Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300021 |
Resumo: | Resumo: Introdução: Para que se possa superar os modelos curriculares tradicionais nos cursos de enfermagem e medicina, uma das propostas tem sido organizar a formação a partir de currículo integrado e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A parceria ensino-serviço tem se mostrado uma estratégia importante para a implementação dessa organização currícular, estando sustentada nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dessa forma, torna-se importante compreender os processos envolvidos na constituição das parcerias com os serviços de saúde. Objetivo: analisar a construção da parceria ensino-serviço na Atenção Primária à Saúde em um município do Estado de São Paulo nos currículos de Enfermagem e Medicina na percepção dos gestores, preceptores e docentes. Método: pesquisa qualitativa realizada com gestores da academia e serviço, preceptores e docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi- estruturada com onze gestores, oito docentes e nove preeptores do serviço. Utilizou-se a análise de conteúdo, modalidade temática no processamento dos dados. Resultados: identificou-se que a parceria ensino-serviço é essencial no currículo integrado na matriz dialógica de competência e há necessidade de pactuações entre os parceiros. Há desafios na construção das pactuações para que ocorra a formação e a participação dos profissionais como preceptores. Proposto o fortalecimento e consolidação da parceria por meio de documentos, gestão participativa, retomada de reuniões periódicas e Educação Permanente em Saúde entre a academia e o serviço. Conclusão: O processamento das entrevistas em cada segmento e entre os segmentos pesquisados (gestores, preceptores e docentes), oportunizou a compreensão dos olhares de forma articulada. A parceria é vista como importante para a formação no mundo do trabalho e os desafios a serem enfrentados para a sua consolidação envolvem a pactuação por meio de gestão participativa. |
id |
RCAP_66a2ddca5560b615b6d52dafa6e14537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300021 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuaçõesParceria em saúdeEnsinoFormação de recursos humanos.Resumo: Introdução: Para que se possa superar os modelos curriculares tradicionais nos cursos de enfermagem e medicina, uma das propostas tem sido organizar a formação a partir de currículo integrado e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A parceria ensino-serviço tem se mostrado uma estratégia importante para a implementação dessa organização currícular, estando sustentada nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dessa forma, torna-se importante compreender os processos envolvidos na constituição das parcerias com os serviços de saúde. Objetivo: analisar a construção da parceria ensino-serviço na Atenção Primária à Saúde em um município do Estado de São Paulo nos currículos de Enfermagem e Medicina na percepção dos gestores, preceptores e docentes. Método: pesquisa qualitativa realizada com gestores da academia e serviço, preceptores e docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi- estruturada com onze gestores, oito docentes e nove preeptores do serviço. Utilizou-se a análise de conteúdo, modalidade temática no processamento dos dados. Resultados: identificou-se que a parceria ensino-serviço é essencial no currículo integrado na matriz dialógica de competência e há necessidade de pactuações entre os parceiros. Há desafios na construção das pactuações para que ocorra a formação e a participação dos profissionais como preceptores. Proposto o fortalecimento e consolidação da parceria por meio de documentos, gestão participativa, retomada de reuniões periódicas e Educação Permanente em Saúde entre a academia e o serviço. Conclusão: O processamento das entrevistas em cada segmento e entre os segmentos pesquisados (gestores, preceptores e docentes), oportunizou a compreensão dos olhares de forma articulada. A parceria é vista como importante para a formação no mundo do trabalho e os desafios a serem enfrentados para a sua consolidação envolvem a pactuação por meio de gestão participativa.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300021New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300021Yamashita,Karen Miyuki MiuraChirelli,Mara QuaglioTonhom,Silvia Franco da RochaRezende,Kátia AlvesPio,Danielle Abdel MassihPeres,Cássia Regina Fernandes Biffeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:21Zoai:scielo:S2184-77702022000300021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:44.451431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações |
title |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações |
spellingShingle |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações Yamashita,Karen Miyuki Miura Parceria em saúde Ensino Formação de recursos humanos. |
title_short |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações |
title_full |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações |
title_fullStr |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações |
title_full_unstemmed |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações |
title_sort |
Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações |
author |
Yamashita,Karen Miyuki Miura |
author_facet |
Yamashita,Karen Miyuki Miura Chirelli,Mara Quaglio Tonhom,Silvia Franco da Rocha Rezende,Kátia Alves Pio,Danielle Abdel Massih Peres,Cássia Regina Fernandes Biffe |
author_role |
author |
author2 |
Chirelli,Mara Quaglio Tonhom,Silvia Franco da Rocha Rezende,Kátia Alves Pio,Danielle Abdel Massih Peres,Cássia Regina Fernandes Biffe |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamashita,Karen Miyuki Miura Chirelli,Mara Quaglio Tonhom,Silvia Franco da Rocha Rezende,Kátia Alves Pio,Danielle Abdel Massih Peres,Cássia Regina Fernandes Biffe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parceria em saúde Ensino Formação de recursos humanos. |
topic |
Parceria em saúde Ensino Formação de recursos humanos. |
description |
Resumo: Introdução: Para que se possa superar os modelos curriculares tradicionais nos cursos de enfermagem e medicina, uma das propostas tem sido organizar a formação a partir de currículo integrado e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A parceria ensino-serviço tem se mostrado uma estratégia importante para a implementação dessa organização currícular, estando sustentada nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dessa forma, torna-se importante compreender os processos envolvidos na constituição das parcerias com os serviços de saúde. Objetivo: analisar a construção da parceria ensino-serviço na Atenção Primária à Saúde em um município do Estado de São Paulo nos currículos de Enfermagem e Medicina na percepção dos gestores, preceptores e docentes. Método: pesquisa qualitativa realizada com gestores da academia e serviço, preceptores e docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi- estruturada com onze gestores, oito docentes e nove preeptores do serviço. Utilizou-se a análise de conteúdo, modalidade temática no processamento dos dados. Resultados: identificou-se que a parceria ensino-serviço é essencial no currículo integrado na matriz dialógica de competência e há necessidade de pactuações entre os parceiros. Há desafios na construção das pactuações para que ocorra a formação e a participação dos profissionais como preceptores. Proposto o fortalecimento e consolidação da parceria por meio de documentos, gestão participativa, retomada de reuniões periódicas e Educação Permanente em Saúde entre a academia e o serviço. Conclusão: O processamento das entrevistas em cada segmento e entre os segmentos pesquisados (gestores, preceptores e docentes), oportunizou a compreensão dos olhares de forma articulada. A parceria é vista como importante para a formação no mundo do trabalho e os desafios a serem enfrentados para a sua consolidação envolvem a pactuação por meio de gestão participativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300021 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410369454080 |