Os olhos também ouvem: Sistema de geração de imagens de acordo com texto e som para álbuns de música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/87946 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Os olhos também ouvem: Sistema de geração de imagens de acordo com texto e som para álbuns de músicaThe eyes also listen: Image generation system for music albums based on text and sounddesign generativodesign de somdesign gráficoProcessingPure Datagenerative designsound designgraphic designProcessingPure DataDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEsta dissertação pretende compreender o papel do design e da multimédia na música, explorando a questão: Como pode um só sistema unificar um álbum de música em todos os seus materiais estáticos e dinâmicos, e até eventos, num só vocabulário visual, enaltecendo os aspectos que se consideram mais importantes numa música — a mensagem da letra e as emoções contidas no som — de modo a contribuir para uma melhor interpretação? Nos últimos 20 anos o universo da música tem sofrido grandes mudanças devido a vários factores. A crescente facilidade de acesso a computadores pessoais, a migração destes computadores para outros tipos de dispositivos móveis, o crescimento da Internet, o surgimento das redes sociais e o aparecimento do streaming são alguns dos principais fenómenos que tiveram impacto na evolução da música. Não tem sido fácil para artistas, editoras, rádios e outros profissionais ligados à área, acompanhar todas estas mudanças. A possibilidade de gravar, misturar e masterizar músicas no próprio computador em casa, com qualidade aceitável sem ter de recorrer a um estúdio profissional, fez com que o número de artistas crescesse de forma rápida. Além disso, a Internet, mais propriamente as redes sociais, permitiu que estes artistas se promovessem sem terem de recorrer a editoras ou a rádios. O surgimento do streaming fez com que todo o negócio da música sofresse uma significativa revolução, levando a que um grande número de pessoas deixasse de comprar discos e de ouvir rádio para ouvir música nestas plataformas, sem custos e com possibilidade de escolha. Por outro lado, permitiu que mais artistas alcançassem uma maior quantidade de pessoas e tenham possibilidade de ganhar popularidade, sem terem de recorrer a editoras ou a rádios. No entanto, existem hoje, por diversos motivos, muitos mais one hit wonders — artistas que alcançam a fama apenas com um single de sucesso, voltando, posteriormente, à obscuridade. As plataformas de streaming suscitaram um crescimento das chamadas playlists (que inserem músicas isoladas, perdendo o seu contexto no álbum em que cada uma se insere). Além disso, muitos artistas deixaram de trabalhar sob o conceito de álbum e passaram a trabalhar apenas com singles lançados isoladamente nas plataformas online. Um álbum de música é um conjunto de músicas integradas numa determinada narrativa que pode existir na sonoridade, nos conteúdos das letras, na imagem gráfica ou simplesmente na cronologia da criação das faixas. Todos estes fenómenos estão a levar a que os artistas que ainda defendem o conceito de álbum e dos objectos físicos a ele associados pensem em formas diferentes de fazer com que a sua música chegue às pessoas e as faça comprá-la. Um fenómeno que ajudou muito neste processo foi o crescimento das vendas dos vinis desde 20071, com especial destaque para o ano de 2016, que foi o ano de maior crescimento das suas vendas desde 19912. Muitos artistas passaram a investir em álbuns em formatos físicos para colecção, com estratégias de imagem gráfica interactiva que colocam o ouvinte numa posição activa e o inserem, de alguma forma, na mensagem presente no álbum. Alguns artistas têm investido em álbuns estritamente digitais, em diversos formatos, tais como websites interactivos, visual albums, etc.. Outros artistas, ainda, optam por desenvolver imagens gráficas que unem tudo o que está relacionado com o álbum, tanto na componente física como na digital: objectos físicos (CD, vinil, etc.), diferentes materiais de promoção de concertos, materiais de divulgação do álbum, efeitos visuais dos concertos, videoclipes, etc.. O foco desta dissertação baseia-se na relação entre texto, som e imagem. A ideia de relacionar o texto e som de uma música com a imagem, deu origem ao desenvolvimento de um sistema de geração de imagens quese baseiam em letras de músicas e que são modeladas de acordo com o som. Isto faz com que exista uma ligação directa entre os três componentes. São exploradas formas de gerar ilustrações (imagem) a partir de letras de músicas (texto) e modelá-las de acordo com características sonoras da música (som), com o objectivo de demonstrar visualmente as mensagense emoções da música. Estruturam-se estas tarefas num sistema cujo output pode ser utilizado em formato estático, como, por exemplo, numa imagem gráfica de um álbum, ou dinâmico, como, por exemplo, num videoclipe ou nos efeitos visuais de um concerto. Todo este processo tem como finalidade unir, a partir de um único sistema, todos os objectos e eventos associados a um álbum de música, atribuindo uma identidade gráfica que transpareça as suas mensagens e emoções. Pretende-se que esta abordagem sustente o conceito de álbum como um todo que abrange todos os materiais e eventos associados a um conjunto de músicas.Music albums are often seen as a set of unrelated pieces rather than presenting themselves with an identity of their own. Since the beginning of the music industry there have been several paradigm shifts in design and marketing, which have coincided with the emergence and prevalence of new technologies, extending to the relationship between music albums and related concerts. In the past 20 years these changes have intensified in such a way that it has become difficult for the various members of the music industry and live music to keep up with them. This dissertation proposes a new approach for the unification of all materials and events associated to a music album out of a single system. This system creates a relationship between the areas of design, multimedia and music and produces static and animated images based on the lyrics and the sound present in the songs of an album. With the static output, it is possible to develop a graphic image for the album. The system’s animated output is able to create video clips and visual effects for the concerts related to the same album. This system allows the graphic cohesion between all the materials and events that integrate an album, highlighting the two elements that are considered most important in a song: the lyrics, which carries the message of the artist, and the sound, which transmits emotions to the message. In the final part of this document it is shown some possibilities for the application of the system in the creation of a graphic image for a music album and the visual effects for its related concerts.2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/87946http://hdl.handle.net/10316/87946TID:202307239porCruz, Miguel Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-18T11:47:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/87946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:08:45.552434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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