A educação para os Media na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/18484 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
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A educação para os Media na formação inicial de professoresEducação para os mediaFormação inicial de professores em PortugalReforma de BolonhaEnsino superiorMedia educationTeacher training in PortugalThe Bologna reformHigher education37.031:659.3659.3:37.031371.13Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)O relatório de estágio no projecto "A Educação para os Media em Portugal: Experiências, Actores e Contextos" procura fazer o ponto da situação sobre a formação inicial de professores, no que à Educação para os Media diz respeito. Nesse sentido, foi colocado o foco no Ensino Superior em Portugal e tentou saber-se qual a realidade da Educação para os Media neste patamar, nomeadamente quais as ofertas de formação das universidades e dos institutos politécnicos, públicos e privados, nesta área (se estão diluídas em unidades curriculares em determinados cursos específicos, ou se assumem um currículo próprio, numa orientação política clara de aposta na área da Educação para os Media). Pretendeu-se comparar, sempre que isso se tornou possível, a actual realidade, assente na Reforma de Bolonha, com a que existiu nos últimos dez anos e observar as eventuais mudanças (se as apostas foram directamente proporcionais às directivas internacionais ou se, ao contrário, não ratificaram o discurso oficial). Foi assumido como referencial o conceito abrangente de "Educação para os Media", enquanto conjunto de competências (e processos da respectiva aquisição) relativas ao acesso, uso esclarecido, pesquisa e análise crítica dos media, bem como capacidades de expressão e comunicação através desses mesmos media.The internship report of the project "Media Education in Portugal: Experiences, Actors and Contexts" aims to take stock of the situation on the initial teachers training in the Media Education concerns. Accordingly, the focus was placed on higher education in Portugal and also on the reality of Media Education for this level, namely training offers from public and private universities and polytechnics in this area (if they are diluted in certain curricular units in specific courses, or if they take their curriculum in a clear political commitment to in Media Education field). Whenever it became possible, we compared the previous situation before the Bologna reform, and observed the changes afterwards (if the political orientations were directly proportional to the international guidelines or, on the contrary, they have not ratified the official speech). The broad definition of "Media Education" was assumed as a reference, as well as the set of skills (and the processes of acquisition) relating to access, clear usage, research and critical analysis of media, as well as the capabilities of expression and communication through these same media.Pinto, ManuelUniversidade do MinhoSousa, Vítor Manuel Fernandes Oliveira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:13.372202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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