Urdindo a teia: as linhas e lógicas de acção na emergência e construção do Agrupamento "vertical" de Escolas de Figueiró dos Vinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33067 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação - área de Administração Educacional apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003 |
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Urdindo a teia: as linhas e lógicas de acção na emergência e construção do Agrupamento "vertical" de Escolas de Figueiró dos VinhosTeses de mestrado - 2003Política educativaAgrupamento de escolasAdministração educacionalDesenvolvimento regionalDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação - área de Administração Educacional apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003No quadro do “novo modelo de autonomia, administração e gestão das escolas”, lançado em Maio de 1998, para aplicação a partir do ano lectivo seguinte, configurava-se a possibilidade de constituição de agrupamentos “verticais” de escolas, funcionando como unidades organizacionais, destinadas a dar cumprimento a três objectivos fundamentais: a articulação e sequencialidade curricular do ensino básico, a gestão articulada de recursos e projectos e a descentralização e inserção territorial dos projectos educativos. Entre as tensões criadas pela crítica e pela pressão da tutela, estes agrupamentos têm vindo a formalizar-se no seio e através de processos muito diferenciados, cujas implicações no sistema e na acção educativa são ainda desconhecidas e muito imprevisíveis. Através do estudo de caso de um destes agrupamentos, cruzando um eixo vertical diacrónico e um eixo horizontal sincrónico, pretendemos apresentar uma leitura possível de um sistema de acção concreto e das lógicas que comandam as suas dinâmicas, no sentido de ajudar a compreender as potencialidades e limitações desta “matriz”. Trata-se de um estudo qualitativo, de feição etnográfica, construído a partir dos discursos dos actores, plasmados em registos escritos múltiplos e variados, ou apanhados nas interacções, formais e informais, nos vários momentos seleccionados para observação: O posicionamento epistemológico é simultaneamente interpretativo e crítico, no sentido de que se procuram interpretar as lógicas dos actores, mas sem perder de vista as teias mais largas em que se geram, crendo que a compreensão das acções é fundamental numa mudança regulada. A rede teórica baseia-se na análise política e micropolítica, com suporte nos princípios da acção estratégica, mas ensaiando fugas da sua lógica relativamente fechada e procurando captar e libertar dimensões específicas do universo educativo português e deste contexto particular. A atenção foca-se no sistema concreto e no campo da sua autonomia, mas sem perder de vista o concreto da teia mais ampla em que se insere. “Urdindo a teia” foi a metáfora que ocorreu, na articulação simbólica da construção permanente de uma base de segurança e de criatividade, ou seja, na configuração do dilema do controle e da liberdade. Teia tolhedora ou vivificadora, será o resultado das opções possíveis e das decisões tomadas pelos actores, dependendo dos sentidos que encontrem e em que se encontrem. Os resultados do estudo apenas isso deixam concluir, procurando fazer a aproximação e desocultação desses sentidos.Dans le cadre du “nouveau model d'autonomie, administration et gestion des écoles” qui a été lancé en mai 1998, à appliquer l'année scolaire suivante, a été configuré la possibilité de constitution de groupements “verticaux” des écoles, fonctionnant en tant qu’unités organisationnelles, destinées à accomplir trois objectifs essentiels: l'articulation et la séquence du curriculum de l'enseignement élémentaire, la gestion articulée des ressources et des projets et la décentralisation et l'insertion territoriale des projets éducatifs. Parmi les tensions crées par la critique et par la pression de la tutelle administrative, ces groupements sont parvenus à ce formaliser au sein et à travers des procédures très différentes, dont les conséquences attendues dans le système et dans l'action éducative restent méconnues et très imprévisibles. Par l'étude de cas d'un de ces groupements, en croisant un axe vertical diachronique et un axe horizontal synchronique, on essaie une lecture possible d'un système d'action concrète et des logiques qui commandent leurs dynamiques, dans le sens d'aider à comprendre les potentialités de cette matrice. Il s’agit d'une recherche qualitative, d ’inspiration ethnographique, construite à partir des discours des acteurs, plasmifiés dans plusieurs et variés registres écrits ou attrapés dans les interactions formelles et informelles, selon les différents moments sélectionnés de l'observation. Le positionnement épistémologique est à la fois interprétatif et critique, dans le sens ou on recherche à interpréter les logiques des acteurs, mais sans perdre de vue les toiles plus larges dans lesquelles elles se gèrent, car notre croyance va dans le sens que la compréhension des actions est fondamentale dans un changement réglé. Soutenu sur les principes de l'action stratégique, le réseau théorique se fond sur l'analyse politique e micropolitique, mais essayant des fuites de sa logique relativement fermée et cherchant d ’obtenir et de libérer des dimensions spécifiques de l'univers éducatif portugais et de ce contexte particulier. On focalise l'attention sur le système concret et sur le champ de son autonomie, mais ne perdant pas de vue le concret de la toile plus étendue dans laquelle il s'insère. - “Ourdir la toile” a été la métaphore qui est survenue, dans l'articulation symbolique de la construction permanente d’une base de sécurité et de créativité, c'est à dire, la configuration du dilemme du contrôle et de la liberté. Toile engourdie ou vivificatrice, elle sera le résultat des options possibles et des décisions prises par les acteurs, dépendant des sens qu'ils rencontrent et dans lesquels ils se rencontrent. Les résultats de l'étude ne laissent que conclure cela, en recherchant à faire le rapprochement et le dévoilement de ses sens.Within the framework of the so-called “new model of autonomy, administration and management of schools” initiated in May 1998, it became possible to constitute “vertical” groups of schools which were to be put into practice by September of the same year. These groups were intended to function as organizational bodies with the following three fundamental objectives: the articulation and curricular organisation of primary education, the articulated management of resources and projects and the decentralization and geographical insertion of educational projects. Despite the tensions created by the criticisms and pressure from the Ministry, these groups have continued to form, but via very different processes. Therefore what they have been able to achieve is still unknown and very unpredictable. By means of a case study of one of these groups, a vertical diachronic line was crossed with a horizontal synchronic line. The intention is to present a possible interpretation of a concrete system of action and of the logistics which control its dynamics, in order to understand the potential and limitations of this matrix. This is a qualitative study, of an ethnographic nature, which has been built around the discussion of all actors involved, taken from a variety of written documentation or from both formal and informal interactions within a myriad of focused observation. The epistemological point of view is simultaneously interpretative and critical in the sense that it seeks to interpret the logic of those involved, but without losing sight of “the whole”, because we believe that an understanding of the actions is fundamental for a regulated change. The theoretical framework is based upon a political and micropolitical analysis and supported within the principles of strategic action, while attempting to escape from its relatively closed logic and trying to capture and liberate specific dimensions of the Portuguese educational system and of this particular context. The focus of this study is on the system itself and on its autonomy, but without losing sight of the whole context. “Spinning the web” was the metaphor which came to mind, as a means of articulating in a symbolic way, the dialectic between security and creativity, or rather, the dilemma between control and freedom. Is it a web that traps or liberates? That will be the result of the possible options and decisions that the actors take, depending on the senses they find and may share. The results of the study only reach this conclusion by trying to approximate and reveal these senses.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaSimões, Graça Maria Jegundo, 1961-2018-05-02T11:44:10Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:42:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:42:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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