Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5855 |
Resumo: | Esta investigação encontra-se assente no relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Concentrou a sua atenção na promoção de atividades resultantes do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, com recurso transversal a softwares educativos de uso livre, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1º ciclo do ensino básico. Optou-se pelo modelo de investigação-ação que envolve: 1) A recolha de dados da situação real de ambos os contextos usando técnicas como a observação naturalista, a gravação de áudios e a análise de documentos institucionais; 2) A identificação de necessidades a partir da comparação entre os dados recolhidos e analisados na situação real e a revisão de literatura efetuada (situação ideal); 3) A elaboração de planos de ação (PA) que centraliza a sua finalidade na remediação das lacunas detetadas, com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação; 4) A análise resultante da implementação dos PA e síntese das tarefas concretizadas no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico; 5) As considerações finais do estudo que veiculam a síntese da investigação, aliada a uma reflexão crítica do estudo, onde se refere os pontos positivos, as principais limitações/dificuldades sentidas e sugestões para estudos futuros. |
id |
RCAP_66f36bf8927a5faf937a29a7feab2835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5855 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoLinguagem oralEscritaConsciência fonológicaOrtografiaIncorreçõesEsta investigação encontra-se assente no relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Concentrou a sua atenção na promoção de atividades resultantes do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, com recurso transversal a softwares educativos de uso livre, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1º ciclo do ensino básico. Optou-se pelo modelo de investigação-ação que envolve: 1) A recolha de dados da situação real de ambos os contextos usando técnicas como a observação naturalista, a gravação de áudios e a análise de documentos institucionais; 2) A identificação de necessidades a partir da comparação entre os dados recolhidos e analisados na situação real e a revisão de literatura efetuada (situação ideal); 3) A elaboração de planos de ação (PA) que centraliza a sua finalidade na remediação das lacunas detetadas, com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação; 4) A análise resultante da implementação dos PA e síntese das tarefas concretizadas no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico; 5) As considerações finais do estudo que veiculam a síntese da investigação, aliada a uma reflexão crítica do estudo, onde se refere os pontos positivos, as principais limitações/dificuldades sentidas e sugestões para estudos futuros.2023-03-03T13:19:05Z2022-12-22T00:00:00Z2022-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5855TID:203174860porFrade, Ana Isabel Viegasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:13Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:56.737616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Frade, Ana Isabel Viegas Linguagem oral Escrita Consciência fonológica Ortografia Incorreções |
title_short |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Frade, Ana Isabel Viegas |
author_facet |
Frade, Ana Isabel Viegas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frade, Ana Isabel Viegas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem oral Escrita Consciência fonológica Ortografia Incorreções |
topic |
Linguagem oral Escrita Consciência fonológica Ortografia Incorreções |
description |
Esta investigação encontra-se assente no relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Concentrou a sua atenção na promoção de atividades resultantes do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, com recurso transversal a softwares educativos de uso livre, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1º ciclo do ensino básico. Optou-se pelo modelo de investigação-ação que envolve: 1) A recolha de dados da situação real de ambos os contextos usando técnicas como a observação naturalista, a gravação de áudios e a análise de documentos institucionais; 2) A identificação de necessidades a partir da comparação entre os dados recolhidos e analisados na situação real e a revisão de literatura efetuada (situação ideal); 3) A elaboração de planos de ação (PA) que centraliza a sua finalidade na remediação das lacunas detetadas, com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação; 4) A análise resultante da implementação dos PA e síntese das tarefas concretizadas no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico; 5) As considerações finais do estudo que veiculam a síntese da investigação, aliada a uma reflexão crítica do estudo, onde se refere os pontos positivos, as principais limitações/dificuldades sentidas e sugestões para estudos futuros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22T00:00:00Z 2022-12-22 2023-03-03T13:19:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5855 TID:203174860 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5855 |
identifier_str_mv |
TID:203174860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131206776782848 |