Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Ana Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pita, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/15159
Resumo: Introdução: As empresas multinacionais procuram graduados com um espectro alargado de competências que incluem a conhecimento de outras culturas e o domínio de mais do que um idioma (Jones, 2013). Segundo Alred, Byram e Fleming (2003), a educação deve promover “um sentido de interculturalidade, uma competência intercultural” (p. 6) através de um processo dinâmico, iterativo, transformador de atitudes, competências e conhecimento, permitindo a comunicação e interação eficaz e apropriada entre culturas (Freeman et al., 2009). Objetivos: Foi conduzido um estudo de caso com o objetivo de compreender a relevância da metodologia de aprendizagem ativa de um programa de educação para o empreendedorismo no desenvolvimento das competências interculturais dos alunos. Métodos: Dada a natureza exploratória do estudo, optou-se pela implementação de um estudo qualitativo, baseado em entrevistas semi-estruturada aos alunos inscritos no programa Learning To Be, com o intuito de recolher as perspetivas dos estudantes relativamente à participação no programa. Foi, ainda, implementado um questionário com o intuito de perceber quais as competências que os alunos consideravam ter sido desenvolvidas no âmbito daquela participação. Resultados: Os resultados demonstraram que i) os alunos avaliaram de forma positiva a metodologia de aprendizagem experimental; ii) as competências de comunicação intercultural aumentaram; iii) a abertura para trabalhar em contextos multiculturais é mais elevada. Conclusões: A análise das respostas recolhidas sugere que os estudantes reconhecem a relevância das competências interculturais para o seu futuro percurso profissional e realçaram a adequação da metodologia utilizada no programa de educação para o empreendedorismo para o seu, respetivo, desenvolvimento. Igualmente, os estudantes enfatizaram o impacto do programa nas competências de comunicação intercultural e empreendedoras que poderão contribuir para aumentar a sua empregabilidade.
id RCAP_66f4790f221b1680cd3b7786399b33cf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?Interculturalidad y educación para el empreendedorismo: un círculo virtuoso?Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?Education and Social Development SciencesIntrodução: As empresas multinacionais procuram graduados com um espectro alargado de competências que incluem a conhecimento de outras culturas e o domínio de mais do que um idioma (Jones, 2013). Segundo Alred, Byram e Fleming (2003), a educação deve promover “um sentido de interculturalidade, uma competência intercultural” (p. 6) através de um processo dinâmico, iterativo, transformador de atitudes, competências e conhecimento, permitindo a comunicação e interação eficaz e apropriada entre culturas (Freeman et al., 2009). Objetivos: Foi conduzido um estudo de caso com o objetivo de compreender a relevância da metodologia de aprendizagem ativa de um programa de educação para o empreendedorismo no desenvolvimento das competências interculturais dos alunos. Métodos: Dada a natureza exploratória do estudo, optou-se pela implementação de um estudo qualitativo, baseado em entrevistas semi-estruturada aos alunos inscritos no programa Learning To Be, com o intuito de recolher as perspetivas dos estudantes relativamente à participação no programa. Foi, ainda, implementado um questionário com o intuito de perceber quais as competências que os alunos consideravam ter sido desenvolvidas no âmbito daquela participação. Resultados: Os resultados demonstraram que i) os alunos avaliaram de forma positiva a metodologia de aprendizagem experimental; ii) as competências de comunicação intercultural aumentaram; iii) a abertura para trabalhar em contextos multiculturais é mais elevada. Conclusões: A análise das respostas recolhidas sugere que os estudantes reconhecem a relevância das competências interculturais para o seu futuro percurso profissional e realçaram a adequação da metodologia utilizada no programa de educação para o empreendedorismo para o seu, respetivo, desenvolvimento. Igualmente, os estudantes enfatizaram o impacto do programa nas competências de comunicação intercultural e empreendedoras que poderão contribuir para aumentar a sua empregabilidade.Introduction: Multinational companies are now looking for graduates with a wide range of skills that include awareness of other cultures and mastery of more than one language (Jones, 2013). According to Alred, Byram, and Fleming (2003) education should promote “a sense of interculturality, an intercultural competence” (p.6) through a process that is dynamic, interactive, and that transforms attitudes, skills and knowledge, allowing effective and appropriate communication and interaction across cultures (Freeman et al., 2009). Objectives: A case study analysis was conducted with the objective of understanding the relevance of active learning methodology within an entrepreneurship education course in the development of students’ intercultural competences. Methods: Given the exploratory nature of the study, we opted for the implementation of a qualitative study, based on semi-structured interviews to students enrolled in the Learning To Be program, in order to gather students' perspectives regarding participation in the program. A questionnaire was also implemented in order to understand which competences students considered to have been developed within the scope of that participation. Results: The results showed that i) students evaluate the experimental learning methodology positively; ii) student’s intercultural competences have increased; iii) openness to work in multicultural context is higher. Conclusions: The analysis of data suggests