Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casiraghi, Bruna
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Aragão, Júlio C. S., Brito, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/51207
Resumo: Existem diversos instrumentos validados para a avaliação do pensamento crítico, contudo os instrumentos são amplos, longos e indisponíveis para aplicação em larga escala, pelo menos em língua portuguesa. Este trabalho objetiva apresentar o primeiro momento de elaboração de um instrumento de avaliação do pensamento crítico, com alguma facilidade de aplicação e que abarque as habilidades essenciais, para estudantes do ensino superior. Até ao momento este processo compreendeu: levantamento e análise da bibliografia; identificação dos processos cognitivos essenciais; definição do formato do problema e respostas a considerar; discussão com especialistas; revisão e adequação; aplicação e análise qualitativa das situações junto dos respondentes. Até ao momento, a principal conclusão é que este processo é moroso e difícil, sendo certo que a relevância da avaliação do pensamento crítico na população universitária justifica a prossecução do projeto.
id RCAP_6732cd90d7d429b1beb882e7b0833335
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminaresConstruction of an instrument for the evaluation of critical thinking: previous considerationsPensamento críticoEnsino superiorCompetências transversaisAvaliaçãoCritical thinkingHigher educationTransversal skillsEvaluationCiências Sociais::PsicologiaExistem diversos instrumentos validados para a avaliação do pensamento crítico, contudo os instrumentos são amplos, longos e indisponíveis para aplicação em larga escala, pelo menos em língua portuguesa. Este trabalho objetiva apresentar o primeiro momento de elaboração de um instrumento de avaliação do pensamento crítico, com alguma facilidade de aplicação e que abarque as habilidades essenciais, para estudantes do ensino superior. Até ao momento este processo compreendeu: levantamento e análise da bibliografia; identificação dos processos cognitivos essenciais; definição do formato do problema e respostas a considerar; discussão com especialistas; revisão e adequação; aplicação e análise qualitativa das situações junto dos respondentes. Até ao momento, a principal conclusão é que este processo é moroso e difícil, sendo certo que a relevância da avaliação do pensamento crítico na população universitária justifica a prossecução do projeto.There are several validated instruments for the evaluation of critical thinking, however the instruments are broad, long and unavailable for large scale application, at least in Portuguese. This paper aims to present the first moment of elaboration of an instrument of evaluation of critical thinking, easy to apply and that includes the essential skills enabling the accompaniment in higher education. So far this process has included: survey and analysis of the bibliography; identification of essential cognitive processes; definition of the problem format and answers to consider; discussion with experts; review and adequacy; application and qualitative analysis of the situations with the respondents. So far, the main conclusion is that this process is time consuming and difficult, since the relevance of critical thinking evaluation in university population justifies the continuation of the project.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade da Coruña / Universidade do MinhoUniversidade do MinhoCasiraghi, BrunaAlmeida, Leandro S.Aragão, Júlio C. S.Brito, Luciana20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/51207por2386-741810.17979/reipe.2017.0.01.2234info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:32:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:36.592025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
Construction of an instrument for the evaluation of critical thinking: previous considerations
title Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
spellingShingle Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
Casiraghi, Bruna
Pensamento crítico
Ensino superior
Competências transversais
Avaliação
Critical thinking
Higher education
Transversal skills
Evaluation
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
title_full Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
title_fullStr Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
title_full_unstemmed Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
title_sort Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
author Casiraghi, Bruna
author_facet Casiraghi, Bruna
Almeida, Leandro S.
Aragão, Júlio C. S.
Brito, Luciana
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Aragão, Júlio C. S.
Brito, Luciana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casiraghi, Bruna
Almeida, Leandro S.
Aragão, Júlio C. S.
Brito, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Ensino superior
Competências transversais
Avaliação
Critical thinking
Higher education
Transversal skills
Evaluation
Ciências Sociais::Psicologia
topic Pensamento crítico
Ensino superior
Competências transversais
Avaliação
Critical thinking
Higher education
Transversal skills
Evaluation
Ciências Sociais::Psicologia
description Existem diversos instrumentos validados para a avaliação do pensamento crítico, contudo os instrumentos são amplos, longos e indisponíveis para aplicação em larga escala, pelo menos em língua portuguesa. Este trabalho objetiva apresentar o primeiro momento de elaboração de um instrumento de avaliação do pensamento crítico, com alguma facilidade de aplicação e que abarque as habilidades essenciais, para estudantes do ensino superior. Até ao momento este processo compreendeu: levantamento e análise da bibliografia; identificação dos processos cognitivos essenciais; definição do formato do problema e respostas a considerar; discussão com especialistas; revisão e adequação; aplicação e análise qualitativa das situações junto dos respondentes. Até ao momento, a principal conclusão é que este processo é moroso e difícil, sendo certo que a relevância da avaliação do pensamento crítico na população universitária justifica a prossecução do projeto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/51207
url https://hdl.handle.net/1822/51207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.01.2234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña / Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña / Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132754471813120