Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4183 |
Resumo: | Expomos, neste trabalho, o resultado de algumas reflexões sobre a gestão, o marketing e a sociologia do livro e da leitura, e um exercício de investigação de campo, efectuado junto de uma empresa sediada em Lisboa, que desenvolve a sua actividade editorial e comercial, especialmente, no âmbito religioso. A empresa escolhida foi Paulinas Editora, e as razões da escolha assentaram, essencialmente, na necessidade de perscrutarmos o âmago de uma estrutura empresarial de pertença institucional religiosa – que actua, se desenvolve e evolui, regulando-se por critérios próprios do mundo laico –, para dela podermos colher alguns elementos com significado e substância que pudessem constituir uma amostra mínimamente indicativa de um nicho, particularmente específico, do mercado editorial e livreiro português e dos seus leitores. |
id |
RCAP_66defc436964e2b0e256699e8f7e49cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religiosoRELIGIÃOMARKETINGPUBLICAÇÕESCOMÉRCIO LIVREIRORELIGIONMARKETINGPUBLICATIONSBOOKSELLER TRADEExpomos, neste trabalho, o resultado de algumas reflexões sobre a gestão, o marketing e a sociologia do livro e da leitura, e um exercício de investigação de campo, efectuado junto de uma empresa sediada em Lisboa, que desenvolve a sua actividade editorial e comercial, especialmente, no âmbito religioso. A empresa escolhida foi Paulinas Editora, e as razões da escolha assentaram, essencialmente, na necessidade de perscrutarmos o âmago de uma estrutura empresarial de pertença institucional religiosa – que actua, se desenvolve e evolui, regulando-se por critérios próprios do mundo laico –, para dela podermos colher alguns elementos com significado e substância que pudessem constituir uma amostra mínimamente indicativa de um nicho, particularmente específico, do mercado editorial e livreiro português e dos seus leitores.In this study, we expose the result of some reflection on the management, the marketing and the book and reading sociology, and an investigation exercise done in a Lisbon company that edits and commercializes especially religious books. The chosen company is Paulinas Editora and the reason of this choice is mainly to understand a company structure that belongs to the religious institution – that acts, develops and increases according to the laic world criteria – in order to get some elements with meaning and substance that can be a relevant sample of this specific niche of the Portuguese editorial market and of its readers.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-19T04:32:46Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4183por1646-1630Oliveira, Marisa Augusta dos SantosOliveira, Rui A. Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:42.150883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso |
title |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso |
spellingShingle |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso Oliveira, Marisa Augusta dos Santos RELIGIÃO MARKETING PUBLICAÇÕES COMÉRCIO LIVREIRO RELIGION MARKETING PUBLICATIONS BOOKSELLER TRADE |
title_short |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso |
title_full |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso |
title_fullStr |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso |
title_full_unstemmed |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso |
title_sort |
Incursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religioso |
author |
Oliveira, Marisa Augusta dos Santos |
author_facet |
Oliveira, Marisa Augusta dos Santos Oliveira, Rui A. Costa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rui A. Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marisa Augusta dos Santos Oliveira, Rui A. Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RELIGIÃO MARKETING PUBLICAÇÕES COMÉRCIO LIVREIRO RELIGION MARKETING PUBLICATIONS BOOKSELLER TRADE |
topic |
RELIGIÃO MARKETING PUBLICAÇÕES COMÉRCIO LIVREIRO RELIGION MARKETING PUBLICATIONS BOOKSELLER TRADE |
description |
Expomos, neste trabalho, o resultado de algumas reflexões sobre a gestão, o marketing e a sociologia do livro e da leitura, e um exercício de investigação de campo, efectuado junto de uma empresa sediada em Lisboa, que desenvolve a sua actividade editorial e comercial, especialmente, no âmbito religioso. A empresa escolhida foi Paulinas Editora, e as razões da escolha assentaram, essencialmente, na necessidade de perscrutarmos o âmago de uma estrutura empresarial de pertença institucional religiosa – que actua, se desenvolve e evolui, regulando-se por critérios próprios do mundo laico –, para dela podermos colher alguns elementos com significado e substância que pudessem constituir uma amostra mínimamente indicativa de um nicho, particularmente específico, do mercado editorial e livreiro português e dos seus leitores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2013-11-19T04:32:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4183 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552418984951808 |