Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3530 |
Resumo: | O autor procura aprofundar o conceito de aprender, colocando-lhe a origem no corpo activo e emocionado do bebé, descobrindo o mundo através do corpo activo e emocionado da mãe. Sobre estes aprenderes ou distinções fundadoras, podem construir-se os aprenderes eruditos, menos emocionados, se forem criadas pelo educador as condições de acolhimento, suporte, contenção, organização e estimulação ajustados às necessidades do aprendiz. O autor procura definir, por fim, o que caracterizará um bom educador e uma boa caminhada educativa. Palavras-chave: Serge Lebovici, aprenderes fundadores, aprenderes eruditos, aprenderes emocionados, dificuldades no aprender. |
id |
RCAP_65f02265df285b0dd56d9c7920838ff4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3530 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversárioO autor procura aprofundar o conceito de aprender, colocando-lhe a origem no corpo activo e emocionado do bebé, descobrindo o mundo através do corpo activo e emocionado da mãe. Sobre estes aprenderes ou distinções fundadoras, podem construir-se os aprenderes eruditos, menos emocionados, se forem criadas pelo educador as condições de acolhimento, suporte, contenção, organização e estimulação ajustados às necessidades do aprendiz. O autor procura definir, por fim, o que caracterizará um bom educador e uma boa caminhada educativa. Palavras-chave: Serge Lebovici, aprenderes fundadores, aprenderes eruditos, aprenderes emocionados, dificuldades no aprender.RESUME------L’auteur essaie d’approfondir le concept d’apprendre, et trouve son origine dans le corps actif et emo - tioné du bébé, decouvrant le monde tI travers le corps actif et emotioné de sa mère. Sur ces apprendres ou distinctions fondamentales peuvent être construits des apprendres érudits, moins emotionés, si I’éducateur arrive A créer des conditions d’accueil, d’appui, de contention, d’organisation et de stimulation adéquates aux besoins de l’apprenti. L’auteur cherche, finalement, & définir les carácteristiques d’un bon éducateur et d’un bon cheminement éducatif. Mots-clés: Serge Lebovici, apprendres fondateurs, apprendres érudits, apprendres emotionés, difficultés dans l’apprendre.ABSTRACT------The author tries to deepen the concept of learning, putting its roots in the baby’s body, active and emotionally charged, discovering the mother’s body, also active and emotionally charged. Upon these founding learnings and distinctions, can be built erudite learnings, less emotionally charged, if the educator manages to create conditions of recepti - vity, support, containment, organisation and stimulation, well adjusted to the apprentice’s needs. Finally, the author tries both to define the characteristics of the good educator and of the good educatio - na1 process. Key-words: Serge Lebovici, founding leamings, erudite learnings, emotional leamings, difficulties on learning.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPASalgueiro, Emílio Eduardo Guerra2015-04-10T17:50:24Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3530porAnálise Psicológica, 14(1), 53-590870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:22Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:25.826433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário |
title |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário |
spellingShingle |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra |
title_short |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário |
title_full |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário |
title_fullStr |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário |
title_full_unstemmed |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário |
title_sort |
Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário |
author |
Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra |
author_facet |
Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra |
description |
O autor procura aprofundar o conceito de aprender, colocando-lhe a origem no corpo activo e emocionado do bebé, descobrindo o mundo através do corpo activo e emocionado da mãe. Sobre estes aprenderes ou distinções fundadoras, podem construir-se os aprenderes eruditos, menos emocionados, se forem criadas pelo educador as condições de acolhimento, suporte, contenção, organização e estimulação ajustados às necessidades do aprendiz. O autor procura definir, por fim, o que caracterizará um bom educador e uma boa caminhada educativa. Palavras-chave: Serge Lebovici, aprenderes fundadores, aprenderes eruditos, aprenderes emocionados, dificuldades no aprender. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-01-01T00:00:00Z 1996-01-01T00:00:00Z 2015-04-10T17:50:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 14(1), 53-59 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130075352793088 |