Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49076 |
Resumo: | Uma das principais funções do oficial Engenheiro Naval do Ramo de Mecânica é a realização da Gestão da Manutenção dos sistemas e equipamentos de bordo. Estes equipamentos são de extrema importância e devem desempenhar as suas funções com a máxima disponibilidade e performance elevada, para o cumprimento da missão dos navios da Marinha Portuguesa. A manutenção preventiva, e em especial aquela que é baseada na condição, é de extrema importância, para o bom funcionamento dos sistemas. Realizar este tipo de manutenção poderá significar, não só a preservação operacional dos equipamentos e sistemas, mas também limitar os custos de manutenção a médio prazo devido a falhas catastróficas, contribuindo para manter elevados padrões de prontidão dos meios. Tendo em conta a conjetura atual económico-financeira da Marinha Portuguesa e a falta de recursos humanos para cumprir com os planos de manutenção, definidos pelo sistema de manutenção planeada de cada navio e aquilo que os fabricantes preconizam, e de forma a garantir a operacionalidade dos meios navais, é imperativo desenvolver metodologias que avaliem de modo contínuo o risco operacional dos equipamentos perante o eventual não cumprimento dos planos de manutenção. Esta dissertação tem por base o desenvolvimento de uma análise de risco à manutenção dos navios da Marinha, mais precisamente, no caso de manutenção preventiva não ocorrer e os riscos associados. Sendo assim, na presente dissertação, a análise de risco a ser utilizada vão ser: matriz de risco e Failure Modes and Effects Analysis/Failure Modes, Effects and Criticality Analysis de forma a poder realizar comparações entre os dois métodos e poder priorizar quais os tipos de manutenção que deverão ser realizadas. O caso prático apresentado foi sobre os seguintes equipamentos: Motor Diesel Propulsor, Motor Elétrico Propulsor, Caixa Redutora, AC, CPP Compressor de ar, Linha de Veios e Geradores pertencente ao NRP Viana do Castelo da classe Viana do Castelo. |
id |
RCAP_66aa863807cbf4ca054daec34fcfdf1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49076 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha PortuguesaManutençãoMarinha PortuguesaAnálise de RiscoMatriz de RiscoFMEA/FMECAAssuntos Militares NavaisUma das principais funções do oficial Engenheiro Naval do Ramo de Mecânica é a realização da Gestão da Manutenção dos sistemas e equipamentos de bordo. Estes equipamentos são de extrema importância e devem desempenhar as suas funções com a máxima disponibilidade e performance elevada, para o cumprimento da missão dos navios da Marinha Portuguesa. A manutenção preventiva, e em especial aquela que é baseada na condição, é de extrema importância, para o bom funcionamento dos sistemas. Realizar este tipo de manutenção poderá significar, não só a preservação operacional dos equipamentos e sistemas, mas também limitar os custos de manutenção a médio prazo devido a falhas catastróficas, contribuindo para manter elevados padrões de prontidão dos meios. Tendo em conta a conjetura atual económico-financeira da Marinha Portuguesa e a falta de recursos humanos para cumprir com os planos de manutenção, definidos pelo sistema de manutenção planeada de cada navio e aquilo que os fabricantes preconizam, e de forma a garantir a operacionalidade dos meios navais, é imperativo desenvolver metodologias que avaliem de modo contínuo o risco operacional dos equipamentos perante o eventual não cumprimento dos planos de manutenção. Esta dissertação tem por base o desenvolvimento de uma análise de risco à manutenção dos navios da Marinha, mais precisamente, no caso de manutenção preventiva não ocorrer e os riscos associados. Sendo assim, na presente dissertação, a análise de risco a ser utilizada vão ser: matriz de risco e Failure Modes and Effects Analysis/Failure Modes, Effects and Criticality Analysis de forma a poder realizar comparações entre os dois métodos e poder priorizar quais os tipos de manutenção que deverão ser realizadas. O caso prático apresentado foi sobre os seguintes equipamentos: Motor Diesel Propulsor, Motor Elétrico Propulsor, Caixa Redutora, AC, CPP Compressor de ar, Linha de Veios e Geradores pertencente ao NRP Viana do Castelo da classe Viana do Castelo.One of the main duties of the Naval Engineer officer in the Mechanics Branch is to manage the maintenance of on-board systems and equipment. This equipment is extremely important and must perform its functions with maximum availability and high performance in order to fulfil the mission of the Portuguese Navy's ships. Preventive maintenance, especially condition-based maintenance, is extremely important for the proper functioning of the systems. Carrying out this type of maintenance can mean not only the operational preservation of equipment and systems, but also limiting maintenance costs in the medium term due to catastrophic failures, helping