Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3194 |
Resumo: | O Relatório de Estágio apresenta-se como o passo final do Estágio Pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende integrar uma pesquisa sob um tema lecionado e a descrição de todas as atividades desenvolvidas pelo Professor Estagiário e intervenções na comunidade escolar em que participou, bem como sua reflexão sobre elas. Este Relatório de Estágio é composto por cinco capítulos, referências bibliográficas e anexos. Na Introdução é apresentada uma reflexão sobre a prática educativa, referidos alguns objetivos do estágio e o conteúdo de cada capítulo. O trabalho de pesquisa efetuado na preparação das aulas referentes ao tema “Luz e Fontes de luz” lecionado no âmbito da disciplina de Física e Química do Curso Profissional de Técnicos de Análise Laboratorial é apresentado detalhadamente no Capitulo 1. No capítulo 2, são relatadas de forma sucinta todas as atividades curriculares desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2012/2013. São descritos os domínios lecionados, sua planificação, estratégias desenvolvidas, material didático elaborado e reflexão sobre as atividades pedagógicas. As atividades desenvolvidas na componente de enriquecimento e complemento curricular são descritas no Capítulo 3. Por fim, apresenta-se a Conclusão na qual se reflete sobre o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico e implicações para atividades futuras. |
id |
RCAP_65e4fdcc019677db6f5c8469bc6d1bc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3194 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundárioLuz - Reflexão e refracçãoLuz - ÓpticaO Relatório de Estágio apresenta-se como o passo final do Estágio Pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende integrar uma pesquisa sob um tema lecionado e a descrição de todas as atividades desenvolvidas pelo Professor Estagiário e intervenções na comunidade escolar em que participou, bem como sua reflexão sobre elas. Este Relatório de Estágio é composto por cinco capítulos, referências bibliográficas e anexos. Na Introdução é apresentada uma reflexão sobre a prática educativa, referidos alguns objetivos do estágio e o conteúdo de cada capítulo. O trabalho de pesquisa efetuado na preparação das aulas referentes ao tema “Luz e Fontes de luz” lecionado no âmbito da disciplina de Física e Química do Curso Profissional de Técnicos de Análise Laboratorial é apresentado detalhadamente no Capitulo 1. No capítulo 2, são relatadas de forma sucinta todas as atividades curriculares desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2012/2013. São descritos os domínios lecionados, sua planificação, estratégias desenvolvidas, material didático elaborado e reflexão sobre as atividades pedagógicas. As atividades desenvolvidas na componente de enriquecimento e complemento curricular são descritas no Capítulo 3. Por fim, apresenta-se a Conclusão na qual se reflete sobre o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico e implicações para atividades futuras.This Training Report is presented as the final step of the supervised teaching practice encompassed in the Master in Teaching of Physics and Chemistry in the 3rd Cycle of Primary Education and Secondary Education. It aims to integrate a description of all the activities developed by the Trainee Teacher and interventions in the school community in which she has participated, as well as her reflection about them. This Report has five chapters, bibliographic references and annexes. In the Introduction a reflection on the educational practice is presented. Some training objectives and the content of each chapter are also referred to. The research work carried out in preparing the classes on "Light and Light Sources" taught within the discipline of Physical Chemistry on a Professional Course of Technics of Laboratorial Analysis is presented in detail in Chapter 1. In Chapter 2, are reported in summary form all curricular activities developed in the course of the school year 2012/2013. It also describes the domains taught, their planning, used strategies, educational material developed and reflection on the pedagogical activities. The activities developed in the enrichment and extra-curricular component are described in Chapter 3 Finally, the Conclusion chapter presents a reflection concerning the work developed during the teaching practice and implications for future activities.Amoreira, Luís José MaiaCiríaco, Maria de Lurdes FrancouBibliorumBreda, Susana Isabel da Cruz2015-04-07T10:58:08Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:41.086397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário |
title |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário |
spellingShingle |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário Breda, Susana Isabel da Cruz Luz - Reflexão e refracção Luz - Óptica |
title_short |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário |
title_full |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário |
title_fullStr |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário |
title_sort |
Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário |
author |
Breda, Susana Isabel da Cruz |
author_facet |
Breda, Susana Isabel da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amoreira, Luís José Maia Ciríaco, Maria de Lurdes Franco uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breda, Susana Isabel da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luz - Reflexão e refracção Luz - Óptica |
topic |
Luz - Reflexão e refracção Luz - Óptica |
description |
O Relatório de Estágio apresenta-se como o passo final do Estágio Pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende integrar uma pesquisa sob um tema lecionado e a descrição de todas as atividades desenvolvidas pelo Professor Estagiário e intervenções na comunidade escolar em que participou, bem como sua reflexão sobre elas. Este Relatório de Estágio é composto por cinco capítulos, referências bibliográficas e anexos. Na Introdução é apresentada uma reflexão sobre a prática educativa, referidos alguns objetivos do estágio e o conteúdo de cada capítulo. O trabalho de pesquisa efetuado na preparação das aulas referentes ao tema “Luz e Fontes de luz” lecionado no âmbito da disciplina de Física e Química do Curso Profissional de Técnicos de Análise Laboratorial é apresentado detalhadamente no Capitulo 1. No capítulo 2, são relatadas de forma sucinta todas as atividades curriculares desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2012/2013. São descritos os domínios lecionados, sua planificação, estratégias desenvolvidas, material didático elaborado e reflexão sobre as atividades pedagógicas. As atividades desenvolvidas na componente de enriquecimento e complemento curricular são descritas no Capítulo 3. Por fim, apresenta-se a Conclusão na qual se reflete sobre o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico e implicações para atividades futuras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013 2013-06-01T00:00:00Z 2015-04-07T10:58:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3194 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136343973953536 |