Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Filipe da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30138
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_664b93e74c547c21eaa7a91bbbb62034
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015FeedbackPrática pedagógicaFormação de professoresEnsino da educação físicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico levado a cabo na Escola Secundária Infanta Dona Maria representou a oportunidade de consolidar e desenvolver novos conhecimentos e competências ao nível da prática do ensino da Educação Física, alguns deles transversais a outros domínios de intervenção. A produção orientada de documentos de planeamento, realização e avaliação do ensino, devidamente enquadrados com as particularidades do contexto, assumiram, a par da autorreflexão e reflexão partilhada, especial importância ao longo deste percurso, traduzindo-se na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Ser-se professor exige uma postura ativa e contínua de reflexão acerca das próprias práticas pedagógicas e dos resultados do ensino, sendo os objetivos a perseguir centrados no progresso/sucesso dos alunos. Assumindo que a melhoria da qualidade do ensino promove o sucesso educativo, a investigação conduzida no âmbito do feedback prestado pelo professor durante as aulas, tendente a apontar caminhos de melhoria da sua intervenção, encontra aí a sua justificação. The pedagogical internship at the Secondary School of Infanta Dona Maria (Coimbra, Portugal) represented an opportunity to consolidate and develop new skills related with the practice of Physical Education, some of which cross with other fields of intervention. The oriented production of planning documents, accomplishment and evaluation of various exercises, carefully framed within the particularities of the teaching context, in addition with self and hetero-reflection, assumed special importance throughout this internship, resulting in an increase of the quality of the teaching and learning methods. Being a teacher requires an active role and a continuous reflection on the own pedagogical practices and teaching results. The main objective is focus on the continuous progress and success of the students. Assuming that an increase of the teaching quality promotes educational success, the investigation lead by the “feedback” observed by the teacher (instructor) along the various lessons, tends to point improvements, finding there its own justification (purpose).2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30138http://hdl.handle.net/10316/30138TID:201342219porCosta, A. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Costa, André Filipe da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:15.461884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
spellingShingle Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
Costa, André Filipe da Silva
Feedback
Prática pedagógica
Formação de professores
Ensino da educação física
title_short Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title_full Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title_fullStr Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title_sort Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
author Costa, André Filipe da Silva
author_facet Costa, André Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback
Prática pedagógica
Formação de professores
Ensino da educação física
topic Feedback
Prática pedagógica
Formação de professores
Ensino da educação física
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30138
http://hdl.handle.net/10316/30138
TID:201342219
url http://hdl.handle.net/10316/30138
identifier_str_mv TID:201342219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, A. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663980421120