A comunicação do desempenho social das empresas de prestação de serviços em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24735 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Filipe Almeida. |
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A comunicação do desempenho social das empresas de prestação de serviços em PortugalDesenvolvimento sustentávelSustentabilidade socialRelatórios de sustentabilidadeGRIEmpresas de prestação de serviçosDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Filipe Almeida.As empresas em geral têm necessidade de partilhar informação sobre a sua ação ativa na sociedade, procurando um mundo sustentável. Isto deve-se à globalização e ao rápido desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação, que impulsionaram a difusão da problemática da biodiversidade e da responsabilidade social que as empresas têm na comunidade. O impacte social, ambiental e económico que as empresas têm no local onde operam levou a que ONG’s, a Comissão Europeia e os stakeholders as convidassem a seguir determinadas normas, económico-sociais e ambientais, e comunica-las através dos Relatórios de Sustentabilidade. Nesses relatórios as empresas comunicam dados e informações que consideram mais relevantes, segundo interesses e prioridades dos stakeholders e da própria empresa. A Global Reporting Initiative (GRI) elabora e atualiza diretrizes para coadjuvar as organizações na elaboração de relatórios segundo o modelo de sustentabilidade, que é composto pelos indicadores sociais, ambientais económicos. O seu objetivo é ajudar as empresas que pretendem comunicar o seu impacte na economia, na sociedade e no meio ambiente. Para muitas empresas os Relatórios de Sustentabilidade podem ser orientados e vistos como uma estratégia de marketing dirigida aos consumidores. Mas se forem elaborados conforme as linhas orientadoras da GRI, servem também para a organização verificar se tem competitividade e ainda identificar os riscos e oportunidades, assim como apurar se as metas da empresa foram atingidas. Neste sentido, estes relatórios devem ser elaborados tendo em vista os objetivos e missão da empresa, não esquecendo de pedir feedback aos stakeholders. Na atualidade, talvez consequência da crise económica que se faz sentir em Portugal, o indicador económico é o indicador do modelo de sustentabilidade que parece ser o mais discutido e que aparenta ser o mais preocupante para o governo. Esta crescente preocupação em estabilizar a economia do país, parece ter deixado para segundo plano vi condições e direitos da sociedade. E a falta de equidade económico-social poderá originar uma crise social. Também a nível geral, dos três indicadores do modelo de sustentabilidade, quando o indicador social é abordado aparenta sempre surgir como consequência de problemas económicos e/ ou ambientais. E parece que raramente o indicador social nunca é a causa de problemas económicos. É por isso relevante estudar como é reportado o indicador social nas empresas de prestação de serviços em Portugal nos seus relatórios de sustentabilidade.FEUC2013-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24735http://hdl.handle.net/10316/24735TID:201477262porSimões, Sandra Catarina da Silva - A comunicação do desempenho social das empresas de prestação de serviços em Portugal. Coimbra, 2013Simões, Sandra Catarina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:39.094755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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