A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Raphaella
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22944
Resumo: A natação aplicada de maneira lúdica aplica várias possibilidades para que os seus praticantes desenvolvam habilidades motoras. Isto porque, dentro da água é possível vivenciar situações desafiadoras que desenvolvem melhor capacidades físicas e habilidades motoras. A natação é importante para o desenvolvimento motor por auxiliar a melhora da capacidade física e habilidades dos praticantes, ajudando ainda a desenvolver a coordenação de membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e lateralidade possibilitando melhora no processo de aprendizagem. Para os profissionais da educação a natação é a atividade mais completa por ter uma quantidade menor de restrições e por ser um esporte de grande valor para o desenvolvimento físico e para o amadurecimento corporal. O objetivo deste estudo foi apresentar os benefícios da natação trabalhando em conjunto com psicomotricidade, uma vez que os elementos psicomotores na natação auxiliam nos resultados da aprendizagem. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica que visou apresentar a realidade da prática da natação e a sua contribuição para o desenvolvimento da psicomotricidade.
id RCAP_66b66671c74b2504f439e212647a49c7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantilNatação, psicomotricidade, desenvolvimentoA natação aplicada de maneira lúdica aplica várias possibilidades para que os seus praticantes desenvolvam habilidades motoras. Isto porque, dentro da água é possível vivenciar situações desafiadoras que desenvolvem melhor capacidades físicas e habilidades motoras. A natação é importante para o desenvolvimento motor por auxiliar a melhora da capacidade física e habilidades dos praticantes, ajudando ainda a desenvolver a coordenação de membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e lateralidade possibilitando melhora no processo de aprendizagem. Para os profissionais da educação a natação é a atividade mais completa por ter uma quantidade menor de restrições e por ser um esporte de grande valor para o desenvolvimento físico e para o amadurecimento corporal. O objetivo deste estudo foi apresentar os benefícios da natação trabalhando em conjunto com psicomotricidade, uma vez que os elementos psicomotores na natação auxiliam nos resultados da aprendizagem. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica que visou apresentar a realidade da prática da natação e a sua contribuição para o desenvolvimento da psicomotricidade.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBorges, Raphaella2023-05-28T17:52:11Z2016-11-082016-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22944por2448-0959metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:36.428096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil
title A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil
spellingShingle A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil
Borges, Raphaella
Natação, psicomotricidade, desenvolvimento
title_short A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil
title_full A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil
title_fullStr A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil
title_full_unstemmed A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil
title_sort A influência da natação no desenvolvimento dos aspetos psicomotores em crianças da educação infantil
author Borges, Raphaella
author_facet Borges, Raphaella
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Raphaella
dc.subject.por.fl_str_mv Natação, psicomotricidade, desenvolvimento
topic Natação, psicomotricidade, desenvolvimento
description A natação aplicada de maneira lúdica aplica várias possibilidades para que os seus praticantes desenvolvam habilidades motoras. Isto porque, dentro da água é possível vivenciar situações desafiadoras que desenvolvem melhor capacidades físicas e habilidades motoras. A natação é importante para o desenvolvimento motor por auxiliar a melhora da capacidade física e habilidades dos praticantes, ajudando ainda a desenvolver a coordenação de membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e lateralidade possibilitando melhora no processo de aprendizagem. Para os profissionais da educação a natação é a atividade mais completa por ter uma quantidade menor de restrições e por ser um esporte de grande valor para o desenvolvimento físico e para o amadurecimento corporal. O objetivo deste estudo foi apresentar os benefícios da natação trabalhando em conjunto com psicomotricidade, uma vez que os elementos psicomotores na natação auxiliam nos resultados da aprendizagem. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica que visou apresentar a realidade da prática da natação e a sua contribuição para o desenvolvimento da psicomotricidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08
2016-11-08T00:00:00Z
2023-05-28T17:52:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22944
url http://hdl.handle.net/10400.22/22944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2448-0959
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131640877809664