O sucesso da supervisão clínica no processo de transição do enfermeiro recém-licenciado para a prática profissional: revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ricardo Manuel da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Ana Catarina Faria, Dias, Ana Miguel Borba Souto, Pinto, Ana Sofia Castro, Rocha, Sara Alves da, Ferreira, Tiago Miguel Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38313
Resumo: A transição da formação académica para a prática profissional tem um impacto significativo no percurso profissional do enfermeiro recém-licenciado, sobretudo no contexto atual do exercício da Enfermagem. Assim, o objetivo geral desta revisão integrativa da literatura é “Determinar que fatores têm impacto na eficiência da supervisão clínica na transição do enfermeiro recém-licenciado para a prática profissional”. Como metodologia, recorreu-se ao PICO para formular a questão de investigação: “Quais os fatores que determinam a eficiência da supervisão clínica na transição do enfermeiro recém-licenciado para a prática profissional, com base na literatura?”. A síntese do conhecimento científico obedece às etapas propostas pelo The Joanna Briggs Institute. A análise das 14 produções científicas selecionadas faculta orientações acerca da eficiência da supervisão clínica. Com base na perspetiva de enfermeiros recém-licenciados e enfermeiros supervisores, as temáticas foram agrupadas do seguinte modo: “supervisão clínica: importância e fatores que determinam o seu sucesso”; “papel do enfermeiro supervisor durante a supervisão clínica: perfil ideal”; “limitações da supervisão clínica: barreiras” e “uma supervisão clínica eficiente: estratégias a adotar”. A qualidade da supervisão clínica é determinada por fatores que devem ser considerados para assegurar a sua eficiência. A implementação de processos supervisivos eficientes permite atender às necessidades dos enfermeiros recém-licenciados durante a transição para a prática profissional, aumentando a sua satisfação e vinculação à profissão. Desta forma, potencia-se o seu desenvolvimento profissional, promovendo ganhos em saúde inerentes à garantia de cuidados seguros e de qualidade.
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