Regulação emocional e stress parental em mães com filhos institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cristina Daniela Pinto de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/161
http://hdl.handle.net/20.500.11816/161
Resumo: A verdadeira influência e a relação existente entre a Regulação Emocional e o Stress Parental em mães de famílias em risco de exclusão social permanecem, actualmente, pouco investigadas, no contexto nacional e internacional ainda que nos últimos anos tenha vindo a ser alvo de alguma notoriedade. É indispensável uma evolução na compreensão de todas as dimensões associadas a este processo para que se inicie um diagnóstico precoce e, neste sentido, uma intervenção multidisciplinar mais focalizada nas reais necessidades e potencialidades destas famílias. Este trabalho integra um estudo empírico com o principal objectivo do estudo entre a Regulação Emocional e o Stress Parental em famílias inseridas em ambientes socioeconómicos desfavorecidos e em risco de exclusão social. Para o efeito, procedeuse à aplicação de um Questionário Sócio-Demográfico para Técnicos, o objectivo deste questionário serviu para uma caracterização exaustiva das participantes no sentido de proceder à caracterização destes agregados como potenciais famílias multiproblemáticas. Utilizou-se ainda uma Escala de Caracterização Familiar para Mães que foi desenvolvida de raiz para este estudo, que nos facultava os Acontecimentos de Vida Stressantes nos últimos 12 meses e a Rede de Suporte Social do Agregado Familiar. O Índice de Stress Parental-Parenting Stress Index (PSI) ) foi outro dos instrumentos utilizados e por fim a Difficulties in Emotion Regulation Scale (EDRS), criada com o objectivo de avaliar as dificuldades de regulação emocional de forma mais abrangente do que as medidas existentes até ao momento. Comprovamos que as 36 participantes apresentam dificuldades na Regulação das suas Emoções e níveis de Stress Parental muito elevados quando comparadas com os valores de referência.
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