O balanced scorecard aplicado a uma pme do setor audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Sérgio Eduardo Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5382
Resumo: Mestrado em Contabilidade e Gestão das Instituições
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spelling O balanced scorecard aplicado a uma pme do setor audiovisualBalanced scorecardControlo de gestãoPMEPerspetivas do BSCManagement controlSMEThe BSC perspectivesMestrado em Contabilidade e Gestão das InstituiçõesNum contexto de globalização, a gestão das empresas tende aumentar na sua complexidade. Assim, nos anos 90, os gestores sentiram a necessidade da existência de novos instrumentos de medição e acompanhamento da sua performance empresarial, fossem eles indicadores de curto e longo prazo, financeiros e não financeiros, internos e externos, que ditassem os factores críticos de sucesso da sua organização. Robert S. Kaplan e David P. Norton (1992), desenvolveram um sistema de avaliação de desempenho para um conjunto de empresas privadas maioritariamente americanas, denominado por Balanced Scorecard. Este novo instrumento surge como uma solução diferente dos tradicionais sistemas de avaliação de desempenho, pois o Balanced Scorecard considera a relação causa – efeito entre os vários objectivos estratégicos, utiliza métricas financeiras e não financeiras e indicadores de curto prazo para medir os resultados obtidos. É composto por quatro perspectivas, a financeira, a dos clientes/mercados, a dos processos internos e da aprendizagem e desenvolvimento, que deverão estar interligadas e funcionar em consonância para que os objetivos da organização sejam plenamente alcançados. O presente estudo de investigação tem como objectivo desenvolver um sistema de Balanced Scorecard para a empresa Ricochete Filmes, identificar os benefícios da sua aplicação, os factores que poderão condicionar a sua implementação e as implicações na gestão dessa organização. É assim, neste contexto que se pretende demonstrar as mais valias/benefícios da utilização deste instrumento do controlo de gestão nas organizações.In a context of globalization, corporate management tends to increase in complexity. Thus, in the ‘90s, managers felt the need for the existence of new instruments for measuring and monitoring its business performance, they were indicators of short and long-term, financial and non financial, internal and external which dictated the critical success factors of your organization. Robert S. Kaplan and David P. Norton (1992), developed a system of performance evaluation for a set of mostly private American companies, referred to as Balanced Scorecard. This new instrument appears as a different solution from traditional system of performance evaluation, different because Balanced Scorecard consider the cause-effect relationship between the various strategic objectives, using financial and non-financial metrics and short and long-term indicators to measure the results. It consists of four perspectives; financial, customer/markets, internal processes and learning and development, which should be interconnected and operate in accordance so the organization’s objectives, can be fully met. This research study aims to develop a Balanced Scorecard system for a company called Ricochete Filmes, it aims to identify benefits of its implementation and the factors that may difficult its use, as well as measure its implications on the management of this organization. It is in this context that we aim to demonstrate the gains/benefits of using this instrument of management control in organizations.Rodrigues, Jorge José MartinsRCIPLLobo, Sérgio Eduardo Ferreira2015-11-23T17:10:25Z2015-012015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:39.438663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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