O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Sousa, Mayllane Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas-Junior, Carlos Gilberto de, Silva, Camilla Karen Bezerra da, Correia, Gustavo Augusto Fernandes, Lucena, Eduardo Victor Ramalho, Paes, Pedro Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.17625
Resumo: Objetivou-se analisar-se o nível de condição física apresenta influência sobre o stress e a recuperação de atletas masculinos de polo aquático. No presente estudo participaram 12 atletas com 2 anos de experiência na modalidade. Utilizou-se o Teste T30, 15 dias antes da competição, e após 24h do último jogo dos atletas, realizou-se o preenchimento do questionário RestQ-76 Sports. A correlação de Pearson foi utilizada, no qual o T30 apresentou relações significativas e positivas com os componentes stress social, sono, exaustão emocional, realização pessoal e motivação do treinador. Conclui-se que os atletas melhores condicionados necessitam de menos horas de sono e se estressam menos, apresentam uma melhor relação com o treinador, além de estarem realizados com suas funções.
id RCAP_676685b6ce01b3ff06e652fee4414a05
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17625
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?Original ArticleObjetivou-se analisar-se o nível de condição física apresenta influência sobre o stress e a recuperação de atletas masculinos de polo aquático. No presente estudo participaram 12 atletas com 2 anos de experiência na modalidade. Utilizou-se o Teste T30, 15 dias antes da competição, e após 24h do último jogo dos atletas, realizou-se o preenchimento do questionário RestQ-76 Sports. A correlação de Pearson foi utilizada, no qual o T30 apresentou relações significativas e positivas com os componentes stress social, sono, exaustão emocional, realização pessoal e motivação do treinador. Conclui-se que os atletas melhores condicionados necessitam de menos horas de sono e se estressam menos, apresentam uma melhor relação com o treinador, além de estarem realizados com suas funções.The objective of this study was to analyze whether the level of physical conditioning influences the stress and recovery of male athletes of water polo. Twelve athletes with two years of experience in the sport participated. The T30 Test was used 15 days before the competition, and after 24hrs of the last match, the athletes completed the questionnaire RestQ-76 Sports. Pearson's correlation was used, where the T30 presented significant relationships with the components of social stress, sleep, emotional exhaustion, personal fulfillment, and motivation of the trainer. It is concluded that better-conditioned athletes sleep and stress less, have a better relationship with the trainer, and are fulfilled with their functions.Edições Sílabas Didáticas2020-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.17625por2182-29721646-107Xda Silva Sousa, Mayllane PereiraFreitas-Junior, Carlos Gilberto deSilva, Camilla Karen Bezerra daCorreia, Gustavo Augusto FernandesLucena, Eduardo Victor RamalhoPaes, Pedro Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:08.184154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
title O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
spellingShingle O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
da Silva Sousa, Mayllane Pereira
Original Article
title_short O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
title_full O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
title_fullStr O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
title_full_unstemmed O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
title_sort O nível de condicionamento físico influencia os níveis de estresse e recuperação em atletas masculinos de polo aquático?
author da Silva Sousa, Mayllane Pereira
author_facet da Silva Sousa, Mayllane Pereira
Freitas-Junior, Carlos Gilberto de
Silva, Camilla Karen Bezerra da
Correia, Gustavo Augusto Fernandes
Lucena, Eduardo Victor Ramalho
Paes, Pedro Pinheiro
author_role author
author2 Freitas-Junior, Carlos Gilberto de
Silva, Camilla Karen Bezerra da
Correia, Gustavo Augusto Fernandes
Lucena, Eduardo Victor Ramalho
Paes, Pedro Pinheiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Sousa, Mayllane Pereira
Freitas-Junior, Carlos Gilberto de
Silva, Camilla Karen Bezerra da
Correia, Gustavo Augusto Fernandes
Lucena, Eduardo Victor Ramalho
Paes, Pedro Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description Objetivou-se analisar-se o nível de condição física apresenta influência sobre o stress e a recuperação de atletas masculinos de polo aquático. No presente estudo participaram 12 atletas com 2 anos de experiência na modalidade. Utilizou-se o Teste T30, 15 dias antes da competição, e após 24h do último jogo dos atletas, realizou-se o preenchimento do questionário RestQ-76 Sports. A correlação de Pearson foi utilizada, no qual o T30 apresentou relações significativas e positivas com os componentes stress social, sono, exaustão emocional, realização pessoal e motivação do treinador. Conclui-se que os atletas melhores condicionados necessitam de menos horas de sono e se estressam menos, apresentam uma melhor relação com o treinador, além de estarem realizados com suas funções.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.17625
url https://doi.org/10.6063/motricidade.17625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130169181470720