Relatório final de estágio Sporting Clube Linda-a-Velha (Benjamins 2006) : época desportiva 2016 - 2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8286 |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito do estágio para obtenção de Grau de Mestre em Futebol – da Formação à Alta Competição, no curso de Mestrado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e foi realizado no Sporting Clube de Linda-a-Velha, como Treinador Principal Estagiário da equipa B de Benjamins A (2006). Este relatório tem como objetivo apresentar e analisar o processo de treino conceptualizado pela equipa técnica e compará-lo com a sua efetiva operacionalização e adequação ao modelo de jogo selecionado. Da análise efetuada conclui-se que, no período Pré-competitivo, os Métodos Específicos de Preparação (MEP) foram os mais utilizados na operacionalização do Modelo de Jogo definido, a representarem cerca de 48,5% do tempo total de treino, nomeadamente com exercícios competitivos (e.g. jogos de treino). Também no Período Competitivo, foram predominantes os MEP, que representaram 49,3% do tempo total de treino, e novamente com destaque para os exercícios competitivos. Pretendi aprofundar a influência dos encarregados de educação no futebol de formação, no entanto, a literatura analisada não permite retirar conclusões quantitativas. É certo que os encarregados de educação são uma peça chave neste escalão, mas se a sua influência é maioritariamente positiva ou negativa ainda não foi possível aferir. Assim, serão necessários estudos adicionais para diagnosticar, não apenas o quanto os familiares acompanham as crianças, mas também de que forma é feito este acompanhamento e qual o sentimento da criança, face ao acompanhamento dos seus familiares, tanto nos treinos como nos jogos de competição. De qualquer forma, e independentemente dos resultados que estes estudos venham a revelar, é fundamental fomentar o respeito mútuo (treinador – encarregado de educação), de modo a que seja desenvolvida uma relação saudável, propiciando um ambiente estável e sem atritos, que certamente influenciará os jovens atletas de forma positiva. |
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Relatório final de estágio Sporting Clube Linda-a-Velha (Benjamins 2006) : época desportiva 2016 - 2017MESTRADO EM FUTEBOL-DA FORMAÇÃO À ALTA COMPETIÇÃOEDUCAÇÃO FÍSICAFUTEBOLMETODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVOTREINO DESPORTIVOTREINO EM FUTEBOLTREINADORES DE FUTEBOLFORMAÇÃOESTUDOS DE CASODESPORTOPHYSICAL EDUCATIONFOOTBALLSPORTS COACHING METHODOLOGIESSPORTS COACHINGFOOTBALL COACHINGFOOTBALL COACHESTRAININGCASE STUDIESSPORTEste relatório surge no âmbito do estágio para obtenção de Grau de Mestre em Futebol – da Formação à Alta Competição, no curso de Mestrado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e foi realizado no Sporting Clube de Linda-a-Velha, como Treinador Principal Estagiário da equipa B de Benjamins A (2006). Este relatório tem como objetivo apresentar e analisar o processo de treino conceptualizado pela equipa técnica e compará-lo com a sua efetiva operacionalização e adequação ao modelo de jogo selecionado. Da análise efetuada conclui-se que, no período Pré-competitivo, os Métodos Específicos de Preparação (MEP) foram os mais utilizados na operacionalização do Modelo de Jogo definido, a representarem cerca de 48,5% do tempo total de treino, nomeadamente com exercícios competitivos (e.g. jogos de treino). Também no Período Competitivo, foram predominantes os MEP, que representaram 49,3% do tempo total de treino, e novamente com destaque para os exercícios competitivos. Pretendi aprofundar a influência dos encarregados de educação no futebol de formação, no entanto, a literatura analisada não permite retirar conclusões quantitativas. É certo que os encarregados de educação são uma peça chave neste escalão, mas se a sua influência é maioritariamente positiva ou negativa ainda não foi possível aferir. Assim, serão necessários estudos adicionais para diagnosticar, não apenas o quanto os familiares acompanham as crianças, mas também de que forma é feito este acompanhamento e qual o sentimento da criança, face ao acompanhamento dos seus familiares, tanto nos treinos como nos jogos de competição. De qualquer forma, e independentemente dos resultados que estes estudos venham a revelar, é fundamental fomentar o respeito mútuo (treinador – encarregado de educação), de modo a que seja desenvolvida uma relação saudável, propiciando um ambiente estável