that students recognised the relevance of intercultural competences for their future professional career and have highlighted the appropriateness of the methodology used in the entrepreneurship education program for their development. Likewise, the students emphasized the impact of the program on intercultural and entrepreneurial communication skills that could contribute to increasing their employability.Introducción: Las empresas multinacionales buscan graduados con un amplio espectro de competencias que incluyen el conocimiento de otras culturas y el dominio de más de un idioma (Jones, 2013). La educación debe promover "un sentido de interculturalidad, una competencia intercultural" (p.6) a través de un proceso dinámico, iterativo, transformador de actitudes, competencias y conocimiento, permitiendo la comunicación e interacción eficaz y apropiada entre culturas (Freeman et al., 2009). Objetivos: Se llevó a cabo un estudio de caso con el objetivo de comprender la relevancia de la metodología de aprendizaje activo de un programa de educación para el emprendimiento en el desarrollo de las competencias interculturales de los alumnos. Métodos: Dada la naturaleza exploratoria del estudio, se optó por la implementación de un estudio cualitativo, basado en entrevistas semiestructuradas a los alumnos inscritos en el programa Learning To Be, con el fin de recoger las perspectivas de los estudiantes respecto a la participación en el programa. Se implementó un cuestionario con el fin de percibir cuáles las competencias que los alumnos consideraban haber sido desarrolladas en el marco de esa participación. Resultados: Los resultados demostraron que i) los alumnos evaluaron de forma positiva la metodología de aprendizaje experimental; ii) las competencias de comunicación intercultural han aumentado; iii) la apertura para trabajar en contextos multiculturales es más elevada. Conclusiones: El análisis de las respuestas recogidas sugiere que los estudiantes reconocen la relevancia de las competencias interculturales para su futuro itinerario profesional y realzaron la adecuación de la metodología utilizada en el programa de educación para el espíritu emprendedor para su desarrollo, respeto, desarrollo. Asimismo, los estudiantes enfatizaron el impacto del programa en las competencias de comunicación intercultural y emprendedoras que podrían contribuir a aumentar su empleabilidad.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/15159por1647-662X0873-3015Daniel, Ana DiasPita, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:26.434912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
Interculturalidad y educación para el empreendedorismo: un círculo virtuoso?
Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
title Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
spellingShingle Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
Daniel, Ana Dias
Education and Social Development Sciences
title_short Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
title_full Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
title_fullStr Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
title_full_unstemmed Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
title_sort Interculturalidade e educação para o empreendedorismo: um ciclo virtuoso?
author Daniel, Ana Dias
author_facet Daniel, Ana Dias
Pita, Mariana
author_role author
author2 Pita, Mariana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, Ana Dias
Pita, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Education and Social Development Sciences
topic Education and Social Development Sciences
description Introdução: As empresas multinacionais procuram graduados com um espectro alargado de competências que incluem a conhecimento de outras culturas e o domínio de mais do que um idioma (Jones, 2013). Segundo Alred, Byram e Fleming (2003), a educação deve promover “um sentido de interculturalidade, uma competência intercultural” (p. 6) através de um processo dinâmico, iterativo, transformador de atitudes, competências e conhecimento, permitindo a comunicação e interação eficaz e apropriada entre culturas (Freeman et al., 2009). Objetivos: Foi conduzido um estudo de caso com o objetivo de compreender a relevância da metodologia de aprendizagem ativa de um programa de educação para o empreendedorismo no desenvolvimento das competências interculturais dos alunos. Métodos: Dada a natureza exploratória do estudo, optou-se pela implementação de um estudo qualitativo, baseado em entrevistas semi-estruturada aos alunos inscritos no programa Learning To Be, com o intuito de recolher as perspetivas dos estudantes relativamente à participação no programa. Foi, ainda, implementado um questionário com o intuito de perceber quais as competências que os alunos consideravam ter sido desenvolvidas no âmbito daquela participação. Resultados: Os resultados demonstraram que i) os alunos avaliaram de forma positiva a metodologia de aprendizagem experimental; ii) as competências de comunicação intercultural aumentaram; iii) a abertura para trabalhar em contextos multiculturais é mais elevada. Conclusões: A análise das respostas recolhidas sugere que os estudantes reconhecem a relevância das competências interculturais para o seu futuro percurso profissional e realçaram a adequação da metodologia utilizada no programa de educação para o empreendedorismo para o seu, respetivo, desenvolvimento. Igualmente, os estudantes enfatizaram o impacto do programa nas competências de comunicação intercultural e empreendedoras que poderão contribuir para aumentar a sua empregabilidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/15159
url https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/15159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
0873-3015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130162845974528