Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Ana Isabel Viegas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5855
Resumo: Esta investigação encontra-se assente no relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Concentrou a sua atenção na promoção de atividades resultantes do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, com recurso transversal a softwares educativos de uso livre, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1º ciclo do ensino básico. Optou-se pelo modelo de investigação-ação que envolve: 1) A recolha de dados da situação real de ambos os contextos usando técnicas como a observação naturalista, a gravação de áudios e a análise de documentos institucionais; 2) A identificação de necessidades a partir da comparação entre os dados recolhidos e analisados na situação real e a revisão de literatura efetuada (situação ideal); 3) A elaboração de planos de ação (PA) que centraliza a sua finalidade na remediação das lacunas detetadas, com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação; 4) A análise resultante da implementação dos PA e síntese das tarefas concretizadas no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico; 5) As considerações finais do estudo que veiculam a síntese da investigação, aliada a uma reflexão crítica do estudo, onde se refere os pontos positivos, as principais limitações/dificuldades sentidas e sugestões para estudos futuros.
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