Confrarias da Misericórdia. Dinâmicas artísticas do Minho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/confrarias-da-misericordia-dinamicas-artisticas-do-minho |
Resumo: | <p>O presente artigo debruça-se sobre as confrarias da Misericórdia do Minho, assumindo como estudos de caso as Misericórdias de cinco concelhos do Vale do Lima – Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, o concelho de fronteira entre os Vales do Lima e Minho, Viana do Castelo e, ainda, o concelho de Caminha. O estudo percorre o território geográfico retratando, sucintamente, os diferentes níveis de desenvolvimento económico e a sua tradução na estrutura social de cada núcleo com reflexos directos na política assistencial das Misericórdias. Considerou-se os eixos periféricos, mais rurais como Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, colocando-se Ponte de Lima num eixo de transição entre o interior e o litoral e os dois territórios Atlânticos – Viana do Castelo e Caminha. Para a análise interpretativa do tema privilegiaram-se cinco factores, percorridos de forma a explicitar as condicionantes por detrás das dinâmicas artísticas que caracterizaram as Misericórdias em estudo desde a sua fundação: 1 – Protecção e patrocínio régio; 2 – Ascensão e reforço do prestígio social; 3 – Afirmação da elite local – acção dos provedores; 4 – Processos construtivos; 5 – Artistas: 5.1 A presença dos mestres Galegos; 5.2 O Circuito das elites.</p> |
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