Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7500 |
Resumo: | O Autismo é classificado pelo DSM-IV-TR (Associação Psiquiátrica Americana APA, 2002), como um transtorno de desenvolvimento que se carateriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um reportório marcadamente restrito de atividades e interesses. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um distúrbio do desenvolvimento humano que se encontra em estudo há muitos anos mas, sobre o qual, existem muitas divergências e dúvidas, ainda não esclarecidas. É uma disfunção no desenvolvimento cerebral devido a alterações em algumas estruturas e funções cerebrais, de anatomia e química do cérebro, que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. A PEA está associada a várias patologias que agravam o quadro existente. As mais relevantes e que determinam, negativamente, o futuro nível de funcionalidade do sujeito. A educação inclusiva é um dos grandes desafios da educação, uma vez que impõe à escola a responsabilidade de não excluir, mas sim incluir e educar a diversidade, dos seus públicos, numa perspetiva de sucesso de todos e de cada um, independentemente da sua cor, raça, cultura, religião e deficiência. Uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que tem por finalidade adaptar a sua organização e funcionamento pedagógico à diversidade dos estilos de aprendizagem de todos os alunos Este estudo é baseado num aluno de 6º ano de escolaridade, com diagnóstico de PEA desde os 3 anos de idade e tem como objetivo analisar, sumariamente, o autismo e a inclusão, bem como encontrar estratégias a implementar para a inclusão de uma criança, com PEA, no 2º ciclo de uma escola de ensino regular. |
id |
RCAP_67649886fa86bc15129febe03a665bcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7500 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º cicloMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISAUTISMOINCLUSÃO ESCOLARSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSAUTISMSCHOOL INCLUSIONO Autismo é classificado pelo DSM-IV-TR (Associação Psiquiátrica Americana APA, 2002), como um transtorno de desenvolvimento que se carateriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um reportório marcadamente restrito de atividades e interesses. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um distúrbio do desenvolvimento humano que se encontra em estudo há muitos anos mas, sobre o qual, existem muitas divergências e dúvidas, ainda não esclarecidas. É uma disfunção no desenvolvimento cerebral devido a alterações em algumas estruturas e funções cerebrais, de anatomia e química do cérebro, que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. A PEA está associada a várias patologias que agravam o quadro existente. As mais relevantes e que determinam, negativamente, o futuro nível de funcionalidade do sujeito. A educação inclusiva é um dos grandes desafios da educação, uma vez que impõe à escola a responsabilidade de não excluir, mas sim incluir e educar a diversidade, dos seus públicos, numa perspetiva de sucesso de todos e de cada um, independentemente da sua cor, raça, cultura, religião e deficiência. Uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que tem por finalidade adaptar a sua organização e funcionamento pedagógico à diversidade dos estilos de aprendizagem de todos os alunos Este estudo é baseado num aluno de 6º ano de escolaridade, com diagnóstico de PEA desde os 3 anos de idade e tem como objetivo analisar, sumariamente, o autismo e a inclusão, bem como encontrar estratégias a implementar para a inclusão de uma criança, com PEA, no 2º ciclo de uma escola de ensino regular.2016-12-27T13:08:16Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7500TID:201276011pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rochareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:30.781770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo |
title |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo |
spellingShingle |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS AUTISMO INCLUSÃO ESCOLAR SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS AUTISM SCHOOL INCLUSION |
title_short |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo |
title_full |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo |
title_fullStr |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo |
title_full_unstemmed |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo |
title_sort |
Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo |
author |
Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha |
author_facet |
Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS AUTISMO INCLUSÃO ESCOLAR SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS AUTISM SCHOOL INCLUSION |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS AUTISMO INCLUSÃO ESCOLAR SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS AUTISM SCHOOL INCLUSION |
description |
O Autismo é classificado pelo DSM-IV-TR (Associação Psiquiátrica Americana APA, 2002), como um transtorno de desenvolvimento que se carateriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um reportório marcadamente restrito de atividades e interesses. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um distúrbio do desenvolvimento humano que se encontra em estudo há muitos anos mas, sobre o qual, existem muitas divergências e dúvidas, ainda não esclarecidas. É uma disfunção no desenvolvimento cerebral devido a alterações em algumas estruturas e funções cerebrais, de anatomia e química do cérebro, que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. A PEA está associada a várias patologias que agravam o quadro existente. As mais relevantes e que determinam, negativamente, o futuro nível de funcionalidade do sujeito. A educação inclusiva é um dos grandes desafios da educação, uma vez que impõe à escola a responsabilidade de não excluir, mas sim incluir e educar a diversidade, dos seus públicos, numa perspetiva de sucesso de todos e de cada um, independentemente da sua cor, raça, cultura, religião e deficiência. Uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que tem por finalidade adaptar a sua organização e funcionamento pedagógico à diversidade dos estilos de aprendizagem de todos os alunos Este estudo é baseado num aluno de 6º ano de escolaridade, com diagnóstico de PEA desde os 3 anos de idade e tem como objetivo analisar, sumariamente, o autismo e a inclusão, bem como encontrar estratégias a implementar para a inclusão de uma criança, com PEA, no 2º ciclo de uma escola de ensino regular. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-12-27T13:08:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7500 TID:201276011 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7500 |
identifier_str_mv |
TID:201276011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131251769081856 |