O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smaniotto Costa, Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Solipa Batista, Joana, Menezes, Marluci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23961
Resumo: Esta contribuição, assente no Projeto Europeu XXX, adereça a co-criação de espaços públicos abertos e placemaking pela perspetiva dos adolescentes, analisando as suas práticas e necessidades espaciais e as ideias co-produzidas para um espaço público sensível aos adolescentes. Os resultados do Projeto têm de ser considerados face ao contexto atual de pandemia pelo SARS-CoV-2, que tem desafiado a continuidade do espaço urbano, do placemaking e da investigação. Agora, mais do que nunca, é fundamental desenvolver estratégias para espaços públicos inclusivos e responsivos. Os objetivos deste artigo são: 1) introduzir a dinâmica e conhecimento adquirido num estudo de caso em Lisboa, enquadrado por um Projeto de investigação; 2) apresentar uma revisão da literatura relacionada com o planeamento urbano, especialmente sobre a produção e uso do espaço público, no contexto de pandemia global; 3) e refletir sobre os desafios ontológicos e metodológicos que assolam o placemaking, assim como da necessidade de promover abordagens colaborativas.
id RCAP_663f26da5348367d874dcac1a90e09ae
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em LisboaPlaneamento de espaços públicosProcessos cocriativosAdolescentesPandemia de SARS-CoV-2Desafios do placemakingEsta contribuição, assente no Projeto Europeu XXX, adereça a co-criação de espaços públicos abertos e placemaking pela perspetiva dos adolescentes, analisando as suas práticas e necessidades espaciais e as ideias co-produzidas para um espaço público sensível aos adolescentes. Os resultados do Projeto têm de ser considerados face ao contexto atual de pandemia pelo SARS-CoV-2, que tem desafiado a continuidade do espaço urbano, do placemaking e da investigação. Agora, mais do que nunca, é fundamental desenvolver estratégias para espaços públicos inclusivos e responsivos. Os objetivos deste artigo são: 1) introduzir a dinâmica e conhecimento adquirido num estudo de caso em Lisboa, enquadrado por um Projeto de investigação; 2) apresentar uma revisão da literatura relacionada com o planeamento urbano, especialmente sobre a produção e uso do espaço público, no contexto de pandemia global; 3) e refletir sobre os desafios ontológicos e metodológicos que assolam o placemaking, assim como da necessidade de promover abordagens colaborativas.DINÂMIA'CET-Iscte2022-01-07T12:50:25Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23961por2182-303010.15847/cct.22456Smaniotto Costa, CarlosSolipa Batista, JoanaMenezes, Marluciinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:59.620064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa
title O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa
spellingShingle O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa
Smaniotto Costa, Carlos
Planeamento de espaços públicos
Processos cocriativos
Adolescentes
Pandemia de SARS-CoV-2
Desafios do placemaking
title_short O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa
title_full O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa
title_fullStr O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa
title_full_unstemmed O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa
title_sort O que acontece quando adolescentes raciocinam sobre espaços públicos? Lições aprendidas com a cocriação em Lisboa
author Smaniotto Costa, Carlos
author_facet Smaniotto Costa, Carlos
Solipa Batista, Joana
Menezes, Marluci
author_role author
author2 Solipa Batista, Joana
Menezes, Marluci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smaniotto Costa, Carlos
Solipa Batista, Joana
Menezes, Marluci
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento de espaços públicos
Processos cocriativos
Adolescentes
Pandemia de SARS-CoV-2
Desafios do placemaking
topic Planeamento de espaços públicos
Processos cocriativos
Adolescentes
Pandemia de SARS-CoV-2
Desafios do placemaking
description Esta contribuição, assente no Projeto Europeu XXX, adereça a co-criação de espaços públicos abertos e placemaking pela perspetiva dos adolescentes, analisando as suas práticas e necessidades espaciais e as ideias co-produzidas para um espaço público sensível aos adolescentes. Os resultados do Projeto têm de ser considerados face ao contexto atual de pandemia pelo SARS-CoV-2, que tem desafiado a continuidade do espaço urbano, do placemaking e da investigação. Agora, mais do que nunca, é fundamental desenvolver estratégias para espaços públicos inclusivos e responsivos. Os objetivos deste artigo são: 1) introduzir a dinâmica e conhecimento adquirido num estudo de caso em Lisboa, enquadrado por um Projeto de investigação; 2) apresentar uma revisão da literatura relacionada com o planeamento urbano, especialmente sobre a produção e uso do espaço público, no contexto de pandemia global; 3) e refletir sobre os desafios ontológicos e metodológicos que assolam o placemaking, assim como da necessidade de promover abordagens colaborativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-01-07T12:50:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/23961
url http://hdl.handle.net/10071/23961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-3030
10.15847/cct.22456
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DINÂMIA'CET-Iscte
publisher.none.fl_str_mv DINÂMIA'CET-Iscte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134862109573120