Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda, Susana Isabel da Cruz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3194
Resumo: O Relatório de Estágio apresenta-se como o passo final do Estágio Pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende integrar uma pesquisa sob um tema lecionado e a descrição de todas as atividades desenvolvidas pelo Professor Estagiário e intervenções na comunidade escolar em que participou, bem como sua reflexão sobre elas. Este Relatório de Estágio é composto por cinco capítulos, referências bibliográficas e anexos. Na Introdução é apresentada uma reflexão sobre a prática educativa, referidos alguns objetivos do estágio e o conteúdo de cada capítulo. O trabalho de pesquisa efetuado na preparação das aulas referentes ao tema “Luz e Fontes de luz” lecionado no âmbito da disciplina de Física e Química do Curso Profissional de Técnicos de Análise Laboratorial é apresentado detalhadamente no Capitulo 1. No capítulo 2, são relatadas de forma sucinta todas as atividades curriculares desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2012/2013. São descritos os domínios lecionados, sua planificação, estratégias desenvolvidas, material didático elaborado e reflexão sobre as atividades pedagógicas. As atividades desenvolvidas na componente de enriquecimento e complemento curricular são descritas no Capítulo 3. Por fim, apresenta-se a Conclusão na qual se reflete sobre o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico e implicações para atividades futuras.
id RCAP_65e4fdcc019677db6f5c8469bc6d1bc4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundárioLuz - Reflexão e refracçãoLuz - ÓpticaO Relatório de Estágio apresenta-se como o passo final do Estágio Pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende integrar uma pesquisa sob um tema lecionado e a descrição de todas as atividades desenvolvidas pelo Professor Estagiário e intervenções na comunidade escolar em que participou, bem como sua reflexão sobre elas. Este Relatório de Estágio é composto por cinco capítulos, referências bibliográficas e anexos. Na Introdução é apresentada uma reflexão sobre a prática educativa, referidos alguns objetivos do estágio e o conteúdo de cada capítulo. O trabalho de pesquisa efetuado na preparação das aulas referentes ao tema “Luz e Fontes de luz” lecionado no âmbito da disciplina de Física e Química do Curso Profissional de Técnicos de Análise Laboratorial é apresentado detalhadamente no Capitulo 1. No capítulo 2, são relatadas de forma sucinta todas as atividades curriculares desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2012/2013. São descritos os domínios lecionados, sua planificação, estratégias desenvolvidas, material didático elaborado e reflexão sobre as atividades pedagógicas. As atividades desenvolvidas na componente de enriquecimento e complemento curricular são descritas no Capítulo 3. Por fim, apresenta-se a Conclusão na qual se reflete sobre o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico e implicações para atividades futuras.This Training Report is presented as the final step of the supervised teaching practice encompassed in the Master in Teaching of Physics and Chemistry in the 3rd Cycle of Primary Education and Secondary Education. It aims to integrate a description of all the activities developed by the Trainee Teacher and interventions in the school community in which she has participated, as well as her reflection about them. This Report has five chapters, bibliographic references and annexes. In the Introduction a reflection on the educational practice is presented. Some training objectives and the content of each chapter are also referred to. The research work carried out in preparing the classes on "Light and Light Sources" taught within the discipline of Physical Chemistry on a Professional Course of Technics of Laboratorial Analysis is presented in detail in Chapter 1. In Chapter 2, are reported in summary form all curricular activities developed in the course of the school year 2012/2013. It also describes the domains taught, their planning, used strategies, educational material developed and reflection on the pedagogical activities. The activities developed in the enrichment and extra-curricular component are described in Chapter 3 Finally, the Conclusion chapter presents a reflection concerning the work developed during the teaching practice and implications for future activities.Amoreira, Luís José MaiaCiríaco, Maria de Lurdes FrancouBibliorumBreda, Susana Isabel da Cruz2015-04-07T10:58:08Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:41.086397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
title Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
spellingShingle Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
Breda, Susana Isabel da Cruz
Luz - Reflexão e refracção
Luz - Óptica
title_short Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
title_full Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
title_fullStr Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
title_full_unstemmed Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
title_sort Desenvolvimento de conceitos sobre luz ao nível do ensino secundário
author Breda, Susana Isabel da Cruz
author_facet Breda, Susana Isabel da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amoreira, Luís José Maia
Ciríaco, Maria de Lurdes Franco
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Breda, Susana Isabel da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Luz - Reflexão e refracção
Luz - Óptica
topic Luz - Reflexão e refracção
Luz - Óptica
description O Relatório de Estágio apresenta-se como o passo final do Estágio Pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende integrar uma pesquisa sob um tema lecionado e a descrição de todas as atividades desenvolvidas pelo Professor Estagiário e intervenções na comunidade escolar em que participou, bem como sua reflexão sobre elas. Este Relatório de Estágio é composto por cinco capítulos, referências bibliográficas e anexos. Na Introdução é apresentada uma reflexão sobre a prática educativa, referidos alguns objetivos do estágio e o conteúdo de cada capítulo. O trabalho de pesquisa efetuado na preparação das aulas referentes ao tema “Luz e Fontes de luz” lecionado no âmbito da disciplina de Física e Química do Curso Profissional de Técnicos de Análise Laboratorial é apresentado detalhadamente no Capitulo 1. No capítulo 2, são relatadas de forma sucinta todas as atividades curriculares desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2012/2013. São descritos os domínios lecionados, sua planificação, estratégias desenvolvidas, material didático elaborado e reflexão sobre as atividades pedagógicas. As atividades desenvolvidas na componente de enriquecimento e complemento curricular são descritas no Capítulo 3. Por fim, apresenta-se a Conclusão na qual se reflete sobre o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico e implicações para atividades futuras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013
2013-06-01T00:00:00Z
2015-04-07T10:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3194
url http://hdl.handle.net/10400.6/3194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136343973953536