Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marisa Augusta dos Santos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Rui A. Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4183
Resumo: Expomos, neste trabalho, o resultado de algumas reflexões sobre a gestão, o marketing e a sociologia do livro e da leitura, e um exercício de investigação de campo, efectuado junto de uma empresa sediada em Lisboa, que desenvolve a sua actividade editorial e comercial, especialmente, no âmbito religioso. A empresa escolhida foi Paulinas Editora, e as razões da escolha assentaram, essencialmente, na necessidade de perscrutarmos o âmago de uma estrutura empresarial de pertença institucional religiosa – que actua, se desenvolve e evolui, regulando-se por critérios próprios do mundo laico –, para dela podermos colher alguns elementos com significado e substância que pudessem constituir uma amostra mínimamente indicativa de um nicho, particularmente específico, do mercado editorial e livreiro português e dos seus leitores.
id RCAP_66defc436964e2b0e256699e8f7e49cf
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religiosoRELIGIÃOMARKETINGPUBLICAÇÕESCOMÉRCIO LIVREIRORELIGIONMARKETINGPUBLICATIONSBOOKSELLER TRADEExpomos, neste trabalho, o resultado de algumas reflexões sobre a gestão, o marketing e a sociologia do livro e da leitura, e um exercício de investigação de campo, efectuado junto de uma empresa sediada em Lisboa, que desenvolve a sua actividade editorial e comercial, especialmente, no âmbito religioso. A empresa escolhida foi Paulinas Editora, e as razões da escolha assentaram, essencialmente, na necessidade de perscrutarmos o âmago de uma estrutura empresarial de pertença institucional religiosa – que actua, se desenvolve e evolui, regulando-se por critérios próprios do mundo laico –, para dela podermos colher alguns elementos com significado e substância que pudessem constituir uma amostra mínimamente indicativa de um nicho, particularmente específico, do mercado editorial e livreiro português e dos seus leitores.In this study, we expose the result of some reflection on the management, the marketing and the book and reading sociology, and an investigation exercise done in a Lisbon company that edits and commercializes especially religious books. The chosen company is Paulinas Editora and the reason of this choice is mainly to understand a company structure that belongs to the religious institution – that acts, develops and increases according to the laic world criteria – in order to get some elements with meaning and substance that can be a relevant sample of this specific niche of the Portuguese editorial market and of its readers.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-19T04:32:46Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4183por1646-1630Oliveira, Marisa Augusta dos SantosOliveira, Rui A. Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:42.150883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
title Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
spellingShingle Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
Oliveira, Marisa Augusta dos Santos
RELIGIÃO
MARKETING
PUBLICAÇÕES
COMÉRCIO LIVREIRO
RELIGION
MARKETING
PUBLICATIONS
BOOKSELLER TRADE
title_short Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
title_full Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
title_fullStr Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
title_full_unstemmed Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
title_sort Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
author Oliveira, Marisa Augusta dos Santos
author_facet Oliveira, Marisa Augusta dos Santos
Oliveira, Rui A. Costa
author_role author
author2 Oliveira, Rui A. Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marisa Augusta dos Santos
Oliveira, Rui A. Costa
dc.subject.por.fl_str_mv RELIGIÃO
MARKETING
PUBLICAÇÕES
COMÉRCIO LIVREIRO
RELIGION
MARKETING
PUBLICATIONS
BOOKSELLER TRADE
topic RELIGIÃO
MARKETING
PUBLICAÇÕES
COMÉRCIO LIVREIRO
RELIGION
MARKETING
PUBLICATIONS
BOOKSELLER TRADE
description Expomos, neste trabalho, o resultado de algumas reflexões sobre a gestão, o marketing e a sociologia do livro e da leitura, e um exercício de investigação de campo, efectuado junto de uma empresa sediada em Lisboa, que desenvolve a sua actividade editorial e comercial, especialmente, no âmbito religioso. A empresa escolhida foi Paulinas Editora, e as razões da escolha assentaram, essencialmente, na necessidade de perscrutarmos o âmago de uma estrutura empresarial de pertença institucional religiosa – que actua, se desenvolve e evolui, regulando-se por critérios próprios do mundo laico –, para dela podermos colher alguns elementos com significado e substância que pudessem constituir uma amostra mínimamente indicativa de um nicho, particularmente específico, do mercado editorial e livreiro português e dos seus leitores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2013-11-19T04:32:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4183
url http://hdl.handle.net/10437/4183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131223768956928