A embaixada de Portugal na Suécia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Dulce Cabral Grade dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11480
Resumo: Este Relatório pretende responder na sua essência a duas questões: Não existindo uma formalização de alguns procedimentos de controlo, especificamente para a Embaixada, quais os procedimentos que estão a ser executados de modo informal? Em que medida essa informalidade pode ameaçar a efetividade do controlo interno? Situando a Embaixada de Portugal na Suécia na estrutura da Administração Pública,analisam-se riscos prioritários, considerando a natureza específica do processo de gestão de dinheiros públicos. É também abordado o Sistema de Controlo Interno da Administração Pública procurando perceber qual o órgão sectorial responsável pelo controlo interno na Embaixada. Destacando-se como órgão do Sistema de Controlo Interno que compreende as Embaixadas, procura-se entender a incidência da Inspeção Geral Diplomática e Consular. A revisão teórica abordou também o conceito de New Public Management, a evolução desse paradigma em Portugal e a abordagem Emergente da Administração Pública. São também enquadrados no âmbito das práticas da Administração Pública, os processos inerentes à orçamentação, despesas e receitas da Embaixada. As atividades desenvolvidas pela mestranda permitiram adotar uma metodologia qualitativa sob a forma de estudo de caso, limitado no tempo e materializado num estudo descritivo e exploratório. As principais conclusões referem que a informalidade de procedimentos de controlo interno não afeta a eficácia do controlo interno. No entanto, essa informalidade leva à difícil caracterização dos processos e consequente dificuldade em medir e controlar. Considera-se que na Embaixada existe ainda uma abordagem de riscos dispersa, uma vez que as estratégias e políticas implementadas não contemplam todos os processos. Consequentemente o apetite pelo risco não é claramente definido, não permitindo a sua gestão corporativa e total integração nas operações.
id RCAP_669c8650f93fba0c223005d1339f617a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A embaixada de Portugal na SuéciaAdministração públicaSistema de controlo internoProcedimentos de controlo internoRisco de auditoriaEste Relatório pretende responder na sua essência a duas questões: Não existindo uma formalização de alguns procedimentos de controlo, especificamente para a Embaixada, quais os procedimentos que estão a ser executados de modo informal? Em que medida essa informalidade pode ameaçar a efetividade do controlo interno? Situando a Embaixada de Portugal na Suécia na estrutura da Administração Pública,analisam-se riscos prioritários, considerando a natureza específica do processo de gestão de dinheiros públicos. É também abordado o Sistema de Controlo Interno da Administração Pública procurando perceber qual o órgão sectorial responsável pelo controlo interno na Embaixada. Destacando-se como órgão do Sistema de Controlo Interno que compreende as Embaixadas, procura-se entender a incidência da Inspeção Geral Diplomática e Consular. A revisão teórica abordou também o conceito de New Public Management, a evolução desse paradigma em Portugal e a abordagem Emergente da Administração Pública. São também enquadrados no âmbito das práticas da Administração Pública, os processos inerentes à orçamentação, despesas e receitas da Embaixada. As atividades desenvolvidas pela mestranda permitiram adotar uma metodologia qualitativa sob a forma de estudo de caso, limitado no tempo e materializado num estudo descritivo e exploratório. As principais conclusões referem que a informalidade de procedimentos de controlo interno não afeta a eficácia do controlo interno. No entanto, essa informalidade leva à difícil caracterização dos processos e consequente dificuldade em medir e controlar. Considera-se que na Embaixada existe ainda uma abordagem de riscos dispersa, uma vez que as estratégias e políticas implementadas não contemplam todos os processos. Consequentemente o apetite pelo risco não é claramente definido, não permitindo a sua gestão corporativa e total integração nas operações.Santos, Lúcia Maria Rodrigues dosRepositório ComumSantos, Maria Dulce Cabral Grade dos2016-02-29T09:06:43Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11480201061112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:31.576949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A embaixada de Portugal na Suécia
title A embaixada de Portugal na Suécia
spellingShingle A embaixada de Portugal na Suécia
Santos, Maria Dulce Cabral Grade dos
Administração pública
Sistema de controlo interno
Procedimentos de controlo interno
Risco de auditoria
title_short A embaixada de Portugal na Suécia
title_full A embaixada de Portugal na Suécia
title_fullStr A embaixada de Portugal na Suécia
title_full_unstemmed A embaixada de Portugal na Suécia
title_sort A embaixada de Portugal na Suécia
author Santos, Maria Dulce Cabral Grade dos
author_facet Santos, Maria Dulce Cabral Grade dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Lúcia Maria Rodrigues dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Dulce Cabral Grade dos
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Sistema de controlo interno
Procedimentos de controlo interno
Risco de auditoria
topic Administração pública
Sistema de controlo interno
Procedimentos de controlo interno
Risco de auditoria
description Este Relatório pretende responder na sua essência a duas questões: Não existindo uma formalização de alguns procedimentos de controlo, especificamente para a Embaixada, quais os procedimentos que estão a ser executados de modo informal? Em que medida essa informalidade pode ameaçar a efetividade do controlo interno? Situando a Embaixada de Portugal na Suécia na estrutura da Administração Pública,analisam-se riscos prioritários, considerando a natureza específica do processo de gestão de dinheiros públicos. É também abordado o Sistema de Controlo Interno da Administração Pública procurando perceber qual o órgão sectorial responsável pelo controlo interno na Embaixada. Destacando-se como órgão do Sistema de Controlo Interno que compreende as Embaixadas, procura-se entender a incidência da Inspeção Geral Diplomática e Consular. A revisão teórica abordou também o conceito de New Public Management, a evolução desse paradigma em Portugal e a abordagem Emergente da Administração Pública. São também enquadrados no âmbito das práticas da Administração Pública, os processos inerentes à orçamentação, despesas e receitas da Embaixada. As atividades desenvolvidas pela mestranda permitiram adotar uma metodologia qualitativa sob a forma de estudo de caso, limitado no tempo e materializado num estudo descritivo e exploratório. As principais conclusões referem que a informalidade de procedimentos de controlo interno não afeta a eficácia do controlo interno. No entanto, essa informalidade leva à difícil caracterização dos processos e consequente dificuldade em medir e controlar. Considera-se que na Embaixada existe ainda uma abordagem de riscos dispersa, uma vez que as estratégias e políticas implementadas não contemplam todos os processos. Consequentemente o apetite pelo risco não é claramente definido, não permitindo a sua gestão corporativa e total integração nas operações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-29T09:06:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11480
201061112
url http://hdl.handle.net/10400.26/11480
identifier_str_mv 201061112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011079278592