Modelação do escoamento em pavimentos rodoviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trepado, André Miguel Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10264
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil Construção
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spelling Modelação do escoamento em pavimentos rodoviáriosHidroplanagemModelação do escoamentoLeis de resistênciaMétodo das diferenças finitasEscoamento laminarEscoamento turbulentoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil ConstruçãoA segurança rodoviária é uma preocupação constante das entidades de administração rodoviária pelo impacto social e económico que tem na sociedade. A presença de água no pavimento é um factor importante na sinistralidade rodoviária, quer pela redução da aderência pneu-pavimento quer pela possibilidade de ocorrência de hidroplanagem. Para a definição da possibilidade de ocorrência de hidroplanagem é fundamental o conhecimento do escoamento superficial sobre o pavimento. Existem vários métodos de determinação da espessura da lâmina de água, contudo os resultados variam bastante entre as várias metodologias apresentados pelos respectivos autores. Pretende-se neste trabalho complementar a ferramenta de análise da possibilidade de ocorrência de hidroplanagem desenvolvida na dissertação de mestrado de André Soares com uma análise hidráulica do escoamento superficial. O objectivo principal é modelar o escoamento numericamente, aplicando o método das diferenças finitas às equações de Saint-Venant escritas a uma dimensão, e testar diversas leis de resistência. Na modelação considera-se que a precipitação tem uma duração bastante superior ao tempo de concentração da bacia em estudo. As leis de resistência analisadas neste documento são: a lei de Hagen-Poiseuille, considerando o escoamento laminar, e as leis de Colebrook-White e Manning-Strickler para escoamento turbulento. A adequabilidade de cada lei será analisada e por fim comparar-se-ão os resultados obtidos das diferentes leis de resistência. Concluiu-se que da utilização de leis de resistência com formulação teórica, Hagen-Poiseuille e Colebrook-White, resultam valores de espessuras de lâmina de água bastante inferiores comparativamente com a lei de resistência empírica de Manning-Strickler. Verificou-se também que os resultados da aplicação da lei de Manning-Strickler são iguais aos valores obtidos pelo método de Anderson. O resultado final deste estudo é um modelo numérico pronto a ser testado e validado com dados para posterior aplicação.Faculdade de Ciências e TecnologiaMicaelo, RuiFranca, MárioRUNTrepado, André Miguel Andrade2013-08-02T10:42:47Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:43:55Zoai:run.unl.pt:10362/10264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:21.632780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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