Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3530
Resumo: O autor procura aprofundar o conceito de aprender, colocando-lhe a origem no corpo activo e emocionado do bebé, descobrindo o mundo através do corpo activo e emocionado da mãe. Sobre estes aprenderes ou distinções fundadoras, podem construir-se os aprenderes eruditos, menos emocionados, se forem criadas pelo educador as condições de acolhimento, suporte, contenção, organização e estimulação ajustados às necessidades do aprendiz. O autor procura definir, por fim, o que caracterizará um bom educador e uma boa caminhada educativa. Palavras-chave: Serge Lebovici, aprenderes fundadores, aprenderes eruditos, aprenderes emocionados, dificuldades no aprender.
id RCAP_65f02265df285b0dd56d9c7920838ff4
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversárioO autor procura aprofundar o conceito de aprender, colocando-lhe a origem no corpo activo e emocionado do bebé, descobrindo o mundo através do corpo activo e emocionado da mãe. Sobre estes aprenderes ou distinções fundadoras, podem construir-se os aprenderes eruditos, menos emocionados, se forem criadas pelo educador as condições de acolhimento, suporte, contenção, organização e estimulação ajustados às necessidades do aprendiz. O autor procura definir, por fim, o que caracterizará um bom educador e uma boa caminhada educativa. Palavras-chave: Serge Lebovici, aprenderes fundadores, aprenderes eruditos, aprenderes emocionados, dificuldades no aprender.RESUME------L’auteur essaie d’approfondir le concept d’apprendre, et trouve son origine dans le corps actif et emo - tioné du bébé, decouvrant le monde tI travers le corps actif et emotioné de sa mère. Sur ces apprendres ou distinctions fondamentales peuvent être construits des apprendres érudits, moins emotionés, si I’éducateur arrive A créer des conditions d’accueil, d’appui, de contention, d’organisation et de stimulation adéquates aux besoins de l’apprenti. L’auteur cherche, finalement, & définir les carácteristiques d’un bon éducateur et d’un bon cheminement éducatif. Mots-clés: Serge Lebovici, apprendres fondateurs, apprendres érudits, apprendres emotionés, difficultés dans l’apprendre.ABSTRACT------The author tries to deepen the concept of learning, putting its roots in the baby’s body, active and emotionally charged, discovering the mother’s body, also active and emotionally charged. Upon these founding learnings and distinctions, can be built erudite learnings, less emotionally charged, if the educator manages to create conditions of recepti - vity, support, containment, organisation and stimulation, well adjusted to the apprentice’s needs. Finally, the author tries both to define the characteristics of the good educator and of the good educatio - na1 process. Key-words: Serge Lebovici, founding leamings, erudite learnings, emotional leamings, difficulties on learning.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPASalgueiro, Emílio Eduardo Guerra2015-04-10T17:50:24Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3530porAnálise Psicológica, 14(1), 53-590870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:22Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:25.826433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
title Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
spellingShingle Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
title_short Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
title_full Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
title_fullStr Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
title_full_unstemmed Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
title_sort Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
author Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
author_facet Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
description O autor procura aprofundar o conceito de aprender, colocando-lhe a origem no corpo activo e emocionado do bebé, descobrindo o mundo através do corpo activo e emocionado da mãe. Sobre estes aprenderes ou distinções fundadoras, podem construir-se os aprenderes eruditos, menos emocionados, se forem criadas pelo educador as condições de acolhimento, suporte, contenção, organização e estimulação ajustados às necessidades do aprendiz. O autor procura definir, por fim, o que caracterizará um bom educador e uma boa caminhada educativa. Palavras-chave: Serge Lebovici, aprenderes fundadores, aprenderes eruditos, aprenderes emocionados, dificuldades no aprender.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01T00:00:00Z
1996-01-01T00:00:00Z
2015-04-10T17:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3530
url http://hdl.handle.net/10400.12/3530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 14(1), 53-59
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130075352793088