Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipa Sofia Gonçalves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/709
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_6798dbe2c99be80ab8a1c0980dc437d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamentalPsicologia do desenvolvimentoAutonomiaEducação pré-escolarTeses de mestradoTese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008O objectivo deste estudo nasceu do reconhecimento do facto de professores e psicólogos clínicos e educacionais referirem que algumas crianças não estão preparadas para frequentarem a escolaridade devido a apresentarem várias lacunas a nível da sua maturidade comportamental ou autonomia. Desenhamos este estudo de modo a conhecer quais os indicadores de autonomia comportamental e a sua prevalência nas crianças que transitam para a escolaridade, e ainda conhecer qual a relação entre estes indicadores e a presença de perturbação comportamental e emocional. Sendo a autonomia conceptualmente definida como a capacidade de definir as suas próprias regras e limites, sem que estas precisem de ser impostas por outrem (Mogilka, 1999). Neste estudo participaram 45 indivíduos, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, que frequentavam os jardins-de-infância de Marvila. Utilizou-se o QAC (5 e os 7 anos) (Questionário de Autonomia Comportamental), que permitiu avaliar a autonomia comportamental das crianças. Utilizou-se ainda o SDQ (Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por) (Goodman, 1997), versão pais e professores (4-16 anos), para a avaliar a presença de perturbação comportamental e emocional. Os resultados deste estudo demonstraram que a maioria das crianças apresentou autonomia comportamental em todos os domínios avaliados (alimentação, sono, rotinas de higiene, controlo dos esfíncteres e capacidade de realização de tarefas) e não apresentou perturbação comportamental e emocional. Os resultados, permitiram ainda, identificar quais os comportamentos imaturos mais frequentes nessas idades, identificar as correlações estabelecidas entre as sub-escalas do SDQ, e constatar a concordância entre pais e professores acerca da avaliação da presença ou ausência das perturbações avaliadas. E, por fim, os resultados permitiram identificar um conjunto de indicadores de risco ao nível da autonomia que nos possibilitam compreendThe objective of this study, was born by the recognition of the fact that teachers and clinical and educational psychologist referred that some children are not ready to attend scholarity as they previous gaps in their behavioral or self government mature level. We draw this study in a way to know, which are the behavioral autonomy indicators and its predominance in the children that passed scholarity and also to know, which is the relation between these indicators and the presence of both emotional and behavioral disorders. Being the conceptual autonomy defined as the capacity of defining its own rules and limits, without being impose by others (Mogilka, 1999). 45 individuals took part in this study, with comprised ages of 5 and 6, that atte ded the Marvila Kindergarten. It was used the QAC (5 and 7 years) (behavioral autonomy questionnaire) that allowed to value the children behavioral autonomy. It also was used the SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire) (SDQ-Port) (Goodman, 1997) parents and teachers version (4-16 years) to assess thepresence of emotional and behavioral disorder. The results of this study, showed that most of the children established behavioral autonomy in all the appraised dominions (nourishment, sleep, hygiene routines, sphynoter's controle and ability of accomplishment of tasks and did not present emotional and behavioral disorders. The result also permitted to indentify which were, at these ages, the most frequent immature behaviours, to identify the established correlations between the sub-scales of the SDQ, and to notice the agreement between parents and teachers about the appraised perturbations.Barros, Maria Luísa, 1957-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Filipa Sofia Gonçalves2010-07-21T10:51:40Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:28.555310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental
title Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental
spellingShingle Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental
Silva, Filipa Sofia Gonçalves
Psicologia do desenvolvimento
Autonomia
Educação pré-escolar
Teses de mestrado
title_short Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental
title_full Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental
title_fullStr Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental
title_full_unstemmed Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental
title_sort Autonomia comportamental das crianças antes de ingressarem na escola primária : comportamentos de autonomia e perturbação emocional e comportamental
author Silva, Filipa Sofia Gonçalves
author_facet Silva, Filipa Sofia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Maria Luísa, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipa Sofia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do desenvolvimento
Autonomia
Educação pré-escolar
Teses de mestrado
topic Psicologia do desenvolvimento
Autonomia
Educação pré-escolar
Teses de mestrado
description Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/709
url http://hdl.handle.net/10451/709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134156394856448