Processos de refração e dialogismo na música instrumental brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Klesley
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/postip.v4i4.5056
Resumo: This article presents the Bakhtin's notion of Dialogism as a tool used to identification/interpretation of possible contents refracted in musical works. To this end, a dialogical analysis was realized of the LP Quarteto Novo (1967), which is considered a milestone in the history of Brazilian instrumental music, aiming to point out possible refracted contents in the compositional constructions and style of this LP. This reflection, based on the Bakhtin's theory, allows us to ascertain the influence of the various fields of human activity on musical works. This is a cut from the master's dissertation in progress of the author.
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spelling Processos de refração e dialogismo na música instrumental brasileiraThis article presents the Bakhtin's notion of Dialogism as a tool used to identification/interpretation of possible contents refracted in musical works. To this end, a dialogical analysis was realized of the LP Quarteto Novo (1967), which is considered a milestone in the history of Brazilian instrumental music, aiming to point out possible refracted contents in the compositional constructions and style of this LP. This reflection, based on the Bakhtin's theory, allows us to ascertain the influence of the various fields of human activity on musical works. This is a cut from the master's dissertation in progress of the author.Esse artigo apresenta o dialogismo bakhtiniano como ferramenta para a identificação/interpretação de possíveis conteúdos refratados em obras musicais. Para tal, foi realizada uma análise dialógica do LP Quarteto Novo (1967), que é considerado um marco na história da música instrumental brasileira, buscando-se apontar possíveis conteúdos refratados nas construções composicionais e estilo empregado nesse LP. Essa reflexão, realizada a partir do referencial teórico bakhtiniano, permite averiguar as influências dos diversos campos da atividade humana em obras musicais. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do autor.UA Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v4i4.5056oai:proa.ua.pt:article/5056Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 4 No 4 (2017): Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 134-142Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 4 n.º 4 (2017): Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 134-1422184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/5056https://doi.org/10.34624/postip.v4i4.5056https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/5056/3778Brandão, Klesleyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:46:06Zoai:proa.ua.pt:article/5056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:41.850955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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