Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anágua, Ana Sofia da Cunha Brito Costa Bexiga, 1983-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15994
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_65f82dafc5c805421196b98ee48e57b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela PeriódicaEnsino-aprendizagemTabela periódicaDesenvolvimento de competênciasEducação em ciênciaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014Este trabalho tem como finalidade conhecer as potencialidades educativas do uso de visualizações na temática “Classificação dos Materiais”, mais concretamente no tópico Tabela Periódica dos Elementos, inserido na unidade “Viver melhor na Terra” das Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais. Mais especificamente pretende-se conhecer as aprendizagens realizadas pelos alunos, as dificuldades sentidas e a avaliação que fazem do uso de visualizações na temática “Classificação dos Materiais”. A intervenção decorreu numa turma de 9.º ano, constituída por 30 alunos, dos quais treze são raparigas e dezassete são rapazes, com uma média de idades de catorze anos, duma escola do concelho de Almada. A intervenção decorreu ao longo de cinco semanas e, como tal, foram planificadas e lecionadas quatro aulas de 90 minutos, e cinco aulas de 45 minutos. Utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa e a recolha de dados foi feita recorrendo a documentos escritos, notas de campo, gravações vídeo das aulas e entrevistas em grupo focado. Os resultados obtidos neste trabalho tornaram evidentes as potencialidades do uso de visualizações, nomeadamente no que diz respeito às aprendizagens realizadas pelos alunos e à sua avaliação. Os alunos sentiram algumas dificuldades no uso de visualizações que se manifestaram ao nível da interpretação da informação e da representação simbólica. Os resultados obtidos permitem perceber ainda que o uso de visualizações foi do agrado dos alunos e motivante para a sua aprendizagem.The main purpose of this study is to know the education potential of using visualizations on the theme “Materials Classification”, specifically on the topic Periodic Table of the Elements, inserted on the subunit “Live better on Earth” pointed out in the Curricular Guidelines. The aim is thus to know the pupils’ learning, their difficulties when working with the visualizations and their evaluation about its’ use during the classes about the theme “Materials Classification”. The work was conducted in a 9th grade class, involving thirty pupils, thirteen males and seventeen females, with an average age of fourteen years old, from a school in Almada. During this intervention were taught four time-blocks of 90 minutes, and five of 45 minutes. It was used a methodology based in qualitative research and data collection was done using written documents, field notes, video recordings and group interviews. The results revealed the potential of using visualizations, particularly with regard to pupils learning’s and to their evaluation. Pupils felt some difficulties when working with the visualizations that manifest itself through information interpretation and symbolic representation. The results also allowed the understanding that pupils liked visualizations and it was motivating to their learning.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaAnágua, Ana Sofia da Cunha Brito Costa Bexiga, 1983-2015-02-11T17:32:10Z20142014-06-172014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15994TID:201405300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:16.544116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
title Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
spellingShingle Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
Anágua, Ana Sofia da Cunha Brito Costa Bexiga, 1983-
Ensino-aprendizagem
Tabela periódica
Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
title_full Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
title_fullStr Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
title_full_unstemmed Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
title_sort Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
author Anágua, Ana Sofia da Cunha Brito Costa Bexiga, 1983-
author_facet Anágua, Ana Sofia da Cunha Brito Costa Bexiga, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Anágua, Ana Sofia da Cunha Brito Costa Bexiga, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Tabela periódica
Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Ensino-aprendizagem
Tabela periódica
Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-06-17
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-11T17:32:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15994
TID:201405300
url http://hdl.handle.net/10451/15994
identifier_str_mv TID:201405300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134270238752768