to maintain high standards of asset readiness. Given the Portuguese Navy's current economic and financial situation and the lack of human resources to fulfil the maintenance plans defined by each ship's planned maintenance system and what the manufacturers recommend, and in order to guarantee the operability of naval assets, it is imperative to develop methodologies that continuously assess the operational risk of equipment in the event of non compliance with maintenance plans. This dissertation is based on the development of a risk analysis for the maintenance of Navy ships, more precisely, in the event of preventive maintenance not taking place and the associated risks. Therefore, in this dissertation, the risk analysis to be used will be: risk matrix and Failure Modes and Effects Analysis/Failure Modes, Effects and Criticality Analysis in order to be able to make comparisons between the two methods and prioritise which types of maintenance should be carried out. The practical case presented concerned the following equipment: Diesel Propulsion Engine, Electric Propulsion Engine, Gearbox, AC, CPP Air Compressor, Shaft Line and Generators belonging to the NRP Viana do Castelo of the Viana do Castelo class.Lampreia, Suzana Paula SilvaRepositório ComumRodrigues, Manuel Nogueira2024-01-18T10:14:37Z2023-092023-082023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49076TID: 203433629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T12:54:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:56.230766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa |
title |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa |
spellingShingle |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa Rodrigues, Manuel Nogueira Manutenção Marinha Portuguesa Análise de Risco Matriz de Risco FMEA/FMECA Assuntos Militares Navais |
title_short |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa |
title_full |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa |
title_fullStr |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa |
title_sort |
Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha Portuguesa |
author |
Rodrigues, Manuel Nogueira |
author_facet |
Rodrigues, Manuel Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lampreia, Suzana Paula Silva Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Manuel Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manutenção Marinha Portuguesa Análise de Risco Matriz de Risco FMEA/FMECA Assuntos Militares Navais |
topic |
Manutenção Marinha Portuguesa Análise de Risco Matriz de Risco FMEA/FMECA Assuntos Militares Navais |
description |
Uma das principais funções do oficial Engenheiro Naval do Ramo de Mecânica é a realização da Gestão da Manutenção dos sistemas e equipamentos de bordo. Estes equipamentos são de extrema importância e devem desempenhar as suas funções com a máxima disponibilidade e performance elevada, para o cumprimento da missão dos navios da Marinha Portuguesa. A manutenção preventiva, e em especial aquela que é baseada na condição, é de extrema importância, para o bom funcionamento dos sistemas. Realizar este tipo de manutenção poderá significar, não só a preservação operacional dos equipamentos e sistemas, mas também limitar os custos de manutenção a médio prazo devido a falhas catastróficas, contribuindo para manter elevados padrões de prontidão dos meios. Tendo em conta a conjetura atual económico-financeira da Marinha Portuguesa e a falta de recursos humanos para cumprir com os planos de manutenção, definidos pelo sistema de manutenção planeada de cada navio e aquilo que os fabricantes preconizam, e de forma a garantir a operacionalidade dos meios navais, é imperativo desenvolver metodologias que avaliem de modo contínuo o risco operacional dos equipamentos perante o eventual não cumprimento dos planos de manutenção. Esta dissertação tem por base o desenvolvimento de uma análise de risco à manutenção dos navios da Marinha, mais precisamente, no caso de manutenção preventiva não ocorrer e os riscos associados. Sendo assim, na presente dissertação, a análise de risco a ser utilizada vão ser: matriz de risco e Failure Modes and Effects Analysis/Failure Modes, Effects and Criticality Analysis de forma a poder realizar comparações entre os dois métodos e poder priorizar quais os tipos de manutenção que deverão ser realizadas. O caso prático apresentado foi sobre os seguintes equipamentos: Motor Diesel Propulsor, Motor Elétrico Propulsor, Caixa Redutora, AC, CPP Compressor de ar, Linha de Veios e Geradores pertencente ao NRP Viana do Castelo da classe Viana do Castelo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09 2023-08 2023-09-01T00:00:00Z 2024-01-18T10:14:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49076 TID: 203433629 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49076 |
identifier_str_mv |
TID: 203433629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137056975224832 |