Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, João Miguel Branco de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/8436
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil Construção
id RCAP_66b9ed5c14cc80abe6bd4af52243c5f0
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/8436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de LisboaCaracterização do tráfegoEstimação TMDAFactores de ajustamentoRede viária urbana de LisboaDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil ConstruçãoO conhecimento do volume de tráfego pode ser considerado uma ferramenta fundamental no domínio dos estudos rodoviários, nomeadamente: na análise de congestionamentos, tarefas de planeamento, previsões de tráfego, ordenamento do território, manutenção de pavimentos, estudos de segurança, emissões de gases, entre outros. Os custos associados às contagens manuais ou automáticas inviabilizam muitas vezes a adaptação destas técnicas para a caracterização do tráfego, pelo que o recurso a estimativas do valor de Tráfego Médio Diário Anual (TMDA) reveste-se de particular interesse. O presente trabalho pretende apresentar uma metodologia expedita para estimar o TMDA na rede viária urbana da cidade de Lisboa através do estabelecimento de factores de ajustamento horários, diários e mensais, com base em dados de tráfego obtidos a partir de sistemas de gestão de tráfego disponíveis na cidade (GERTRUDE e SICIT). A metodologia proposta compreende três níveis da rede viária hierárquica, de acordo com o Plano de mobilidade da cidade de Lisboa, para os quais foi feita a caracterização da variação anual, semanal e diária do tráfego médio. Com base na variação observada foram criados factores de ajustamento que permitem a extrapolação para 24h de dados provenientes de contagens de curta-duração, bem como o ajuste de contagens diárias ao valor de TMDA. Uma vez que neste estudo, o cálculo destes factores foi feito através de uma amostra significativa, pode-se afirmar que a robustez dos resultados obtidos é elevada, o que contribui para a obtenção de uma boa estimativa do TMDA para a cidade de Lisboa. Apresenta-se ainda um exemplo de aplicação da metodologia proposta a contagens de tráfego reais, que permitiu confirmar a eficácia da mesma.Faculdade de Ciências e TecnologiaGomes, SandraFontul, SimonaRUNBrito, João Miguel Branco de2013-01-04T16:01:38Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:04Zoai:run.unl.pt:10362/8436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:12.068832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa
title Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa
spellingShingle Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa
Brito, João Miguel Branco de
Caracterização do tráfego
Estimação TMDA
Factores de ajustamento
Rede viária urbana de Lisboa
title_short Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa
title_full Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa
title_fullStr Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa
title_full_unstemmed Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa
title_sort Caracterização da flutuação do tráfego na cidade de Lisboa
author Brito, João Miguel Branco de
author_facet Brito, João Miguel Branco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Sandra
Fontul, Simona
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, João Miguel Branco de
dc.subject.por.fl_str_mv Caracterização do tráfego
Estimação TMDA
Factores de ajustamento
Rede viária urbana de Lisboa
topic Caracterização do tráfego
Estimação TMDA
Factores de ajustamento
Rede viária urbana de Lisboa
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil Construção
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-04T16:01:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/8436
url http://hdl.handle.net/10362/8436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137827888300032