Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Sílvia Margarida Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19888
Resumo: Este estudo teve como objetivo a construção e o desenvolvimento de um instrumento capaz de medir e avaliar a participação cívica e política de crianças do 1º ciclo. A partir de um cenário de uma ilha, as crianças são convidadas a refletirem sobre diversas dimensões associadas à vida cívica e política. O instrumento é composto por 205 itens distribuídos por seis dimensões e as escalas de resposta variam entre (1) Sim, (2) Não e (3) Às vezes ou (1) Concordo, (2) Não Concordo e (3) Não Sei. Foram participantes nesta investigação 125 crianças, do 1º ao 4º ano de escolaridade de uma escola privada e três ATL’s, da região da Grande Lisboa, com idades compreendidas ente os seis e os dez anos. Realizou-se uma análise descritiva de todas as dimensões e sub-dimensões do instrumento. Verificámos que as crianças estão capazes de se posicionarem e pensarem sobre questões sociais e políticas e refletem sobre as suas experiências de participação. As crianças já fazem também uma diferenciação das necessidades básicas (e.g., família, segurança, etc.) e compreendem o que são leis e para que servem. Acham igualmente importante serem ouvidas e participarem nas tomadas de decisões, mas têm a noção que isso não acontece.
id RCAP_6734dbbfe83e058fc70dd2244aa1a846
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º cicloParticipação cívicaPolíticaCriança -- ChildDesenvolvimento políticoCivic participationPoliticsPolitical developmentEste estudo teve como objetivo a construção e o desenvolvimento de um instrumento capaz de medir e avaliar a participação cívica e política de crianças do 1º ciclo. A partir de um cenário de uma ilha, as crianças são convidadas a refletirem sobre diversas dimensões associadas à vida cívica e política. O instrumento é composto por 205 itens distribuídos por seis dimensões e as escalas de resposta variam entre (1) Sim, (2) Não e (3) Às vezes ou (1) Concordo, (2) Não Concordo e (3) Não Sei. Foram participantes nesta investigação 125 crianças, do 1º ao 4º ano de escolaridade de uma escola privada e três ATL’s, da região da Grande Lisboa, com idades compreendidas ente os seis e os dez anos. Realizou-se uma análise descritiva de todas as dimensões e sub-dimensões do instrumento. Verificámos que as crianças estão capazes de se posicionarem e pensarem sobre questões sociais e políticas e refletem sobre as suas experiências de participação. As crianças já fazem também uma diferenciação das necessidades básicas (e.g., família, segurança, etc.) e compreendem o que são leis e para que servem. Acham igualmente importante serem ouvidas e participarem nas tomadas de decisões, mas têm a noção que isso não acontece.This study aimed to construct and develop an instrument capable of measuring and evaluating the civic and political participation of first cycle children. From an island setting, children are invited to reflect on various dimensions associated with civic and political life. The instrument is comprised of 205 items across six dimensions and the response scales range from (1) Yes, (2) No, and (3) Sometimes or (1) Agree, (2) Disagree, and (3) Don't Know . A total of 125 children from the 1st to the 4th grade of a private school and three ATL's from the Greater Lisbon region, aged between six and ten years old, participated in this research. A descriptive analysis of all dimensions and sub-dimensions of the instrument was performed. We found that children reveal positions on social and political issues and reflect on their participation experiences. Children already differentiate from basic needs (e.g., family, safety, etc.) and understand what laws are and what they are for. They find it equally important to be heard and to participate in decision-making, but they realize that this does not happen.2020-02-13T16:32:58Z2019-12-19T00:00:00Z2019-12-192019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19888TID:202439380porCorreia, Sílvia Margarida Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:20.824862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo
title Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo
spellingShingle Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo
Correia, Sílvia Margarida Ramos
Participação cívica
Política
Criança -- Child
Desenvolvimento político
Civic participation
Politics
Political development
title_short Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo
title_full Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo
title_fullStr Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo
title_full_unstemmed Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo
title_sort Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo
author Correia, Sílvia Margarida Ramos
author_facet Correia, Sílvia Margarida Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Sílvia Margarida Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Participação cívica
Política
Criança -- Child
Desenvolvimento político
Civic participation
Politics
Political development
topic Participação cívica
Política
Criança -- Child
Desenvolvimento político
Civic participation
Politics
Political development
description Este estudo teve como objetivo a construção e o desenvolvimento de um instrumento capaz de medir e avaliar a participação cívica e política de crianças do 1º ciclo. A partir de um cenário de uma ilha, as crianças são convidadas a refletirem sobre diversas dimensões associadas à vida cívica e política. O instrumento é composto por 205 itens distribuídos por seis dimensões e as escalas de resposta variam entre (1) Sim, (2) Não e (3) Às vezes ou (1) Concordo, (2) Não Concordo e (3) Não Sei. Foram participantes nesta investigação 125 crianças, do 1º ao 4º ano de escolaridade de uma escola privada e três ATL’s, da região da Grande Lisboa, com idades compreendidas ente os seis e os dez anos. Realizou-se uma análise descritiva de todas as dimensões e sub-dimensões do instrumento. Verificámos que as crianças estão capazes de se posicionarem e pensarem sobre questões sociais e políticas e refletem sobre as suas experiências de participação. As crianças já fazem também uma diferenciação das necessidades básicas (e.g., família, segurança, etc.) e compreendem o que são leis e para que servem. Acham igualmente importante serem ouvidas e participarem nas tomadas de decisões, mas têm a noção que isso não acontece.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19T00:00:00Z
2019-12-19
2019-12
2020-02-13T16:32:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19888
TID:202439380
url http://hdl.handle.net/10071/19888
identifier_str_mv TID:202439380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134700269207552