O silêncio em Paula Rego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Isabel Teixeira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11935
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Filosofia, especialidade de - Estética
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spelling O silêncio em Paula RegoAnarquismoArteArte anarquistaCasa das HistóriasEstéticaPaula RegoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Filosofia, especialidade de - EstéticaEsta dissertação constitui um conjunto de reflexões sobre o tema filosófico do silêncio no trabalho artístico de Paula Rego. Partindo inicialmente da ideia de Wittgenstein, presente no final do Tractatus, que conclui que a filosofia é silêncio, e que acaba por ser a alavanca para todo o seu pensamento filosófico sobre a acção humana no mundo, e consequentemente sobre os jogos de linguagem, procura-se mostrar até que ponto o silêncio na arte de Rego representa aquilo que está aquém de qualquer código comunicacional. Procura-se ainda mostrar de que forma o agente artístico, e Paula Rego, se coloca num espaço-tempo aquém da linguagem, anulando o próprio sujeito criador e, numa atitude de renúncia, em busca do silêncio, se aproxima tantas vezes da temática da morte, do sonho ou da fábula que, em Rego, funcionam como uma espécie de máscara nietzschiana, recorrente no seu discurso artístico. Tem relevante importância averiguar ainda até que ponto a obra da artista e a sua irreverência, numa atitude eminentemente profícua, fazem parte de uma necessidade de posicionamento político, servindo essa função denunciadora que abarca memórias do passado, reflectidas no Portugal presente. Deste modo, quais são as ferramentas e mecanismos que permitem à artista deslocar-se fora de qualquer linguagem e das próprias instituições do poder para empreender esta revolução/revelação política? É desta forma que surge uma análise do sadismo e masoquismo, presentes em Paula Rego, quer na sua iconografia, quer na própria atitude da pintora, já que são a condição antropomórfica mais próxima do estado mais primitivo da existência humana e, assim, da anulação do sujeito. As três vertentes silenciosas encontradas na obra de Paula Rego são verdadeiramente gritantes e poderosas e a sua obra é sem dúvida carregada de um silêncio ensurdecedor, no sentido daquilo que se encontra aquém da linguagem e do que Wittgenstein conclui sobre a filosofia, que deverá ser a missão principal da obra de arte.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCampos, Ana Isabel Teixeira de2014-04-16T10:09:23Z2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11935TID:201015617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:41Zoai:run.unl.pt:10362/11935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:38.594827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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