Web 2.0 : um levantamento dos conhecimentos e práticas dos professores de diferentes níveis de ensino nos seus contextos pessoais e profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Isabel Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19063
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
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spelling Web 2.0 : um levantamento dos conhecimentos e práticas dos professores de diferentes níveis de ensino nos seus contextos pessoais e profissionais371.68681.324Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)A Web 2.0 oferece ao utilizador uma grande quantidade de serviços e aplicativos gratuitos e versáteis potenciadores do desenvolvimento de diferentes aprendizagens e múltiplas experiencias colaborativas entre professores e alunos, no sentido de que cada um pode editar, publicar e compartilhar as suas experiências e conhecimentos. Diversas iniciativas, com destaque para o Plano Tecnológico da Educação, permitiram um reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas, possibilitando desta forma melhores condições de acesso à Internet, e assim, mais e melhor uso dos respetivos serviços da Web 2.0 por alunos e professores nos contextos profissionais e pessoais. Nesta realidade, teve o presente estudo como principal objetivo averiguar quais são os principais serviços da Web 2.0 que os professores dos vários níveis de escolaridade, do pré-escolar ao ensino secundário, conhecem e utilizam, na sua esfera pessoal e profissional, e de que forma se processa essa utilização, para além de identificar eventuais constrangimentos á respetiva utilização bem como identificar a forma como os educadores/professores aprenderam a usar esses serviços. Para efeito da realização do estudo empírico, que tomou o formato de um survey descritivo e exploratório, foi concebido e validado um questionário que, após parecer favorável da DGIDC, foi enviado aos educadores e professores em exercício no ano letivo 2010-2011 ao nível dos jardins-deinfância e escolas do Concelho da Póvoa de Lanhoso (organizadas em dois agrupamentos e uma escola secundária não agrupada). Foram devolvidos um total de 87 questionários devidamente preenchidos e válidos que foram analisados com base em técnicas de estatística descritiva e relacional. Os professores respondentes, na sua maioria lecionam no 2º, 3º ciclos e secundário e referem utilizarem ferramentas da Web 2.0 com os alunos em contexto educativo. Verifica-se que os educadores/professores do pré-escolar e 1º ciclo utilizam menos os serviços da Web 2.0 do que os professores do 2º, 3ºciclos e secundário. Os professores do 2º, 3ºciclos e secundário utilizam alguns desses serviços com os alunos, tais como: o motor de busca, a localização geográfica, o correio eletrónico, o YouTube e outros. Fazem também utilização dos mesmos a nível profissional sem alunos e também a nível pessoal e familiar. Importa contudo considerar que não fizemos o levantamento das condições tecnológicas existentes nas diferentes escolas, nomeadamente as que correspondem a diferentes níveis de escolaridade. Relativamente ao baixo uso dos serviços da Web 2.0 por parte dos educadores/professores do pré-escolar e 1º ciclo, supomos que se poderá interpretar em função da faixa etária das crianças desses anos e provavelmente também às más condições de acesso à rede “Internet”. Termina-se apresentando um conjunto de sugestões a considerar em futuras investigações.Web 2.0 offers the user a lot of free applications and services which can support innovative learning experiences and allow collaboration at a distance between teachers and students, in the sense that everyone can edit, publish and share their experiences and knowledge. Several official initiatives, especially the Technological Plan for Education, have reinforced technology resources in schools, thus enabling better access to the Internet, and thus more and better use of the Web 2.0 services for students and teachers both in professional and personal contexts. The present study aimed to find out what the major Web 2.0 services are that teachers, from preschool to secondary education, use in their personal and professional life. We also intended to identify how teachers use those services, besides getting to know the way they cope with any relevant technical constraint and how educators/teachers learned to use these services. We carried out an exploratory and descriptive study supported by a survey methodology, using an online questionnaire. The questionnaire was developed and validated for this particular study and its application was authorized by DGIDC (Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular). The questionnaire was sent to all the educators and teachers teaching at public schools and kindergartens of the administrative county of Póvoa de Lanhoso. A total of 87 questionnaires were collected and analyzed based on descriptive and relational statistics. The teachers (mostly middle and secondary school) refer to using Web 2.0 tools with their student in an educational context. It appears that educators/teachers in preschool and primary school use Web 2.0 services less often than the teachers of the remaining stages. Teachers teaching at middle and secondary schools use some of these services with their students, such as search engines, geographical location, email, YouTube and others. They also make use of them professionally without students and on a personal level. However, it has to be taken into account that we did not consider the technological conditions at the various schools, including those that correspond to different levels of schooling. Regarding the limited use of Web 2.0 services by educators/teachers of preschool and primary school, we assume that one can interpret the results according to the children’s age and probably also to the poor access to the network "Internet". We conclude with a set of suggestions to consider for future investigations.Gomes, Maria JoãoUniversidade do MinhoPereira, Maria Isabel Gomes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19063porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:38.797740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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