Técnicas de ensaio : três estágios para a performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Miguel de Araújo e
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1195
Resumo: Dissertação desenvolvida no âmbito da conclusão do mestrado em direcção – vertente direcção de bandas e orquestras de sopros. Sendo este um documento de apoio ao concerto final, a temática centra-se nas problemáticas das técnicas de ensaio. Com o objectivo de responder de forma mais eficiente, defender e recriar a ideia musical do compositor, são apresentados dois capítulos que abordam respectivamente o trabalho individual do maestro, e o ensaio. Preparação e Planificação – descreve a primeira etapa de trabalho de um maestro e realça a preponderância que esta assume no trabalho de ensaio. É referida uma metodologia de estudo da partitura baseada em três etapas progressivas de trabalho, com abordagens e objectivos a atingir distintos. São enunciadas algumas orientações gerais na marcação da partitura, preponderantes na fluidez psicomotora do maestro, e por último, algumas ideias gerais sobre a planificação de ensaios, domínio importante no aproveitamento do tempo útil de ensaio. Organização do Ensaio – Divide-se em dois domínios. O primeiro, Preparação Instrumental, aborda a utilização de técnicas que têm em vista o aquecimento e a afinação da orquestra. O segundo, Três Estágios de Ensaio – I Primeira Leitura, II Aperfeiçoamento dos Conteúdos e III Interpretação – visa a concretização de objectivos bem definidos de uma forma sistemática e progressiva, com a finalidade de responder de maneira mais eficiente às problemáticas inerentes na preparação para a performance. Orquestra de Sopros Intemporalis – objecto de estudo desta dissertação, apresenta um relatório sobre a actividade desenvolvida na preparação do concerto final. Os resultados foram obtidos através da observação participante e o inquérito feito aos músicos da orquestra. No Sumário e Conclusões é feita uma síntese e são formuladas algumas considerações finais onde se destaca a validade e eficácia das técnicas utilizadas, assim como o papel decisivo das mesmas no concerto final. ABSTRACT: Thesis developed in order to conclude the Masterʼs degree in conducting – conducting wind bands and wind orchestras. Being a support document to the final concert, its main theme is focused on the subject of the rehearsal techniques. With the main goal of trying to give answers in a more effective way, defend and recreate the composerʼs musical idea, two chapters are presented which respectively concern the conductorʼs individual work, and the rehearsal. Preparation and Planning – describes the first phase of the conductorʼs work and enhances its preponderance in the work of the rehearsal. Refers a method of score study based on three progressive work stages, with different approaches and goals to achieve. Presents some general guidelines in the score marking process, fundamental to the psychomotor fluidity of the conductor, and at last, some general ideas about the rehearsal planning, an important domain in making the most of the useful rehearsal time. Organizing the Rehearsal – it is divided in two domains. The first one, Instrumental Preparation, approaches the use of techniques in the warming up and in the orchestraʼs tuning processes. The second one, The Rehearsalʼs Three Stages – I First Reading, II Improvement of the Contents and III Interpretation – aims to achieve well defined goals in a systematic and progressive way, in order to answer in a more effective way to the inherent subject of Preparing for the Performance. Wind Orchestra Intemporalis – subject of study in this paper, presents a report about the activity developed preparing for the final concert. The results were obtained through participant observation and also through an inquiry made to the orchestraʼs musicians. In Summary and Conclusions, a synthesis is made and some final considerations are presented, enhancing the validity of the applied techniques and also their decisive role in the final concert.
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