e sem atritos, que certamente influenciará os jovens atletas de forma positiva.This report comes under the professional traineeship in the Master’s degree in Football – “da Formação à Alta Competição” of the Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, carried out at the Sporting Clube de Linda-a-Velha with the Youth team, Benjamins A (2006). This report aims to present and analyse the training process conceptualized by the technical team and compare it with the operationalized training and its coherence with its game model. The analysis undertaken concluded that in the Pre-competitive period, the Specific Methods of Preparation appear to be preferred in the operation of the defined Game Model, namely through competitive exercises (e.g. training games), representing around 48.5% of the total training time. In the Competitive Period, the Specific Methods of Preparation were also predominant, representing 49.3% of the total training time, with emphasis on competitive exercises. I intended to deepen the study of parents’ influence in young football athletes, however the literature analysed does not allow to draw quantitative conclusions. Parents are certainly a key player at this level, but if their influence is mostly positive or negative it has not yet been possible to gauge. Therefore, further analysis is required to diagnose in what way parents’ presence and monitoring affects children. In any case, regardless of the results of these studies, it is essential to foster mutual respect between parents and coach to develop a healthy relationship that provides a stable and frictionless environment, which will certainly influence young athletes in a positive way.2017-11-22T12:53:31Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8286TID:201755890porCosta, João Miguel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:47.901132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Relatório final de estágio Sporting Clube Linda-a-Velha (Benjamins 2006) : época desportiva 2016 - 2017 Costa, João Miguel Martins MESTRADO EM FUTEBOL-DA FORMAÇÃO À ALTA COMPETIÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA FUTEBOL METODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVO TREINO DESPORTIVO TREINO EM FUTEBOL TREINADORES DE FUTEBOL FORMAÇÃO ESTUDOS DE CASO DESPORTO PHYSICAL EDUCATION FOOTBALL SPORTS COACHING METHODOLOGIES SPORTS COACHING FOOTBALL COACHING FOOTBALL COACHES TRAINING CASE STUDIES SPORT |
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Este relatório surge no âmbito do estágio para obtenção de Grau de Mestre em Futebol – da Formação à Alta Competição, no curso de Mestrado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e foi realizado no Sporting Clube de Linda-a-Velha, como Treinador Principal Estagiário da equipa B de Benjamins A (2006). Este relatório tem como objetivo apresentar e analisar o processo de treino conceptualizado pela equipa técnica e compará-lo com a sua efetiva operacionalização e adequação ao modelo de jogo selecionado. Da análise efetuada conclui-se que, no período Pré-competitivo, os Métodos Específicos de Preparação (MEP) foram os mais utilizados na operacionalização do Modelo de Jogo definido, a representarem cerca de 48,5% do tempo total de treino, nomeadamente com exercícios competitivos (e.g. jogos de treino). Também no Período Competitivo, foram predominantes os MEP, que representaram 49,3% do tempo total de treino, e novamente com destaque para os exercícios competitivos. Pretendi aprofundar a influência dos encarregados de educação no futebol de formação, no entanto, a literatura analisada não permite retirar conclusões quantitativas. É certo que os encarregados de educação são uma peça chave neste escalão, mas se a sua influência é maioritariamente positiva ou negativa ainda não foi possível aferir. Assim, serão necessários estudos adicionais para diagnosticar, não apenas o quanto os familiares acompanham as crianças, mas também de que forma é feito este acompanhamento e qual o sentimento da criança, face ao acompanhamento dos seus familiares, tanto nos treinos como nos jogos de competição. De qualquer forma, e independentemente dos resultados que estes estudos venham a revelar, é fundamental fomentar o respeito mútuo (treinador – encarregado de educação), de modo a que seja desenvolvida uma relação saudável, propiciando um ambiente estável e sem atritos, que certamente influenciará os jovens atletas de forma positiva. |
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