Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Filipe Miguel Baptista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16382
Resumo: Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2012/2013 nas Escolas Secundária/3 Rainha Santa Isabel e EB 2,3/S Cunha Rivara, situadas em Estremoz e Arraiolos. O relatório engloba um enquadramento teórico sobre “Aprender através de diferentes linguagens: Um olhar sobre o cinema na educação artística”. Por outras palavras, com a utilização de instrumentos audiovisuais, pretendeu-se optimizar os processos pedagógicos como uma forte vertente prática, com um amplo raio de ação a nível da utilização de ferramentas, mas também como a nível da criação e reflexão. Neste caso, a produção de vídeo como ferramenta pedagógica foi usada com o objetivo de perceber se o processo de realização de vídeo permite facilitar o envolvimento dos alunos num ambiente participativo na sala de aula, afim de aprenderem a tornarem-se mais críticos, ativos, reflexivos, autónomos e seguros. O relatório possui apêndices, anexos finais e ainda os trabalhos desenvolvidos pelos alunos; ABSTRACT: Created under the Supervised Teaching Practice of the Master in Visual Art Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education. The present report intends to show the aspects of the practice developed in 2012/2013 at Escola Secundária Rainha Santa Isabel and EB 2,3/S Cunha Rivara, located in Estremoz and Arraiolos. The report includes a theoretical framework about "Learn through different languages: A look over the Cinema in Art Education". In other words, with the use of audiovisual instruments it was intended to optimize the pedagogical processes as a strong practical component, with a wide range at the level of the use of the tools but also as a level of creation and reflection. In this case, the production of video as a teaching tool was used in order to realize if the process of video production facilitates the involvement of students in a collaborative environment in the classroom, in order to learn and become more critical, active, reflective, autonomous and self confident. The report has appendices, attachments and also the student works.
id RCAP_666a5c1b4de460897c3ecd7f13ccef78
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artísticaElaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2012/2013 nas Escolas Secundária/3 Rainha Santa Isabel e EB 2,3/S Cunha Rivara, situadas em Estremoz e Arraiolos. O relatório engloba um enquadramento teórico sobre “Aprender através de diferentes linguagens: Um olhar sobre o cinema na educação artística”. Por outras palavras, com a utilização de instrumentos audiovisuais, pretendeu-se optimizar os processos pedagógicos como uma forte vertente prática, com um amplo raio de ação a nível da utilização de ferramentas, mas também como a nível da criação e reflexão. Neste caso, a produção de vídeo como ferramenta pedagógica foi usada com o objetivo de perceber se o processo de realização de vídeo permite facilitar o envolvimento dos alunos num ambiente participativo na sala de aula, afim de aprenderem a tornarem-se mais críticos, ativos, reflexivos, autónomos e seguros. O relatório possui apêndices, anexos finais e ainda os trabalhos desenvolvidos pelos alunos; ABSTRACT: Created under the Supervised Teaching Practice of the Master in Visual Art Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education. The present report intends to show the aspects of the practice developed in 2012/2013 at Escola Secundária Rainha Santa Isabel and EB 2,3/S Cunha Rivara, located in Estremoz and Arraiolos. The report includes a theoretical framework about "Learn through different languages: A look over the Cinema in Art Education". In other words, with the use of audiovisual instruments it was intended to optimize the pedagogical processes as a strong practical component, with a wide range at the level of the use of the tools but also as a level of creation and reflection. In this case, the production of video as a teaching tool was used in order to realize if the process of video production facilitates the involvement of students in a collaborative environment in the classroom, in order to learn and become more critical, active, reflective, autonomous and self confident. The report has appendices, attachments and also the student works.Universidade de Évora2015-11-27T17:10:20Z2015-11-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16382http://hdl.handle.net/10174/16382porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Araújo, Filipe Miguel Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:46.768576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística
Araújo, Filipe Miguel Baptista
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Aprender através de diferentes linguagens: um olhar sobre o cinema na educação artística
author Araújo, Filipe Miguel Baptista
author_facet Araújo, Filipe Miguel Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Filipe Miguel Baptista
description Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2012/2013 nas Escolas Secundária/3 Rainha Santa Isabel e EB 2,3/S Cunha Rivara, situadas em Estremoz e Arraiolos. O relatório engloba um enquadramento teórico sobre “Aprender através de diferentes linguagens: Um olhar sobre o cinema na educação artística”. Por outras palavras, com a utilização de instrumentos audiovisuais, pretendeu-se optimizar os processos pedagógicos como uma forte vertente prática, com um amplo raio de ação a nível da utilização de ferramentas, mas também como a nível da criação e reflexão. Neste caso, a produção de vídeo como ferramenta pedagógica foi usada com o objetivo de perceber se o processo de realização de vídeo permite facilitar o envolvimento dos alunos num ambiente participativo na sala de aula, afim de aprenderem a tornarem-se mais críticos, ativos, reflexivos, autónomos e seguros. O relatório possui apêndices, anexos finais e ainda os trabalhos desenvolvidos pelos alunos; ABSTRACT: Created under the Supervised Teaching Practice of the Master in Visual Art Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education. The present report intends to show the aspects of the practice developed in 2012/2013 at Escola Secundária Rainha Santa Isabel and EB 2,3/S Cunha Rivara, located in Estremoz and Arraiolos. The report includes a theoretical framework about "Learn through different languages: A look over the Cinema in Art Education". In other words, with the use of audiovisual instruments it was intended to optimize the pedagogical processes as a strong practical component, with a wide range at the level of the use of the tools but also as a level of creation and reflection. In this case, the production of video as a teaching tool was used in order to realize if the process of video production facilitates the involvement of students in a collaborative environment in the classroom, in order to learn and become more critical, active, reflective, autonomous and self confident. The report has appendices, attachments and also the student works.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-11-27T17:10:20Z
2015-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16382
http://hdl.handle.net/10174/16382
url http://hdl.handle.net/10174/16382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136570139213824