Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10308 |
Resumo: | Com este trabalho pretendemos demonstrar em forma de relato, os impasses que emergiram no quotidiano do fluir das aprendizagens, sobretudo aqueles referentes ao carácter motivacional dos alunos e a gestão pedagógica docente tendo em atenção o cumprimento do programa e a preocupação do pleno desenvolvimento do indivíduo. Refletimos aqui questões mais gerais da pedagogia e não aspectos particulares do ensino, optando assim por dois autores: Quintana Cabanas, que nos disponibilizou em Pedagogia Estética, as suas reflexões sobre o ensino da artes e Humberto Maturana, que na sua Biologia do Conhecimento, aborda como o ser humana opera, aprende, constrói conhecimento e se desenvolve. Com base teórica neste quadro, construímos aqui uma experiência solidamente informada e demonstramos o nosso envolvimento no coletivo docente. É a sucessiva operacionalização e sistematização das nossas práticas, apoiadas na teorização daqueles autores, realizados ao longo do ano letivo, que aqui integramos no nosso quadro de referência para a ação, centrados essencialmente na elaboração da narrativa do modo como superámos os impasses ocorridos ao longo do percurso da nossa aprendizagem. |
id |
RCAP_66135ca6a627fc0d1d008b9b09b85158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, PortugalEnsino das Artes VisuaisAprendizagemPedagogiaEducaçãoArteCom este trabalho pretendemos demonstrar em forma de relato, os impasses que emergiram no quotidiano do fluir das aprendizagens, sobretudo aqueles referentes ao carácter motivacional dos alunos e a gestão pedagógica docente tendo em atenção o cumprimento do programa e a preocupação do pleno desenvolvimento do indivíduo. Refletimos aqui questões mais gerais da pedagogia e não aspectos particulares do ensino, optando assim por dois autores: Quintana Cabanas, que nos disponibilizou em Pedagogia Estética, as suas reflexões sobre o ensino da artes e Humberto Maturana, que na sua Biologia do Conhecimento, aborda como o ser humana opera, aprende, constrói conhecimento e se desenvolve. Com base teórica neste quadro, construímos aqui uma experiência solidamente informada e demonstramos o nosso envolvimento no coletivo docente. É a sucessiva operacionalização e sistematização das nossas práticas, apoiadas na teorização daqueles autores, realizados ao longo do ano letivo, que aqui integramos no nosso quadro de referência para a ação, centrados essencialmente na elaboração da narrativa do modo como superámos os impasses ocorridos ao longo do percurso da nossa aprendizagem.Fernandes, RosaMonteiro, Helena MariaRepositório ComumPeixoto, Eva2015-12-01T13:09:16Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10308201124700pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:03.099974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal |
title |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal |
spellingShingle |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal Peixoto, Eva Ensino das Artes Visuais Aprendizagem Pedagogia Educação Arte |
title_short |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal |
title_full |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal |
title_fullStr |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal |
title_sort |
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal |
author |
Peixoto, Eva |
author_facet |
Peixoto, Eva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Rosa Monteiro, Helena Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Eva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das Artes Visuais Aprendizagem Pedagogia Educação Arte |
topic |
Ensino das Artes Visuais Aprendizagem Pedagogia Educação Arte |
description |
Com este trabalho pretendemos demonstrar em forma de relato, os impasses que emergiram no quotidiano do fluir das aprendizagens, sobretudo aqueles referentes ao carácter motivacional dos alunos e a gestão pedagógica docente tendo em atenção o cumprimento do programa e a preocupação do pleno desenvolvimento do indivíduo. Refletimos aqui questões mais gerais da pedagogia e não aspectos particulares do ensino, optando assim por dois autores: Quintana Cabanas, que nos disponibilizou em Pedagogia Estética, as suas reflexões sobre o ensino da artes e Humberto Maturana, que na sua Biologia do Conhecimento, aborda como o ser humana opera, aprende, constrói conhecimento e se desenvolve. Com base teórica neste quadro, construímos aqui uma experiência solidamente informada e demonstramos o nosso envolvimento no coletivo docente. É a sucessiva operacionalização e sistematização das nossas práticas, apoiadas na teorização daqueles autores, realizados ao longo do ano letivo, que aqui integramos no nosso quadro de referência para a ação, centrados essencialmente na elaboração da narrativa do modo como superámos os impasses ocorridos ao longo do percurso da nossa aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2015-12-01T13:09:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10308 201124700 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10308 |
identifier_str_mv |
201124700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129998046527488 |