Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Adriana Costa de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brasil, Katia Tarouquella Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8497
Resumo: Neste estudo é apresentada a revisão da produção científica dos últimos 15 anos na área de formação de profissionais da educação no contexto da violência sexual infantojuvenil. A revisão foi realizada de agosto de 2013 a dezembro de 2014 nas bases de dados virtuais CAPES Periódicos, SCIELO, ADOLEC, Forum Qualitative Social Research, Google acadêmico e Google a partir da busca por meio de 19 palavras-chaves simples ou combinadas. Ao todo foram encontradas 55 produções nos idiomas português, espanhol e inglês. A análise quanti-qualitativa do material foi feita a partir das etapas sugeridas por Bardin (2002). Políticas Públicas de educação para o enfrentamento da sexual infantojuvenil; Direitos humanos de crianças e adolescentes; Educação em sexualidade nas escolas foram os temas encontrados na análise. Conclui-se que a escola possui um papel fundamental na identificação de crianças abusadas sexualmente no âmbito doméstico ou fora dele, no entanto, os autores evidenciaram a deficiência das formações inicial e continuada recebidas pelos profissionais da educação, bem como a falta de apoio que têm provocado incertezas, apreensões, e mesmo negligência, o que não garante os direitos humanos infantojuvenis.
id RCAP_65eef503b5e74f7c66a21b7b647d475b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científicaArtigosNeste estudo é apresentada a revisão da produção científica dos últimos 15 anos na área de formação de profissionais da educação no contexto da violência sexual infantojuvenil. A revisão foi realizada de agosto de 2013 a dezembro de 2014 nas bases de dados virtuais CAPES Periódicos, SCIELO, ADOLEC, Forum Qualitative Social Research, Google acadêmico e Google a partir da busca por meio de 19 palavras-chaves simples ou combinadas. Ao todo foram encontradas 55 produções nos idiomas português, espanhol e inglês. A análise quanti-qualitativa do material foi feita a partir das etapas sugeridas por Bardin (2002). Políticas Públicas de educação para o enfrentamento da sexual infantojuvenil; Direitos humanos de crianças e adolescentes; Educação em sexualidade nas escolas foram os temas encontrados na análise. Conclui-se que a escola possui um papel fundamental na identificação de crianças abusadas sexualmente no âmbito doméstico ou fora dele, no entanto, os autores evidenciaram a deficiência das formações inicial e continuada recebidas pelos profissionais da educação, bem como a falta de apoio que têm provocado incertezas, apreensões, e mesmo negligência, o que não garante os direitos humanos infantojuvenis.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8497por1646-2335Miranda, Adriana Costa deBrasil, Katia Tarouquella Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:51.688408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica
title Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica
spellingShingle Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica
Miranda, Adriana Costa de
Artigos
title_short Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica
title_full Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica
title_fullStr Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica
title_full_unstemmed Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica
title_sort Formação de profissionais da educação na área da violência sexual infantojuvenil: apontamentos a partir da produção científica
author Miranda, Adriana Costa de
author_facet Miranda, Adriana Costa de
Brasil, Katia Tarouquella Rodrigues
author_role author
author2 Brasil, Katia Tarouquella Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Adriana Costa de
Brasil, Katia Tarouquella Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste estudo é apresentada a revisão da produção científica dos últimos 15 anos na área de formação de profissionais da educação no contexto da violência sexual infantojuvenil. A revisão foi realizada de agosto de 2013 a dezembro de 2014 nas bases de dados virtuais CAPES Periódicos, SCIELO, ADOLEC, Forum Qualitative Social Research, Google acadêmico e Google a partir da busca por meio de 19 palavras-chaves simples ou combinadas. Ao todo foram encontradas 55 produções nos idiomas português, espanhol e inglês. A análise quanti-qualitativa do material foi feita a partir das etapas sugeridas por Bardin (2002). Políticas Públicas de educação para o enfrentamento da sexual infantojuvenil; Direitos humanos de crianças e adolescentes; Educação em sexualidade nas escolas foram os temas encontrados na análise. Conclui-se que a escola possui um papel fundamental na identificação de crianças abusadas sexualmente no âmbito doméstico ou fora dele, no entanto, os autores evidenciaram a deficiência das formações inicial e continuada recebidas pelos profissionais da educação, bem como a falta de apoio que têm provocado incertezas, apreensões, e mesmo negligência, o que não garante os direitos humanos infantojuvenis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8497
url https://doi.org/10.25755/int.8497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130949491884032