Promover a imunidade de grupo para o Vírus do Papiloma Humano nos adolescentes :
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45570 |
Resumo: | O Vírus Papiloma Humano (HPV) é o vírus de transmissão sexual mais difundido e comum, em ambos os sexos, a nível mundial, sendo responsável por vários tipos de cancro (4,5% dos cancros, dos quais 8,6% na mulher e 0,8% no homem). A vacina contra o HPV é a melhor estratégia de prevenção primária, enquanto método de longa duração (Comissão de Vacinas da SPP e SIP, 2020). Em Portugal, a vacina é administrada desde 2008, no sexo feminino. Entrou em outubro de 2020 no Programa Nacional de Vacinação (PNV) para o sexo masculino, a partir dos nascidos desde 2009 (Despacho nº 1234/2019). Foi desenvolvido e implementado um projeto de intervenção comunitária, com a finalidade de promover a adesão à vacina contra o HPV e a compreensão da sua importância pelos adolescentes, inscritos numa Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), e familiares que os acompanham. A população alvo foram os adolescentes da UCSP, com idade para a realização da vacina. Obteve-se uma amostra não probabilística e intencional dos não vacinados, ou com o esquema vacinal incompleto, de acordo com os critérios de inclusão definidos, perfazendo um total de 136 adolescentes, 71 do sexo masculino e 65 do sexo feminino. Para o diagnóstico de situação, foram colhidos e analisados os dados através da plataforma VACINAS, SClinco e RNU. A metodologia utilizada foi a do Planeamento em Saúde e o referencial teórico o Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender (1996). As estratégias utilizadas foram as seguintes: acessibilidade aos cuidados de saúde; educação para a saúde (EpS); literacia em saúde; empowerment e capacitação dos profissionais de saúde. Para as sessões de EpS aos adolescentes, foram criados instrumentos adaptados, informativos e compreensíveis. A avaliação, segundo os indicadores de resultado, demonstra que existiu impacto, percetível pelas taxas de adesão à vacinação, aumento das taxas de cobertura vacinal e aumento na literacia em vacinação. Conclui-se que o projeto contribuiu para melhorar as taxas de imunidade de grupo (prevenção primária) e para que os jovens/famílias fiquem mais capacitados para usar a informação em saúde de modo empoderado (promoção da saúde). |
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Promover a imunidade de grupo para o Vírus do Papiloma Humano nos adolescentes :Intervenção de enfermagem comunitáriaEnfermagem em saúde comunitáriaAdolescenteLiteracia em saúdePromoção da saúdeVacinaçãoPapillomaviridaeO Vírus Papiloma Humano (HPV) é o vírus de transmissão sexual mais difundido e comum, em ambos os sexos, a nível mundial, sendo responsável por vários tipos de cancro (4,5% dos cancros, dos quais 8,6% na mulher e 0,8% no homem). A vacina contra o HPV é a melhor estratégia de prevenção primária, enquanto método de longa duração (Comissão de Vacinas da SPP e SIP, 2020). Em Portugal, a vacina é administrada desde 2008, no sexo feminino. Entrou em outubro de 2020 no Programa Nacional de Vacinação (PNV) para o sexo masculino, a partir dos nascidos desde 2009 (Despacho nº 1234/2019). Foi desenvolvido e implementado um projeto de intervenção comunitária, com a finalidade de promover a adesão à vacina contra o HPV e a compreensão da sua importância pelos adolescentes, inscritos numa Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), e familiares que os acompanham. A população alvo foram os adolescentes da UCSP, com idade para a realização da vacina. Obteve-se uma amostra não probabilística e intencional dos não vacinados, ou com o esquema vacinal incompleto, de acordo com os critérios de inclusão definidos, perfazendo um total de 136 adolescentes, 71 do sexo masculino e 65 do sexo feminino. Para o diagnóstico de situação, foram colhidos e analisados os dados através da plataforma VACINAS, SClinco e RNU. A metodologia utilizada foi a do Planeamento em Saúde e o referencial teórico o Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender (1996). As estratégias utilizadas foram as seguintes: acessibilidade aos cuidados de saúde; educação para a saúde (EpS); literacia em saúde; empowerment e capacitação dos profissionais de saúde. Para as sessões de EpS aos adolescentes, foram criados instrumentos adaptados, informativos e compreensíveis. A avaliação, segundo os indicadores de resultado, demonstra que existiu impacto, percetível pelas taxas de adesão à vacinação, aumento das taxas de cobertura vacinal e aumento na literacia em vacinação. Conclui-se que o projeto contribuiu para melhorar as taxas de imunidade de grupo (prevenção primária) e para que os jovens/famílias fiquem mais capacitados para usar a informação em saúde de modo empoderado (promoção da saúde).Human Papilloma Virus (HPV) is the most widespread and common sexually transmitted virus in both sexes worlwide and it is responsible for several types of cancer (4,5% of cancer, of wich 8,6% in women nd 0,8% in men). The HPV vaccine is the best primary prevention strategy, as a long-term method (SPP and SIP Vaccine Commision, 2020). In Portugal, the vaccine has been administered since 2008, in females. In October 2020, the vaccine entered in the National Vaccination Program for males, from those who were born since 2009 (Despacho nº 1234/2019). This community intervention project was developed and implemented, with the purpose of promoting adherence to the HPV vaccine and the understanding of its importance by adolescents enrolled in a Personalized Health Care Unit (UCSP) and family members, who accompany them. The target population was adolescents from UCSP, aged for the vaccine. A non-probabilistic and intentional sample was obtained from those who were not vaccinated, or with an incomplete vaccination schedule, according to the defined inclusion criteria, making a total of 136 adolescents, 71 males and 65 females. For the diagnostic of the situation, data were collected and analysed using the VACINAS, SClinico and RNU platform. The methodology used was Health Planning and for nursing theoretical framework the Health Promotion Model by Nola Pender (1996). The strategies used were: accessibility to health care; health education; health literacy; empowerment and training of health care professionals. For health education sessions for adolescents, informative and understandable instruments were created and adapted. The evaluation, according to the outcome indicators, shows that there was an impact, perceived by the rates of adherence to vaccination, as well as an increase in vaccination coverage rates and increase in vaccination literacy. The findings show that the project contributes to improving the group immunity rates (primary prevention) and so that adolescents/families are better ables to use health information in an empowered way (health promotion).Bacatum, ClaudiaRepositório ComumLeitão, Ana Maria de Sousa2023-07-19T13:02:45Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45570TID:203321642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T07:15:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:35:05.669884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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