Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeremias, Ana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correia, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29256
Resumo: O conhecimento sobre o trabalho de equipa em contexto de saúde militar é ainda limitado, destacando-se a necessidade de desenvolverem-se novas modalidades de trabalho de equipa. Sobre este assunto, de acordo com pressupostos estruturalistas da administração, sugere-se uma conciliação entre colaboração interprofissional e comprometimento laboral, representando desse modo a abordagem de Ator Coletivo, que contudo ainda não foi alvo de análise empírica. Desta feita, com o presente estudo, pretendeu-se, no geral, determinar a confiabilidade e validade do constructo de Ator Coletivo, ao nível dos trabalhadores dos serviços de saúde militares portugueses. Para tal, entre 2018 e 2019, aplicou-se um questionário a uma amostra não probabilística consecutiva acidental de 582 trabalhadores, civis e militares, de unidades de saúde militares em Portugal. Os dados obtidos foram analisados mediante estatística descritiva equações estruturais. Como resultados, destaca-se a observação, na amostra em estudo, a fiabilidade e validade do constructo de Ator Coletivo, bem como de colaboração e de comprometimento laboral. Quanto aos contributos teórico-práticos do estudo, enaltece-se o desenvolvimento da teoria em Administração Pública, já que os resultados reforçam o recurso a pressupostos estruturalistas para uma sintaxe teórica entre a colaboração e o comprometimento no trabalho de equipa. Da mesma forma, permitem enriquecer a prática da Administração Pública, uma vez que suportam a constituição de uma nova modalidade laboral, a configuração de Ator Coletivo no trabalho de equipa, tendo em vista a satisfação e motivação laborais.
id RCAP_65ac0e37fb608a571f87735f48f34694
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)Trabalho de EquipaColaboração InterprofissionalComprometimento LaboralAbordagem Estruturalista da AdministraçãoO conhecimento sobre o trabalho de equipa em contexto de saúde militar é ainda limitado, destacando-se a necessidade de desenvolverem-se novas modalidades de trabalho de equipa. Sobre este assunto, de acordo com pressupostos estruturalistas da administração, sugere-se uma conciliação entre colaboração interprofissional e comprometimento laboral, representando desse modo a abordagem de Ator Coletivo, que contudo ainda não foi alvo de análise empírica. Desta feita, com o presente estudo, pretendeu-se, no geral, determinar a confiabilidade e validade do constructo de Ator Coletivo, ao nível dos trabalhadores dos serviços de saúde militares portugueses. Para tal, entre 2018 e 2019, aplicou-se um questionário a uma amostra não probabilística consecutiva acidental de 582 trabalhadores, civis e militares, de unidades de saúde militares em Portugal. Os dados obtidos foram analisados mediante estatística descritiva equações estruturais. Como resultados, destaca-se a observação, na amostra em estudo, a fiabilidade e validade do constructo de Ator Coletivo, bem como de colaboração e de comprometimento laboral. Quanto aos contributos teórico-práticos do estudo, enaltece-se o desenvolvimento da teoria em Administração Pública, já que os resultados reforçam o recurso a pressupostos estruturalistas para uma sintaxe teórica entre a colaboração e o comprometimento no trabalho de equipa. Da mesma forma, permitem enriquecer a prática da Administração Pública, uma vez que suportam a constituição de uma nova modalidade laboral, a configuração de Ator Coletivo no trabalho de equipa, tendo em vista a satisfação e motivação laborais.Repositório da Universidade de LisboaJeremias, AnaCorreia, Pedro2023-11-02T14:34:03Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29256porJeremias, A. & Correia, P. (2021), Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II). Proelium, Série VIII, número 8, 35-64.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-05T01:31:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:45.654158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)
title Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)
spellingShingle Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)
Jeremias, Ana
Trabalho de Equipa
Colaboração Interprofissional
Comprometimento Laboral
Abordagem Estruturalista da Administração
title_short Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)
title_full Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)
title_fullStr Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)
title_full_unstemmed Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)
title_sort Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II)
author Jeremias, Ana
author_facet Jeremias, Ana
Correia, Pedro
author_role author
author2 Correia, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeremias, Ana
Correia, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de Equipa
Colaboração Interprofissional
Comprometimento Laboral
Abordagem Estruturalista da Administração
topic Trabalho de Equipa
Colaboração Interprofissional
Comprometimento Laboral
Abordagem Estruturalista da Administração
description O conhecimento sobre o trabalho de equipa em contexto de saúde militar é ainda limitado, destacando-se a necessidade de desenvolverem-se novas modalidades de trabalho de equipa. Sobre este assunto, de acordo com pressupostos estruturalistas da administração, sugere-se uma conciliação entre colaboração interprofissional e comprometimento laboral, representando desse modo a abordagem de Ator Coletivo, que contudo ainda não foi alvo de análise empírica. Desta feita, com o presente estudo, pretendeu-se, no geral, determinar a confiabilidade e validade do constructo de Ator Coletivo, ao nível dos trabalhadores dos serviços de saúde militares portugueses. Para tal, entre 2018 e 2019, aplicou-se um questionário a uma amostra não probabilística consecutiva acidental de 582 trabalhadores, civis e militares, de unidades de saúde militares em Portugal. Os dados obtidos foram analisados mediante estatística descritiva equações estruturais. Como resultados, destaca-se a observação, na amostra em estudo, a fiabilidade e validade do constructo de Ator Coletivo, bem como de colaboração e de comprometimento laboral. Quanto aos contributos teórico-práticos do estudo, enaltece-se o desenvolvimento da teoria em Administração Pública, já que os resultados reforçam o recurso a pressupostos estruturalistas para uma sintaxe teórica entre a colaboração e o comprometimento no trabalho de equipa. Da mesma forma, permitem enriquecer a prática da Administração Pública, uma vez que suportam a constituição de uma nova modalidade laboral, a configuração de Ator Coletivo no trabalho de equipa, tendo em vista a satisfação e motivação laborais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-11-02T14:34:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29256
url http://hdl.handle.net/10400.5/29256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jeremias, A. & Correia, P. (2021), Trabalho de equipa com a configuração de ator coletivo. Uma articulação entre as abordagens de colaboração e comprometimento em unidades militares de saúde em Portugal (parte II de II). Proelium, Série VIII, número 8, 35-64.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134149351571456