas para o ensino de História. São sugeridas três abordagens nesse sentido: o local, o quotidiano e a verdade. A história local como uma forma de compreender a consciência histórica das experiências individuais e/ou coletivas. A inserção do quotidiano demonstrando que a história é uma estrutura em progresso e construída pelos homens no tempo. E a reflexão sobre o conceito de verdade que permite perceber a dinâmica inerente à interpretação dos factos históricos.Repositório da Universidade de LisboaLima, Ana Paula dos Santos2022-08-08T14:21:23Z2019-11-272019-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54085por2595-6329https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7687info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:43.909264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens para um ensino de história humanizado Approaches to humanized history teaching |
title |
Abordagens para um ensino de história humanizado |
spellingShingle |
Abordagens para um ensino de história humanizado Lima, Ana Paula dos Santos Ensino – História – Humanizado |
title_short |
Abordagens para um ensino de história humanizado |
title_full |
Abordagens para um ensino de história humanizado |
title_fullStr |
Abordagens para um ensino de história humanizado |
title_full_unstemmed |
Abordagens para um ensino de história humanizado |
title_sort |
Abordagens para um ensino de história humanizado |
author |
Lima, Ana Paula dos Santos |
author_facet |
Lima, Ana Paula dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Paula dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino – História – Humanizado |
topic |
Ensino – História – Humanizado |
description |
A argumentação que se segue é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo identificar abordagens que contribuam para a efetivação de práticas pedagógicas humanizadas para o ensino de História. São sugeridas três abordagens nesse sentido: o local, o quotidiano e a verdade. A história local como uma forma de compreender a consciência histórica das experiências individuais e/ou coletivas. A inserção do quotidiano demonstrando que a história é uma estrutura em progresso e construída pelos homens no tempo. E a reflexão sobre o conceito de verdade que permite perceber a dinâmica inerente à interpretação dos factos históricos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 2019-11-27T00:00:00Z 2022-08-08T14:21:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/54085 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/54085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2595-6329 https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134598713573376 |