Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/142388 |
Resumo: | A questão da censura foi central na obra de Ernesto de Melo e Castro (1932-2020). Esta importância constituiu-se a partir da própria vocação experimental deste artista que levou a que os processos de controlo pela PIDE à sua produção artística, especialmente teatral, tenham constituído um móbil despoletador de procura de alternativas artísticas. Tal leva-o a desviar-se para campos artísticos menos expostos à vigilância política, como a poesia visual e experimental, o happening e ou performance, processo que se pode inscrever no conceito metafórico de scarto (GINZBURG, 1989), ou movimento do cavalo no jogo do xadrez do Estado Novo. The issue of censorship was central in the work of Ernesto de Melo e Castro (1932-2020). This importance was constituted from the very experimental vocation of this artist, which led the processes of censorship by PIDE to his artistic production, especially theatrical, presented in his book Teatro de um Homem (L)ido (Theater of a Read/Gone Man) (2006), to have constituted an important trigger in the search for artistic alternatives. It took him to deviate his path for artistic fields less exposed to political surveillance, such as visual and experimental poetry, happening and performance, a process that can be inscribed in the metaphorical concept of scarto (GINZBURG, 1989), or the movement of the horse in the chess game of the Estado Novo. |
id |
RCAP_665465e5ac0b5f232676018d8fc1ddcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/142388 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado NovoErnesto de Melo e Castro and the horse's jump in the Estado Novo chess gamethe visual and performance experimentalism against censorshipo experimentalismo visual e performático contra a censura.Ernesto de Melo e CastroTeatro de um Homem (L)idoPerformancePoesia visualCensuraScartoTheater of a Read/Gone ManVisual PoetryCensorshipA questão da censura foi central na obra de Ernesto de Melo e Castro (1932-2020). Esta importância constituiu-se a partir da própria vocação experimental deste artista que levou a que os processos de controlo pela PIDE à sua produção artística, especialmente teatral, tenham constituído um móbil despoletador de procura de alternativas artísticas. Tal leva-o a desviar-se para campos artísticos menos expostos à vigilância política, como a poesia visual e experimental, o happening e ou performance, processo que se pode inscrever no conceito metafórico de scarto (GINZBURG, 1989), ou movimento do cavalo no jogo do xadrez do Estado Novo. The issue of censorship was central in the work of Ernesto de Melo e Castro (1932-2020). This importance was constituted from the very experimental vocation of this artist, which led the processes of censorship by PIDE to his artistic production, especially theatrical, presented in his book Teatro de um Homem (L)ido (Theater of a Read/Gone Man) (2006), to have constituted an important trigger in the search for artistic alternatives. It took him to deviate his path for artistic fields less exposed to political surveillance, such as visual and experimental poetry, happening and performance, a process that can be inscribed in the metaphorical concept of scarto (GINZBURG, 1989), or the movement of the horse in the chess game of the Estado Novo.Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNMadeira, Cláudia2022-07-25T22:24:43Z2022-04-132022-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/142388por1415-9945PURE: 45136150https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.61901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:19:59Zoai:run.unl.pt:10362/142388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:16.920015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo Ernesto de Melo e Castro and the horse's jump in the Estado Novo chess gamethe visual and performance experimentalism against censorship o experimentalismo visual e performático contra a censura. |
title |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo |
spellingShingle |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo Madeira, Cláudia Ernesto de Melo e Castro Teatro de um Homem (L)ido Performance Poesia visual Censura Scarto Theater of a Read/Gone Man Visual Poetry Censorship |
title_short |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo |
title_full |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo |
title_fullStr |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo |
title_full_unstemmed |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo |
title_sort |
Ernesto de Melo e Castro e o salto do cavalo no jogo de xadrez do Estado Novo |
author |
Madeira, Cláudia |
author_facet |
Madeira, Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ernesto de Melo e Castro Teatro de um Homem (L)ido Performance Poesia visual Censura Scarto Theater of a Read/Gone Man Visual Poetry Censorship |
topic |
Ernesto de Melo e Castro Teatro de um Homem (L)ido Performance Poesia visual Censura Scarto Theater of a Read/Gone Man Visual Poetry Censorship |
description |
A questão da censura foi central na obra de Ernesto de Melo e Castro (1932-2020). Esta importância constituiu-se a partir da própria vocação experimental deste artista que levou a que os processos de controlo pela PIDE à sua produção artística, especialmente teatral, tenham constituído um móbil despoletador de procura de alternativas artísticas. Tal leva-o a desviar-se para campos artísticos menos expostos à vigilância política, como a poesia visual e experimental, o happening e ou performance, processo que se pode inscrever no conceito metafórico de scarto (GINZBURG, 1989), ou movimento do cavalo no jogo do xadrez do Estado Novo. The issue of censorship was central in the work of Ernesto de Melo e Castro (1932-2020). This importance was constituted from the very experimental vocation of this artist, which led the processes of censorship by PIDE to his artistic production, especially theatrical, presented in his book Teatro de um Homem (L)ido (Theater of a Read/Gone Man) (2006), to have constituted an important trigger in the search for artistic alternatives. It took him to deviate his path for artistic fields less exposed to political surveillance, such as visual and experimental poetry, happening and performance, a process that can be inscribed in the metaphorical concept of scarto (GINZBURG, 1989), or the movement of the horse in the chess game of the Estado Novo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25T22:24:43Z 2022-04-13 2022-04-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/142388 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/142388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1415-9945 PURE: 45136150 https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.61901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138100068220928 |