A obra de Henrique Moreira no Porto e em Gaia: proposta de uma metodologia de valorização para a conservação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/4567 |
Resumo: | O património cultural potencializa a investigação de elementos diferenciadores para a sua conservação, enquanto recurso endógeno e potência de geração de riqueza económico-social. Neste contexto, esta dissertação desenvolve uma metodologia assente em análises qualitativas e quantitativas complementares e com gestão territorial assente nas cidades do Porto e Gaia, numa tentativa de materialização de um escultor pouco estudado e por isso, pouco valorizado. O estudo promoveu a produção de fichas técnicas de inventário, onde foram inventariadas 357 obras, a análise do estado de conservação e a construção da linha da vida e obra do artista. Consequentemente sustenta-se a justificação da conservação patrimonial e valorização aplicada ao escultor Henrique Moreira e às suas obras, promovendo a sua discussão e reflexão a nível social, económico e académico. Com recurso a este modelo, tornou-se possível a identificação do património material e imaterial intrínseco ao “escultor da cidade do Porto” a dimensão cultural da sua obra geradoras de valores e recursos económicos e ao preenchimento das lacunas identificadas, alcançando um conjunto de resultados que, através da metodologia desenvolvida neste trabalho de investigação, se direcionam para a justificação e praticabilidade da problemática apresentada: o porquê de valorizar para conservar. |
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A obra de Henrique Moreira no Porto e em Gaia: proposta de uma metodologia de valorização para a conservaçãoPatrimónioValorizaçãoConservaçãoPortoGaiaHenrique MoreiraPatrimónio Artístico, Conservação e RestauroO património cultural potencializa a investigação de elementos diferenciadores para a sua conservação, enquanto recurso endógeno e potência de geração de riqueza económico-social. Neste contexto, esta dissertação desenvolve uma metodologia assente em análises qualitativas e quantitativas complementares e com gestão territorial assente nas cidades do Porto e Gaia, numa tentativa de materialização de um escultor pouco estudado e por isso, pouco valorizado. O estudo promoveu a produção de fichas técnicas de inventário, onde foram inventariadas 357 obras, a análise do estado de conservação e a construção da linha da vida e obra do artista. Consequentemente sustenta-se a justificação da conservação patrimonial e valorização aplicada ao escultor Henrique Moreira e às suas obras, promovendo a sua discussão e reflexão a nível social, económico e académico. Com recurso a este modelo, tornou-se possível a identificação do património material e imaterial intrínseco ao “escultor da cidade do Porto” a dimensão cultural da sua obra geradoras de valores e recursos económicos e ao preenchimento das lacunas identificadas, alcançando um conjunto de resultados que, através da metodologia desenvolvida neste trabalho de investigação, se direcionam para a justificação e praticabilidade da problemática apresentada: o porquê de valorizar para conservar.Cultural heritage enhances the research of differentiating elements for its conservation, as an endogenous resource and power to generate economic and social wealth. In this context, this dissertation develops a methodology based on complementary qualitative and quantitative analyses and with territorial management based on the cities of Porto and Gaia, in an attempt to materialize a little studied sculptor and therefore little valued. The study provide the production of inventory technical data sheets, where 357 works were inventoried, the analysis of the state of conservation and the construction of the life line and work of the artist. Consequently, the justification of heritage conservation and valorization applied to the sculptor Henrique Moreira and his works is supported, promoting his discussion and reflection at the social, economic and academic level. Using this model, it became possible to identify the material and immaterial heritage intrinsic to the "sculptor of the city of Porto" the cultural dimension of his work generating economic values and resources and to fill the identified gaps, achieving a set of results that, through the methodology developed in this research work, are directed to the justification and practicality of the problem presented: why value to conserve.2022-12-15T12:34:38Z2022-12-152022-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMartins, A. A. V. (2022). A obra de Henrique Moreira no Porto e em Gaia: proposta de uma metodologia de valorização para a conservação [Dissertação de Mestrado em Património Artístico, Conservação e Restauro, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4567http://hdl.handle.net/11328/4567Martins, A. A. V. (2022). A obra de Henrique Moreira no Porto e em Gaia: proposta de uma metodologia de valorização para a conservação [Dissertação de Mestrado em Património Artístico, Conservação e Restauro, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4567http://hdl.handle.net/11328/4567TID:203122330porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ana Alexandra Vieirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-04T02:50:04Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-04T02:50:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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