Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7500
Resumo: O Autismo é classificado pelo DSM-IV-TR (Associação Psiquiátrica Americana APA, 2002), como um transtorno de desenvolvimento que se carateriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um reportório marcadamente restrito de atividades e interesses. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um distúrbio do desenvolvimento humano que se encontra em estudo há muitos anos mas, sobre o qual, existem muitas divergências e dúvidas, ainda não esclarecidas. É uma disfunção no desenvolvimento cerebral devido a alterações em algumas estruturas e funções cerebrais, de anatomia e química do cérebro, que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. A PEA está associada a várias patologias que agravam o quadro existente. As mais relevantes e que determinam, negativamente, o futuro nível de funcionalidade do sujeito. A educação inclusiva é um dos grandes desafios da educação, uma vez que impõe à escola a responsabilidade de não excluir, mas sim incluir e educar a diversidade, dos seus públicos, numa perspetiva de sucesso de todos e de cada um, independentemente da sua cor, raça, cultura, religião e deficiência. Uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que tem por finalidade adaptar a sua organização e funcionamento pedagógico à diversidade dos estilos de aprendizagem de todos os alunos Este estudo é baseado num aluno de 6º ano de escolaridade, com diagnóstico de PEA desde os 3 anos de idade e tem como objetivo analisar, sumariamente, o autismo e a inclusão, bem como encontrar estratégias a implementar para a inclusão de uma criança, com PEA, no 2º ciclo de uma escola de ensino regular.
id RCAP_67649886fa86bc15129febe03a665bcf
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º cicloMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISAUTISMOINCLUSÃO ESCOLARSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSAUTISMSCHOOL INCLUSIONO Autismo é classificado pelo DSM-IV-TR (Associação Psiquiátrica Americana APA, 2002), como um transtorno de desenvolvimento que se carateriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um reportório marcadamente restrito de atividades e interesses. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um distúrbio do desenvolvimento humano que se encontra em estudo há muitos anos mas, sobre o qual, existem muitas divergências e dúvidas, ainda não esclarecidas. É uma disfunção no desenvolvimento cerebral devido a alterações em algumas estruturas e funções cerebrais, de anatomia e química do cérebro, que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. A PEA está associada a várias patologias que agravam o quadro existente. As mais relevantes e que determinam, negativamente, o futuro nível de funcionalidade do sujeito. A educação inclusiva é um dos grandes desafios da educação, uma vez que impõe à escola a responsabilidade de não excluir, mas sim incluir e educar a diversidade, dos seus públicos, numa perspetiva de sucesso de todos e de cada um, independentemente da sua cor, raça, cultura, religião e deficiência. Uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que tem por finalidade adaptar a sua organização e funcionamento pedagógico à diversidade dos estilos de aprendizagem de todos os alunos Este estudo é baseado num aluno de 6º ano de escolaridade, com diagnóstico de PEA desde os 3 anos de idade e tem como objetivo analisar, sumariamente, o autismo e a inclusão, bem como encontrar estratégias a implementar para a inclusão de uma criança, com PEA, no 2º ciclo de uma escola de ensino regular.2016-12-27T13:08:16Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7500TID:201276011pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rochareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:30.781770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
title Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
spellingShingle Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
AUTISMO
INCLUSÃO ESCOLAR
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
AUTISM
SCHOOL INCLUSION
title_short Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
title_full Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
title_fullStr Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
title_full_unstemmed Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
title_sort Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
author Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha
author_facet Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
AUTISMO
INCLUSÃO ESCOLAR
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
AUTISM
SCHOOL INCLUSION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
AUTISMO
INCLUSÃO ESCOLAR
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
AUTISM
SCHOOL INCLUSION
description O Autismo é classificado pelo DSM-IV-TR (Associação Psiquiátrica Americana APA, 2002), como um transtorno de desenvolvimento que se carateriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um reportório marcadamente restrito de atividades e interesses. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um distúrbio do desenvolvimento humano que se encontra em estudo há muitos anos mas, sobre o qual, existem muitas divergências e dúvidas, ainda não esclarecidas. É uma disfunção no desenvolvimento cerebral devido a alterações em algumas estruturas e funções cerebrais, de anatomia e química do cérebro, que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. A PEA está associada a várias patologias que agravam o quadro existente. As mais relevantes e que determinam, negativamente, o futuro nível de funcionalidade do sujeito. A educação inclusiva é um dos grandes desafios da educação, uma vez que impõe à escola a responsabilidade de não excluir, mas sim incluir e educar a diversidade, dos seus públicos, numa perspetiva de sucesso de todos e de cada um, independentemente da sua cor, raça, cultura, religião e deficiência. Uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que tem por finalidade adaptar a sua organização e funcionamento pedagógico à diversidade dos estilos de aprendizagem de todos os alunos Este estudo é baseado num aluno de 6º ano de escolaridade, com diagnóstico de PEA desde os 3 anos de idade e tem como objetivo analisar, sumariamente, o autismo e a inclusão, bem como encontrar estratégias a implementar para a inclusão de uma criança, com PEA, no 2º ciclo de uma escola de ensino regular.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-12-27T13:08:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7500
TID:201276011
url http://hdl.handle.net/10437/7500
identifier_str_mv TID:201276011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131251769081856