Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, André Filipe Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41692
Resumo: O ensino-aprendizagem de linguagens de programação no ensino superior, especialmente para os estudantes do primeiro ano, é um grande desafio devido, essencialmente, a dois fatores: a proporção alunos/professores nestes cursos é normalmente elevada, não permitindo uma maior proximidade entre professores e estudantes, e os diferentes backgrounds e raciocínio lógico que os estudantes possuem, levando-os a progredir a ritmos muito diferentes. Com a crescente procura da indústria por profissionais com conhecimentos de programação, as instituições de ensino superior continuam a aumentar a sua oferta nestas áreas, pressionando os professores a obter resultados cada vez mais positivos com turmas com cada vez mais estu dantes. Esta exigência de mais eficiência é comum a todos os sectores da indústria. O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software largamente adotada por esta indústria, que pro move a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software. Esta metodologia sim plifica os problemas nas fases de desenvolvimento, removendo áreas cinzentas entre a equipa e promovendo a cooperação apoiada pela automatização de tarefas através de ferramentas. Este projeto pretende explorar a possibilidade de melhorar o processo do ensino-aprendizagem de linguagens de programação, recorrendo aos princípios do DevOps para criar um método melhorado que visa individualizar a aprendizagem e reduzir o esforço do professor. Foi desenvolvida uma plataforma baseada no Moodle com vários mecanismos para automatizar tarefas como o fornecimento de materiais e exercícios de aprendizagem, permitindo que os professores disponham de feedback rápido sobre o desempenho dos alunos nas atividades. As sim, podem concentrar-se nas dificuldades dos alunos e na preparação de novos recursos de aprendizagem. Uma experiência preliminar teve lugar com um professor e estudantes de uma unidade curri cular introdutória de Programação. Embora preliminares, os resultados obtidos com a plata forma e método desenvolvidos são promissores tendo obtido feedback positivo por parte do professor e dos estudantes.
id RCAP_66b1227c3a99cdebdca907cd3e13f7b6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programaçãoEnsino e aprendizagem de programaçãoDevOpsMoodleMétodos de ensinoEficiência no ensino de programaçãoO ensino-aprendizagem de linguagens de programação no ensino superior, especialmente para os estudantes do primeiro ano, é um grande desafio devido, essencialmente, a dois fatores: a proporção alunos/professores nestes cursos é normalmente elevada, não permitindo uma maior proximidade entre professores e estudantes, e os diferentes backgrounds e raciocínio lógico que os estudantes possuem, levando-os a progredir a ritmos muito diferentes. Com a crescente procura da indústria por profissionais com conhecimentos de programação, as instituições de ensino superior continuam a aumentar a sua oferta nestas áreas, pressionando os professores a obter resultados cada vez mais positivos com turmas com cada vez mais estu dantes. Esta exigência de mais eficiência é comum a todos os sectores da indústria. O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software largamente adotada por esta indústria, que pro move a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software. Esta metodologia sim plifica os problemas nas fases de desenvolvimento, removendo áreas cinzentas entre a equipa e promovendo a cooperação apoiada pela automatização de tarefas através de ferramentas. Este projeto pretende explorar a possibilidade de melhorar o processo do ensino-aprendizagem de linguagens de programação, recorrendo aos princípios do DevOps para criar um método melhorado que visa individualizar a aprendizagem e reduzir o esforço do professor. Foi desenvolvida uma plataforma baseada no Moodle com vários mecanismos para automatizar tarefas como o fornecimento de materiais e exercícios de aprendizagem, permitindo que os professores disponham de feedback rápido sobre o desempenho dos alunos nas atividades. As sim, podem concentrar-se nas dificuldades dos alunos e na preparação de novos recursos de aprendizagem. Uma experiência preliminar teve lugar com um professor e estudantes de uma unidade curri cular introdutória de Programação. Embora preliminares, os resultados obtidos com a plata forma e método desenvolvidos são promissores tendo obtido feedback positivo por parte do professor e dos estudantes.Cunha, João Carlos Costa Faria daRepositório ComumVicente, André Filipe Santos2022-08-29T13:23:44Z2022-07-182022-04-052022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41692TID:203108760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:06:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:06:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
title Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
spellingShingle Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
Vicente, André Filipe Santos
Ensino e aprendizagem de programação
DevOps
Moodle
Métodos de ensino
Eficiência no ensino de programação
title_short Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
title_full Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
title_fullStr Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
title_full_unstemmed Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
title_sort Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
author Vicente, André Filipe Santos
author_facet Vicente, André Filipe Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, João Carlos Costa Faria da
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, André Filipe Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de programação
DevOps
Moodle
Métodos de ensino
Eficiência no ensino de programação
topic Ensino e aprendizagem de programação
DevOps
Moodle
Métodos de ensino
Eficiência no ensino de programação
description O ensino-aprendizagem de linguagens de programação no ensino superior, especialmente para os estudantes do primeiro ano, é um grande desafio devido, essencialmente, a dois fatores: a proporção alunos/professores nestes cursos é normalmente elevada, não permitindo uma maior proximidade entre professores e estudantes, e os diferentes backgrounds e raciocínio lógico que os estudantes possuem, levando-os a progredir a ritmos muito diferentes. Com a crescente procura da indústria por profissionais com conhecimentos de programação, as instituições de ensino superior continuam a aumentar a sua oferta nestas áreas, pressionando os professores a obter resultados cada vez mais positivos com turmas com cada vez mais estu dantes. Esta exigência de mais eficiência é comum a todos os sectores da indústria. O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software largamente adotada por esta indústria, que pro move a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software. Esta metodologia sim plifica os problemas nas fases de desenvolvimento, removendo áreas cinzentas entre a equipa e promovendo a cooperação apoiada pela automatização de tarefas através de ferramentas. Este projeto pretende explorar a possibilidade de melhorar o processo do ensino-aprendizagem de linguagens de programação, recorrendo aos princípios do DevOps para criar um método melhorado que visa individualizar a aprendizagem e reduzir o esforço do professor. Foi desenvolvida uma plataforma baseada no Moodle com vários mecanismos para automatizar tarefas como o fornecimento de materiais e exercícios de aprendizagem, permitindo que os professores disponham de feedback rápido sobre o desempenho dos alunos nas atividades. As sim, podem concentrar-se nas dificuldades dos alunos e na preparação de novos recursos de aprendizagem. Uma experiência preliminar teve lugar com um professor e estudantes de uma unidade curri cular introdutória de Programação. Embora preliminares, os resultados obtidos com a plata forma e método desenvolvidos são promissores tendo obtido feedback positivo por parte do professor e dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29T13:23:44Z
2022-07-18
2022-04-05
2022-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41692
TID:203108760
url http://hdl.handle.net/10400.26/41692
identifier_str_mv TID:203108760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546160465772544